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Querendo saber como vender mais no atacado? Veja nossas dicas!

4 Mins de leitura

Se você deseja saber como vender mais no atacado, prepare-se para desenvolver ações e estratégias em prol de resultados efetivos. A boa notícia é que, na atualidade, existem várias soluções que podem ser exploradas.

A questão é que algumas devem, obrigatoriamente, fazer parte da rotina do seu negócio. Afinal, atingir esse objetivo requer mapear e priorizar as ações certas.

Uma das primeiras tem a ver com a agilidade e a qualidade com a qual você consegue atender aos pedidos realizados. Se opera em modelo híbrido, precisa se garantir nesses tempos de relações de negócios ágeis. Ou seja, garantir seu atendimento, seja ele ora atacado, ora varejo.

Nós vamos te mostrar o passo a passo para otimizar sua operação. Além disso, apontaremos o caminho para você saber como vender mais no atacado. Acompanhe!

Entenda o seu modelo de negócio

Embora atacado e varejo tenham públicos distintos, há casos de varejistas que praticam vendas no atacado e de atacadistas que fazem a venda direta para o consumidor. Em algumas situações, essa operação híbrida é permitida por lei.

Uma mesma pessoa jurídica pode comercializar os seus produtos nas modalidades de varejo e de atacado. Isso porque não há restrições à utilização simultânea de CNAEs de atacadista e de varejista por estabelecimentos comerciais.

Existe, inclusive, um termo chamado atacarejo. Ele abrange justamente a operação híbrida entre atacado e varejo. Esse tipo de negócio atende aos dois públicos simultaneamente.

A questão é que o atacarejo dá margem para a sonegação de impostos. Isso porque outros vendedores podem comprar como pessoas físicas — deixando de registrar a aquisição das mercadorias e vendê-las sem emissão de nota fiscal. A solução, portanto, é buscar auxílio de profissionais especializados para enquadrar o seu negócio na categoria correta. Assim você evita penalidades e cobranças desnecessárias.

Mantenha os dados dos seus clientes sempre atualizados

A próxima dica sobre como vender mais no atacado é manter os dados dos seus clientes sempre atualizados. Faça uma revisão nos cadastros para identificar lacunas não preenchidas. Solicite:

  • Nome da empresa;
  • CNPJ;
  • Pessoa responsável pelas compras;
  • Telefone;
  • E-mail.

Quando esses dados são mantidos atualizados, você dispõe de uma ferramenta muito importante para definir as melhores estratégias de venda. Uma delas, por exemplo, pode ser baseada no perfil do cliente.

Desenvolva um fluxo de contato com seus prospects

Essa cadência de contato com os prospects deve seguir cada etapa da jornada de compra, pois o objetivo é finalizar a venda. Observe, por exemplo, quantos contatos serão necessários para que cada prospect feche negócio. A partir dessa análise, padronize as abordagens e otimize esse processo.

Há ferramentas que ajudam bastante nesse desenvolvimento do fluxo de contato, inclusive lembrando o momento de falar com o prospect — para aproveitar que o assunto está “quente” na memória dele.

Invista no relacionamento com a sua base de contatos

Jamais deixe alguém sem resposta, nem permita que seus vendedores façam isso. Se um lead solicitar orçamento, ele deverá receber o documento por meio de um retorno.

Para vender mais no atacado, você deve atuar de maneira ativa — ligando ou mandando mensagem para entender o que o lead realmente precisa. Dessa forma, encontrará como o seu negócio é capaz de atender às necessidades identificadas.

Entenda o porquê de os seus contatos não comprarem

Faça uma revisão frequente de todo o processo de vendas, observando bastante as estratégias traçadas. Entenda quando o contato foi feito no momento certo ou quando deveria ter sido feito em outra ocasião.

Note ainda se o que foi oferecido era realmente o buscado. Quando você conhece bem o funil de vendas do seu negócio, consegue trabalhar seus leads de forma precisa — oferecendo soluções que eles precisam.

Trabalhe na captação de leads

Essa é outra dica importante sobre como vender mais no atacado. Os esforços de sua equipe não devem se concentrar apenas na nutrição de contatos que já estão na base, mas buscar outros por meio de prospecção.

Defina seu público de interesse para atuar de forma ativa por meio de tráfego pago, marketing de conteúdo, ligações, e-mails ou outros. Você deve ser reconhecido sempre como solução.

Ofereça valor, não preço

como vender mais no atacado

Há quem ache uma boa ideia ficar eternamente em uma disputa por preço baixo, mas essa é uma verdadeira cilada. Preço baixo não é sinônimo de qualidade, portanto, você deve oferecer valor, não preço.

Trabalhe em negociações que propiciem rentabilidade para o seu negócio e o do seu cliente. Demonstre objetivamente como a sua solução agrega valor e lucratividade.

Seja determinado, jamais inconveniente

É preciso agir sempre com bom senso. Grandes empresas costumam ter diversos fornecedores e, consequentemente, acabam recebendo muitas ofertas. Nem sempre elas são acessíveis.

Quando você desejar trabalhar com determinada marca, busque um responsável pela área de compras para apresentar seus produtos. Seja determinado, mas entenda quando a persistência se transforma em inconveniência.

Prepare sua equipe de atendimento

Para vender mais no atacado, é fundamental que sua equipe de atendimento esteja bem-preparada. Ninguém gosta de ser mal atendido e o alto nível de concorrência coloca o atendimento como critério de desempate entre as marcas.

Se o cliente não encontra uma boa receptividade e profissionais preparados no seu atendimento, tenha a certeza de que ele buscará outras opções. Trabalhe para atender seus pedidos com rapidez e precisão, portanto, prepare sua equipe de atendimento para que ela atue sempre de forma objetiva e sem erros.

Aumente o controle de estoque e veja como vender mais no atacado

Como os pedidos em atacado envolvem mais unidades que os de varejo, prepare seu controle de estoque para evitar erros e atrasar as vendas. Utilize um bom software para registrar os pedidos de venda, bem como as demais informações — como os dados cadastrais de seus clientes.

O estoque deve ter um nível impecável de organização, pois isso garante agilidade e qualidade nas negociações e permite vender mais no atacado.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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