Como gerar aumento de produtividade da sua equipe em 6 dicas

Produtividade é uma palavra muito presente em conversas quando o tema é o mundo corporativo. Mais que isso: gestores e empreendedores estão sempre em busca de maneiras para aumentar a produtividade das equipes.

Como vivemos em um mercado competitivo e dinâmico, é vital encontrar formas de garantir as ferramentas necessárias aos colaboradores para potencializar a performance e atingir as metas do negócio. Para tanto, é preciso melhorar o fluxo de trabalho, além de compreender que a produtividade não tem fórmula mágica, mas é resultado de uma série de fatores.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas para lhe ajudar a gerar um aumento de produtividade na equipe. Confira!

1. Não sobrecarregue seus colaboradores

O acúmulo de atividades é muito prejudicial ao desempenho. Não apenas pela óbvia falta de tempo hábil para dar conta das tarefas, mas também por uma questão física. O excesso de pendências sobrecarrega nosso cérebro, que acaba não conseguindo manter o foco na ação ou na qualidade do que é produzido.

O cansaço mental é o primeiro passo para a desmotivação e a queda na produtividade. Por isso, é vital criar uma ordem de prioridades para as demandas sempre que possível, estimando o período ideal para a realização de cada uma delas. Aprenda a identificar, reduzir ou eliminar tarefas desnecessárias.

2. Trabalhe com metas reais

É comum confundir metas desafiadoras com objetivos irreais. Definir datas absurdas ou prometer entregas que não são comportadas pelos recursos da empresa só servem para desgastar o colaborador. A produtividade tende a cair vertiginosamente nesse tipo de situação.

Ao contrário do que alguns gestores pensam, esse tipo de atitude não é motivadora e não fideliza o cliente, uma vez que é muito provável que os prazos não sejam cumpridos ou a qualidade do que é produzido deixe a desejar. Pense o cronograma junto com a equipe, avaliando a melhor maneira de contemplar o que é pedido sem prejudicar o desempenho.

3. Invista em qualidade de vida

Não há como falar em produtividade sem trazer a qualidade de vida à discussão. Esse é um ponto primordial, já que é impossível garantir o atingimento de metas quando o colaborador tem problemas de saúde física ou emocional.

O bem-estar interfere na performance, positiva ou negativamente. Então, invista em ações que promovem atividades físicas e mudanças de maus hábitos alimentares. Oferecer assistência médica e odontológica é também muito importante.

4. Preste atenção no clima organizacional

Qualidade de vida passa pelo clima organizacional, pois o bem-estar no ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade. Ao gestor, cabe saber lidar com conflitos internos e exercer uma liderança positiva, valorizando o colaborador e servindo de exemplo e inspiração.

Aposte em uma comunicação eficiente, baseada no diálogo aberto, para criar laços e fomentar a confiança entre os membros da equipe.

5. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

O conhecimento, via de regra, gera produtividade. Assim, é importante disponibilizar as ferramentas que vão potencializar a performance de seus colaboradores, como treinamentos, cursos e workshops. Para tirar o máximo de seus profissionais, invista neles. Aparato tecnológico e material de apoio entram nesse pacote.

6. Use o feedback como ferramenta para aumentar a produtividade

Nortear as atividades de seus colaboradores é fundamental para o aumento da produtividade. E, para tanto, o feedback constante e construtivo é o melhor caminho. É a partir desse retorno que o profissional vai compreender em que precisa melhorar e em que está indo bem, sentindo-se amparado e valorizado por sua liderança.

O feedback serve para alinhamento de metas e expectativas e de nada vai adiantar cobrar seus colaboradores mais adiante se não exercer o papel de liderança em momentos estratégicos como este.

Gostou das dicas para aumentar a produtividade da sua equipe? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum texto sobre gestão e negócios!

Related Posts

Entenda como fazer um demonstrativo de resultados...

Saiba como melhorar o atendimento ao cliente no...

Entrega da ECD (Escrituração Contábil Digital)

Comments

  • Agatha Rainer
    03/08/2017 at 13:57

    Ameii o blog, meus parabens!

  • Brendon Veríssimo
    30/10/2017 at 17:37

    Pontos vitais para um bom trabalho em equipe e a evolução profissional. Muito bom!

    • Henrique Rebello
      01/11/2017 at 14:33

      Que bom que gostou do artigo, Brendon! Abraço e obrigado

  • Fabio Braga
    08/02/2018 at 18:46

    Muito bom!

  • Fabiano
    11/02/2018 at 17:14

    Artigo de grande importância, parabéns!!!

Deixe uma resposta