NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Supermercado

5 cuidados na hora de decidir por um programa para açougue

4 Mins de leitura

Sistemas automatizados costumam ser a solução para empresas modernizarem seu negócio. No ramo de açougues isso tem especial importância. O motivo é que um programa para açougue permite uma série de benefícios.

Entre outros estão a capacidade de simplificar as diferentes ações necessárias no dia a dia, aumentando a produtividade, a facilidade no controle das movimentações e a criação de informações para uma melhor tomada de decisão.

É sobre isso que este conteúdo trata. Saiba mais sobre como investir em sistemas automatizados para açougues e de que forma isso impacta positivamente a rotina da sua empresa.

Como funciona um sistema automatizado para açougues

Todo açougue conta com uma rotina pesada. São eventos que vão desde a compra e venda das carnes até a gestão financeira. Assim, tudo o que envolve o negócio pode, e deve, ser devidamente controlado, pois gera informações.

Entender a importância do trabalho com informações é essencial para qualquer negócio. É isso o que permite que uma gestão saia do amadorismo e atue de maneira profissional, tendo em vista o crescimento. Se a ideia é transformar um negócio em um lugar de sucesso e alta renda, então esse tipo de tecnologia deve ser considerado.

Basta pensar no atendimento ao cliente, por exemplo. Da mesma forma acontece com serviços de limpeza, manutenção e a gestão de funcionários que gera dados que, se bem controlados, podem trazer informações úteis para o futuro do negócio.

Essa é a lógica de contar com um sistema de gestão na sua empresa. Com ele é possível ter funcionalidades para registrar dados e simplificar ações futuras visando a melhor tomada de decisão.

É preciso que as informações estejam organizadas. Para isso, a melhor maneira não é recorrendo a anotações ou planilhas. É por meio de dados confiáveis provenientes de um sistema mais robusto e automatizado.

Benefícios de um sistema automatizado para açougues

Com um programa para açougue é possível atuar em uma série de necessidades que compreendem o dia a dia desse empreendimento. Entre as principais podemos citar:

  • O controle de estoque;
  • A gestão das finanças;
  • O controle de funcionários;
  • O acompanhamento das vendas e de demais atividades.

O melhor trato com cada uma dessas exigências certamente sofistica a ação empresarial em qualquer ramo. No caso do açougue, isso gera dinamismo nos procedimentos. É o que tira do proprietário aquele caráter amador típico de quem controla tudo de maneira não profissional.

Tudo isso dentro de uma única plataforma que pode funcionar de forma integrada. Logo, a gestão se dá de maneira mais organizada. E isso costuma ser essencial para que a equipe se concentre naquilo que realmente importa, ou seja, as ações estratégicas que visam a evolução do negócio.

No geral, um sistema automatizado para açougues profissionaliza a gestão porque permite a ela automatizar os registros. E como já citado, também consegue transformar dados em informações úteis para uma futura tomada de decisão.

Cuidados que o gestor deve ter na hora de contratar um programa para açougue

Existem pontos cruciais na hora de escolher o sistema ideal para o seu projeto. Sem consideração a eles, dificilmente você terá sucesso na hora de automatizar as ações do açougue. Saiba quais são na sequência.

1. As necessidades do açougue

É preciso ter em mente as principais necessidades do seu empreendimento. Só assim as funcionalidades do programa para açougue têm como dar conta daquilo que realmente dificulta a sua gestão. Assim, vale a pena estabelecer uma ordem de prioridades.

Elas podem ser:

  • A diminuição de erros operacionais;
  • A falta de segurança no envio de informações entre os setores;
  • O ganho de produtividade nos processos;
  • Entre outros.

2. As particularidades desse tipo de negócio

programa para açougue

Sistemas de gestão existem aos montes no mercado. O problema é que a grande maioria deles apresenta soluções genéricas. Isso quer dizer que funcionalidades específicas que poderiam ser muito úteis para o seu açougue podem simplesmente não aparecer caso você invista em uma plataforma qualquer.

A ideia é contar com um programa para açougue devidamente planejado para a realidade do seu empreendimento: o açougue. Assim é possível fazer o cadastro de produtos do jeito certo e estimar um ganho real em termos de produtividade.

3. A estrutura necessária

Soluções que precisam de um servidor local podem não ser as mais indicadas para ambientes que precisam controlar o espaço ou para empresas que se organizam usando recursos online. É por isso que vale a pena comparar as vantagens de trabalhar com esse tipo de solução e de trabalhar com opções em nuvem, por exemplo.

Sistemas em nuvem permitem que a empresa simplesmente faça tudo virtualmente. Logo, essa é uma possibilidade especialmente indicada para quem se preocupa com a questão do espaço no seu empreendimento.

4. A questão tributária

Por se tratar de um país com uma alta carga tributária, o Brasil exige atenção a isso nos mais diversos processos empresariais. Na aquisição de um programa para açougue é preciso cuidado para que o software atenda às obrigações fiscais.

Além disso, é importante que o cadastro de produtos seja feito corretamente, já que é por meio das informações registradas no sistema que é possível controlar a circulação de mercadorias.

São motivos fortes o suficiente para que o empreendedor recorra a softwares alinhados com as regras de órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal.

5. O suporte oferecido

Investir em uma solução dessa natureza é algo que só pode ser feito de maneira alinhada com os objetivos da sua empresa se você contar com um suporte eficiente. Nessa lógica, serviços que ajudam na implementação tendem a ajudar você a criar soluções reais para o dia a dia do seu negócio.

Por isso, não deixe de pensar também nesse tipo de atendimento na hora de fazer a sua escolha.

Conheça a Alterdata e seus serviços para o seu açougue

Todos os benefícios citados estão presentes nas soluções da Alterdata. Além disso, nossos sistemas também oferecem integração, o que gera beneficiais para o seu açougue como:

  • Maior economia de tempo e de dinheiro;
  • Mais precisão e consistência no trabalho com dados;
  • Vantagem competitiva em relação à concorrência.

No geral, é tudo que qualquer açougue precisa não só para facilitar o controle dos ativos, mas também para se posicionar adequadamente no mercado. Se isso tudo parece interessante para você, entre em contato conosco agora mesmo e conheça o nosso sistema para açougues.

298 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

Saiba o que vender em um açougue para sair do óbvio!

4 Mins de leitura
Listamos o que vender em um açougue para otimizar a experiência dos seus clientes e, ao mesmo tempo, sair do óbvio.
Supermercado

Querendo saber como economizar no açougue? Confira 5 dicas

4 Mins de leitura
As melhores formas sobre como economizar no açougue estão relacionadas com o conhecimento das finanças e evitar desperdícios.
Supermercado

Veja dicas de como organizar um açougue pequeno em pouco tempo

4 Mins de leitura
A apresentação das carnes no balcão e expositores deve ser prioridade na lista de quesitos de como organizar um açougue pequeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.