Varejo

CRM para Pet Shop: confira os benefícios deste sistema

5 Mins de leitura

CRM é o acrônimo utilizado para designar Customer Relationship Management, que em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. A definição de CRM, contudo, é muito maior: trata-se de um sistema de gestão completo para as áreas de atendimento, marketing e vendas. Se você já ouviu falar sobre a ferramenta, mas ainda não sabe ao certo de que se trata e como usar o CRM para Pet Shop, este post é para você.

Explicaremos aqui o que é um CRM, qual a sua importância dentro da gestão e das estratégias de Marketing de um pet shop. Quer saber mais? Siga a leitura!

CRM: o que é?

A experiência do cliente tem sido o foco da atenção na dinâmica dos negócios. Porém, ela não começa a partir do momento em que o consumidor adquire um produto ou serviço da empresa. Todos os pontos de interação que o usuário estabelece com uma marca, direta ou indiretamente, antes e depois de concluída a venda, influencia e faz parte da experiência do cliente.

O CRM, então, é um recurso que permite acompanhar o relacionamento do consumidor com o negócio ao longo dessa jornada. Isso porque a ferramenta armazena informações do cliente a fim de facilitar o gerenciamento de contatos, as oportunidades de vendas e o acesso ao histórico de relacionamentos.

É, portanto, um sistema inteligente para gerenciar em um único local as vendas, o marketing e o atendimento de uma empresa.

Para que serve o CRM para Pet Shop

O CRM é o responsável por coletar e armazenar as informações de potenciais e atuais clientes da empresa. Mas não funciona somente como uma grande lista de contatos. Pelo contrário, sua principal funcionalidade é mapear não só leads, mas relacioná-los a todos os pontos de contato com o negócio: ligações telefônicas, e-mail, visitas a site, data de compra, entre outras informações.

O propósito do CRM para pet shop, por exemplo, é potencializar o processo de venda ao fornecer dados dos contatos sempre atualizados e organizados com poucos cliques. Veja a situação hipotética A:

João, dono de um cão de grande porte e cliente do pet shop há seis anos, leva até o caixa um pacote pequeno de ração para concluir a compra. Sem um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, o atendente registrará a compra e João sairá da loja com sua ração. Houve algum erro em relação à venda? Não.

Observe, contudo, o cenário B, com a inclusão de um CRM para Pet Shop:

Ao chegar no caixa com um pacote pequeno de ração, João recebe o agradecimento por ser cliente da loja há seis anos. O atendente pergunta se o cliente aceitaria uma sugestão e, prontamente, João faz que sim com a cabeça.

— Pelo perfil do seu cachorro e pela recorrência de visitas a nossa loja para a compra de ração, João, seria mais vantajoso você levar o pacote maior. Há também uma promoção especial para quem compra dois sacos do produto: seu cão ganha um banho de graça. Gostaria de levar?

Agora, avalie: em qual dos dois cenários a venda foi mais eficiente? Em qual das situações o cliente se sentiu mais bem atendido? Qual das duas apresentou mais chances de aumentar o ticket médio da compra?

Sem um CRM para Pet Shop, o atendente jamais conseguiria ter acesso rapidamente às informações do cliente. João sairia da loja com seu pacote pequeno de ração, sem a sensação de ser reconhecido nas suas necessidades.

No cenário hipotético B, em vez de consultar diversas planilhas e buscar manualmente os dados sobre João, o colaborador identificou o cliente atendido e, com auxílio do CRM para Pet Shop, já obteve dados relevantes ali, na tela do computador. Coube somente ao vendedor a utilização das informações para o direcionamento e conclusão da venda

Logo, pode-se afirmar que a grande função do CRM é ser um recurso de gestão que permite a aceleração e simplificação da venda por meio da captura e armazenamento de dados valiosos sobre o lead.

Integração do CRM ao ERP

Enquanto uma ferramenta é voltada para a reunião de informações sobre leads e a jornada do consumidor, que é o caso do CRM; um ERP padroniza e organiza o fluxo de processos da empresa, diminuindo a burocracia e retornando dados estratégicos para a tomada de decisões.

Então, se por um lado a funcionalidade do CRM para Pet Shop é impulsionar as vendas, ao integrá-lo a uma plataforma de ERP, a performance do negócio tende a alavancar também.

Isso porque a integração funcionaria como um grande centralizador de informações relevantes para a empresa: ficariam reunidos em um local só tanto os dados sobre os leads e clientes quanto questões que envolvem a gestão do pet shop, como contas a pagar, produtos com maior rotatividade.

Quando CRM para Pet Shop e ERP não estão integrados, os dados sobre planejamento, fornecedores, vendas e clientes ficam separados, inviabilizando um fluxo contínuo e fluído de informações. Então, na prática, é mais difícil obter insigths sobre o negócio, cruzar dados entre estoque e vendas para a redução de custos ou fazer análises financeiras mais eficientes, por exemplo. Logo, a tomada de decisões estratégicas também fica comprometida quando os dois sistemas não se comunicam.

Conheça o software da Alterdata

Os sistemas da Alterdata são projetados para otimizar processos gerenciais ao entregar informações valiosas sobre o negócio. Ao permitir a filtragem e a comparação de dados, o empreendedor pode obter insights e fazer análises decisivas para a tomada de decisões.

Por meio da solução, é possível acessar gráficos precisos e atualizados em relação às vendas, horários de movimentação, ticket médio, número de atendimentos prestados, despesas e receitas. Além disso, o software permite o acompanhamento e gerenciamento das operações de diversas lojas em um único local. Dá para comparar resultados, obter relatórios e se guiar a partir de dados confiáveis e atualizados sobre clientes, estoque, financeiro, vendas, etc.

Trata-se de uma solução completa das vendas ao Marketing, que gera informações precisas a fim de embasar melhores tomadas de decisão. Todas essas possibilidades, claro, contribuem para potencializar os resultados e acaba conferindo também mais rentabilidade ao negócio.

Então, assim como um CRM para Pet Shop em uma versão mais completa, o software da Alterdata é uma ferramenta que facilita o gerenciamento completo das informações do cliente e dos processos, com o objetivo de simplificar, acelerar o processo de vendas e impulsionar um negócio.

Está interessado em soluções de tecnologia como essa para a sua empresa? Saiba mais sobre o software da Alterdata e quais funcionalidades ele pode agregar ao seu Pet Shop, clicando aqui!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *