Food Service

Saiba como a transformação digital está revolucionando a gestão dos restaurantes

4 Mins de leitura

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em transformação digital, certo? Mas sabia que esse novo conceito de gestão de negócios já chegou também no food service? É isso mesmo, a tecnologia aplicada vem revolucionando a forma como se gerencia um restaurante e como ele se relaciona com os seus clientes.

Neste post, vamos conversar um pouco mais sobre isso. Veja como esse processo vem acontecendo, as vantagens que ele traz para o setor e como você pode se preparar. Vamos lá?

Como a transformação digital está mudando o mercado

Desde a explosão das primeiras gigantes dos últimos anos, como Uber e Netflix, todos os setores descobriram um novo caminho para o sucesso: as ideias disruptivas, o foco no cliente e a tecnologia.

O objetivo é replicar esse tipo de estratégia que simplifica a vida do consumidor e supera suas expectativas no relacionamento com uma marca. Isso trouxe uma nova onda de revolução no mundo corporativo: a transformação digital.

E olhar para essas características que cercam o conceito traz uma reflexão interessante: esse movimento não é uma fórmula, nem é exclusivo de uma categoria de produto ou serviço. A transformação digital é uma realidade que pode ser adaptada a qualquer tipo de negócio.

Ela tem como base a coleta e o uso inteligente de dados, tanto de gestão quanto de concorrentes e clientes, para tomadas de decisão mais rápidas e personalizadas para o seu público.

Também tem a ver com a capacidade de transformar insights em novas estratégias de mercado, na descoberta e exploração de novos nichos.

A ideia é transformar relações de consumo em experiências, e o conhecimento de uma marca em uma conexão emocional — tudo isso utilizando a tecnologia como ponte entre os dois lados do mercado.

E essa não é apenas uma tendência. Transformar-se digitalmente é uma necessidade cada vez mais urgente, seja qual for o setor em que sua empresa atua.

As vantagens que a transformação digital traz para os restaurantes

Vamos então focar o texto na sua área, a gestão de um negócio de food service. Muitos empreendedores e gestores no setor de restaurantes ainda duvidam da capacidade da transformação digital de impulsionar sua visibilidade. É nessa brecha que você pode se destacar.

Veja a seguir quais benefícios você ganha ao adotar tecnologia com inteligência na sua empresa!

Uso de dados para decisões de negócio

Este é um ponto tão importante na transformação digital que podemos reforçá-lo ainda mais: o uso de informações coletadas e automatizadas por sistemas integrados de gestão é obrigatório para tomar decisões com a precisão e a rapidez de que você vai precisar no futuro.

Demandas mudam rápido, ideias surgem, os concorrentes trazem novidades para o mercado. Para se preparar e se antecipar a tudo isso, você precisa do auxílio de ferramentas de tecnologia que sejam capazes de produzir esse tipo de conhecimento antes que seja tarde.

Presença digital

Mas vamos falar mais diretamente sobre como a transformação digital conquista e atrai clientes das gerações que estão por vir. A chave é estar onde eles estão e agir como um deles.

A presença digital hoje é fundamental para um restaurante, tanto no atendimento quanto no marketing. O investimento em tecnologia ajuda a integrar esses esforços em um único lugar (um sistema de gestão, ou ERP), para que você saiba sempre quem sua mensagem alcança, de que maneira e qual é o resultado disso.

Redes sociais, marketing de conteúdo e funis de venda são estratégias que podem sim ser utilizadas no setor de food service, com muito mais sucesso do que os empreendedores conservadores admitem.

Atendimento inovador

E como essas novas estratégias se materializam no seu atendimento? A tecnologia está mudando a relação entre consumidores e restaurantes, aproximando mais os dois e facilitando uma via de mão dupla na comunicação.

Apps exclusivos, por exemplo, podem melhorar a experiência do cliente oferecendo cardápios mais ricos, promoções e reservas facilitadas.

Dentro do restaurante, o uso de comandas digitais (tablets ou smartphones) em um sistema de atendimento integrado agiliza os pedidos, deixando de sobrecarregar os atendentes.

Existem muitos outros exemplos de como a transformação digital torna essa relação mais inteligente: controle remoto de filas de espera, divisão automática de comandas, ações interativas que aumentem o ticket médio etc.

A ideia, portanto, é que a tecnologia não seja apenas uma ferramenta, mas o centro de várias pequenas ações que melhoram a experiência e superam a expectativa do seu público.

Gestão inteligente e automatizada

Com decisões de negócio acertadas e um atendimento customizado, a transformação digital tem tudo para atrair novos clientes. Mas como gerenciar esse crescimento?

É aí que entram os softwares chamados de ERPs. Sua função é integrar, automatizar e padronizar o gerenciamento do negócio em todas as suas particularidades: atendimento no salão, gestão da cozinha, gestão de fornecedores, controle de estoque, tudo o que você precisar.

Esse é o cerne da transformação digital. É usar tecnologia como a base de restaurantes mais inteligentes, eficientes e atrativos.

Como se preparar para esse novo cenário

Depois de entender todos esses pontos, é difícil não querer partir direto para a ação. Mas calma: a pressa nesse momento pode atrapalhar sua estratégia de transformação digital para o futuro.

Antes de tudo, é importante ter planejamento. Qual é o seu objetivo com essa transformação? Você quer mais clientes? Deseja fidelizá-los? Quer aumentar o ticket médio? Perguntas desse tipo vão guiar a sua busca pelas melhores soluções tecnológicas que tragam o que você espera.

O passo principal, necessário para qualquer negócio, é o investimento em softwares de gestão. Os ERPs são a base da integração que vai permitir a execução de todas as outras ações — seja em marketing, em atendimento, em lucratividade.

Portanto, a escolha de uma solução especializada é quando começa a sua transformação digital. A partir daí, é conhecer o seu público e guiar o negócio para onde ele está.

E aí, você tem alguma dúvida sobre transformação digital? Quer contar como vem fazendo isso no seu restaurante? Então vamos conversar! É só deixar o seu comentário.

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