Empreendedorismo contábil: maiores tendências e oportunidades

Embora bastante tradicional, o mercado para contadores vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos. Cada vez mais, pequenos escritórios ou mesmo profissionais autônomos conseguem se sobressair diante da concorrência. Mas essa reviravolta só é possível aplicando corretamente as práticas e usando de forma consistente as ferramentas do empreendedorismo contábil.

Quer saber mais sobre o assunto, conhecendo as tendências e oportunidades da área? Então basta continuar acompanhando nosso post de hoje!

Entenda o empreendedorismo contábil

O empreendedorismo contábil é, ao mesmo tempo, fruto e consequência das profundas mudanças que o mercado de contabilidade vem sofrendo — em especial pela adoção de novas tecnologias. Essas tecnologias ajudam a dar andamento a atividades rotineiras dos contadores, apoiam a gestão do negócio e até dão uma mãozinha para a captação e o atendimento dos clientes.

O empreendedor contábil usa todas essas transformações para dar mais agilidade ao negócio, desburocratizando os processos e focando na satisfação do cliente. Nessa nova realidade, quem não se adapta acaba ficando para trás.

Por isso é tão importante que, mesmo em escritórios consolidados, seja implementada uma cultura empreendedora. As atenções devem se voltar para as novidades e inovações no setor. E é justamente sobre elas que falaremos a seguir.

Apoie a gestão em tecnologia

Assim como em todo negócio, os escritórios de contabilidade precisam lidar com questões gerenciais que não estão necessariamente ligadas a seu core business. Nesse contexto, os colaboradores precisam lidar com tarefas burocráticas consideradas de apoio, que não implicam, por exemplo, no atendimento a clientes.

Por essas e outras, a tendência é que empreendedores contábeis contem com softwares para automatizar tarefas, otimizando o tempo dos funcionários, garantindo agilidade, aumentando a segurança e diminuindo o índice de retrabalhos por erros humanos.

Esses softwares podem estar presentes desde a emissão e organização de notas fiscais eletrônicas, passando por soluções de RH que automatizam a geração de folhas de pagamento e o controle de faltas e atrasos, até alcançarem a área fiscal, com aferição precisa das obrigações tributárias do escritório.

Aposte no marketing digital

Não tem como fugir: a guerra pela conquista do mercado consumidor está cada vez mais acirrada. A boa notícia é que, com a disseminação de pequenas empresas ou mesmo a popularização dos Microempreendedores Individuais (MEIs), os serviços de contabilidade empresarial vêm sendo cada vez mais demandados. O detalhe é que isso pede novas formas de atrair e conquistar clientes. E aí é que entra o marketing digital.

Mais barato que as ações tradicionais de publicidade, o marketing digital inclui o uso da internet e de dispositivos móveis para entrar em contato direto com públicos específicos e, organicamente, tentar convencê-los a procurar seu escritório de contabilidade.

Para brilhar no universo digital, aposte em estratégias para redes sociais, bem como na publicação de conteúdo de qualidade no site ou blog institucional, tudo otimizado para os mecanismos de busca. Invista também no uso de serviços de chat via smartphones para melhorar o atendimento ao cliente, seja antes, durante ou mesmo depois do fechamento do contrato.

Conheça bem seus clientes

Outra prática corporativa antiga que vem se popularizando com o empreendedorismo contábil envolve ações baseadas em uma metodologia e ferramenta CRM — sigla para Customer Relationship Management ou gerenciamento de relacionamento com clientes.

Em linhas gerais, trata-se de usar dados para definir perfis específicos de clientes e, dessa forma, encontrar soluções especializadas para cada comprador ou possível comprador. O objetivo final é conquistar sua fidelidade. E sabia que existe apoio tecnológico para quem deseja investir em CRM?

Softwares especializados coletam informações importantes de forma automática, que vão desde nome e endereço até histórico de contratos com o escritório, gerando relatórios completos. Com isso, permitem que a empresa identifique com facilidade aqueles clientes que só aparecem quando desejam fazer seu Imposto de Renda ou aqueles que estão se envolvendo com o empreendedorismo e, por isso, podem precisar de apoio contábil no futuro.

Seja um assessor contábil

No tópico anterior, falamos sobre como é importante conhecer o perfil dos clientes para oferecer serviços cada mais personalizados, certo? Mas você sabe exatamente o que isso quer dizer? Hoje em dia, essa personalização significa um contato mais prolongado com o público, estabelecendo uma relação em que o escritório contábil passa a funcionar como uma verdadeira assessoria.

Assim, em vez de só fornecerem serviços pontuais, contadores autônomos e escritórios inteiros estão sendo cada vez mais requisitados para acompanhar de perto os processos fiscais e contábeis de seus clientes. Tornam-se, dessa forma, grandes aliados até no momento da tomada de decisões estratégicas!

Imagine um pequeno empreendedor que ainda não sabe por qual regime fiscal deve optar. Contando com o serviço de contadores terceirizados, pode fazer sua escolha com base em dados! Essas relações costumam ser só o começo de parcerias que podem durar anos, com troca constante de informação e know-how, aumento da confiança entre as partes e consolidação da fidelidade do cliente.

Invista na especialização dos serviços

Em um mercado cada dia mais competitivo, escritórios de contabilidade vêm optando por limitar seu foco na captação de clientes, voltando-se para uma área específica. Isso significa trabalhar para um portfólio de serviços que atenda às particularidades de determinado setor da economia ou de uma audiência em especial.

Um bom exemplo é o mercado de startups. Como essas novas empresas, em geral de tecnologia, contam com estruturas comerciais e financeiras diferentes, precisam de um apoio contábil que leve seu funcionamento em consideração.

Da mesma forma, áreas notadamente complexas, como as que trabalham com importação e exportação, também precisam de uma atenção especial. Essas e tantas outras demandas podem muito bem ser atendidas por uma boa assessoria contábil!

Valorize sua equipe

Atenção: nem todas as mudanças trazidas pelo empreendedorismo contábil são estritamente técnicas ou baseadas em inovação tecnológica. Existe também uma mudança forte de mentalidade, especialmente no que se refere à gestão da equipe e à manutenção de talentos. Afinal, contar com talentos no time é uma necessidade.

É essencial, portanto, criar políticas de atração e retenção. Lembre-se de que verdadeiros talentos trazem inovação e ainda conseguem motivar toda a equipe a seu redor!

Para conseguir alcançar esses objetivos, uma boa pedida é investir em treinamentos constantes, bem como criar um plano de carreira e esclarecer as possibilidades de ascensão hierárquica dos funcionários do escritório. Isso sem contar, é claro, com a oferta de salários e benefícios condizentes com o mercado!

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