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5 técnicas para motivar a equipe e reduzir custos em tempo de crise

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Motivar a equipe e reduzir custos em uma empresa é uma das principais obrigações de um líder, de modo que seu sucesso ou fracasso profissional depende diretamente desse fator. A empresa, entretanto, não deve apenas reconhecer a importância vital dos colaboradores, mas investir em incentivos que reconheçam essa relevância e os empoderem para que possam cumprir suas metas com excelência.

Neste artigo, preparamos uma lista de técnicas para você motivar sua equipe de trabalho, incentivar o aumento da eficiência e garantir o sucesso do seu negócio.

1. Analisar fornecedores

Para reduzir os custos, o primeiro passo a ser dado é a análise dos fornecedores da sua empresa para se certificar que os escolhidos consistem na melhor opção. Pesquise fornecedores que possam vender mais em conta.

No entanto, não se esqueça que qualidade tem preço e baixar a qualidade da sua matéria-prima pode afetar diretamente o valor do seu produto. O ideal é manter o mesmo tipo de produto com custos mais baixos para seu negócio, sem mexer na qualidade dele.

2. Atualizar tecnologias

Para se manter competitiva no mercado, sua empresa necessita dispor das melhores ferramentas e equipamentos disponíveis, sob pena de ficar para trás em relação à concorrência.

Uma empresa que consegue criar um bom produto com poucos recursos, certamente terá um desempenho muito melhor se contar com tecnologia de ponta. Tecnologias e ferramentas de trabalho não devem ser contabilizadas como um gasto, mas sempre como investimento.

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3. Envolver colaboradores para motivar a equipe e reduzir os custos

Em períodos de crise, é comum que a administração das empresas esconda a verdadeira situação do negócio para não gerar ansiedade e incertezas quanto ao futuro do empreendimento e, consequentemente, de seus empregos.

Mostrar os números, entretanto, e a posição da empresa diante das condições de mercado pode levar os colaboradores a trabalharem no sentido de ajudar o negócio a se reerguer, já que vem daí o seu sustento. Isso vai depender de os colaboradores se sentirem ou não como parte relevante da empresa, o que, por sua vez, depende do tratamento que eles recebem dos seus gestores.

Quando a administração da empresa deixa claro seu reconhecimento pelos funcionários, está incentivando a fidelidade destes. Pessoas se sentem mais motivadas a trabalhar por um negócio onde são reconhecidas e valorizadas do que em ambientes de trabalho onde se sentem desvalorizados e injustiçados.

4. Investir em treinamento

Uma ótima maneira de valorizar a mão de obra da sua empresa é investindo no treinamento de sua equipe, pois essa ação não apenas aumenta a qualidade do trabalho realizado como fornece aos colaboradores conhecimentos que o ajudarão a se qualificar e, se necessário, utilizar para se recolocar no mercado de trabalho.

5. Definir metas claras

Para que os colaboradores possam atingir as metas necessárias para o bom funcionamento da empresa, é necessário definir metas e objetivos claros, assim como delimitar critérios bem delineados para avaliar a qualidade da produção.

Para motivar a equipe de trabalho e reduzir custos no seu negócio, a melhor alternativa é investir em seus colaboradores. O capital humano da empresa é o que mantém sua estrutura em ordem e o que pode salvá-la da ruína em tempos de crise.

Quer complementar a leitura desse artigo? Que tal se aprofundar um pouco mais no assunto aprendendo como gerar aumento de produtividade da sua equipe?

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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