PetshopVarejo

O mercado de pet shop no Brasil: um panorama para investir

4 Mins de leitura

O post de hoje será todo dedicado a analisar o mercado de pet shop no país. O setor foi um dos únicos que, mesmo diante da crise ocasionada em virtude da pandemia de Covid-19, continuou prosperando. Por isso, se você está pensando em investir nesse ramo, saiba que é uma excelente oportunidade de negócio!

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de faturamento neste segmento. Além disso, o país tem a terceira maior população de animais de estimação do mundo, com dados foram relatados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Gostou das informações? Então continue conosco e vamos entender mais sobre o mercado de pet shop no Brasil.

Entenda como é o mercado de pet no Brasil

O mercado de pet no Brasil está em constante crescimento e isso não é de agora. Podemos notar que houve um crescimento muito grande de 2018 para 2019, ainda de acordo com informações divulgadas pela Abinpet. Confira a média de crescimento acumulado no período:

  • Cães: 1,7%;
  • Gatos: 3,0%;
  • Peixes: 1,5%;
  • Aves: 0,5%;
  • Répteis e Pequenos Mamíferos: 4,0%.

Com relação ao segmento, o crescimento maior foi no de pet vet, que aumentou em 15%; seguido de pet care 8,5% e pet food 8,4%. Já o total faturado em 2019 foi de R$ 22,4 bilhões, sendo:

  • pet food: 73%;
  • pet vet: 18,4%;
  • pet care: 8,3%.

Notamos também que o segmento não está crescendo apenas no Brasil. Para você ter uma ideia, as exportações brasileiras do mercado de pet shop aumentaram em 13% de 2018 para 2019 — R$ 260.601.181 para R$ 295.112.997.

Devido às inovações internacionais, as importações também aumentaram em 16% nesse mesmo período, sendo R$ 7.536.302 para R$ 8.705.066. Portanto, o mercado de pet shop no Brasil é sempre um excelente investimento.

Veja 3 dicas para investir nesse segmento rentável

Agora que você conferiu que o mercado de pet shop no Brasil é uma ótima oportunidade de negócios, pois está em constante crescimento, vamos conferir algumas dicas para investir? Bons estudos!

1. Tenha um excelente planejamento: entenda tudo sobre o mercado de pet shop

Criar um bom plano de negócios e estruturar bem a abertura do seu pet shop, clínica veterinária ou outro estabelecimento relacionado à área é fundamental para ter a certeza de que ele dará certo.

Uma das maiores preocupações que um empreendedor tem é com relação à abertura da sua loja. Afinal, é preciso pensar em cada detalhe, principalmente com relação aos custos da operação. Veja alguns detalhes a serem considerados:

  • Mix de Produtos: escolha os produtos que o seu público tenha interesse em consumir, montando um portfólio que realmente supra as suas reais necessidades; é preciso ter uma excelente gestão de estoque para atrair e fidelizar os seus clientes com materiais que eles se interessam;

  • Localização do Estabelecimento: além de entender tudo sobre o mercado de pet shop, faz-se necessário escolher um ponto estratégico, que tenha grande circulação de pessoas e com fácil estacionamento;

  • Contratação da Equipe: escolha sempre os melhores talentos para compor o seu time; cada um deles precisa “vestir a camisa”, amar o segmento pet e ser capacitado para oferecer soluções inovadoras e criativas para o bom rendimento e andamento dos negócios;

  • Mobiliário: pesquise muito e escolha o melhor mobiliário para a sua loja, pois o layout visual precisa ser pensado estrategicamente para fazer com que o cliente se sinta bem e confortável para comprar muito;

  • Marketing: você precisa investir em um excelente e completo plano de marketing para divulgar os seus produtos e serviços na sua região. Somente assim, os clientes tomarão conhecimento do seu negócio e terão interesse em saber mais.

Se você quer saber mais sobre os investimentos iniciais para pet shop, confira o nosso conteúdo sobre o que você precisa para abrir um pet shop pequeno.

2. Conheça bem o seu público ao estudar o mercado de pet shop

Um dos critérios mais importantes para o sucesso de qualquer negócio é conhecer bem o seu público. Por isso, saiba que na hora de abrir um pet shop, você precisa ter serviços e produtos que despertem o interesse do seu cliente. Por exemplo, não adianta investir em brinquedos tecnológicos para pets pequenos (que, por sinal, a ideia é boa, criativa e inovadora), se o seu público prefere brinquedos baratos, simples e de borracha.

Esse é apenas um pequeno exemplo para ilustrar que conhecer o seu público é essencial para o sucesso do seu negócio. Caso contrário, você investirá em materiais que não terão saída e ficarão presos no seu estoque — e sabemos que, estoque parado, é dinheiro parado, concorda?

Por isso, estudar como está o mercado de pet shop naquela região se faz muito importante para identificar os comportamentos de compra do seu cliente; conferir quais são os fatores determinantes na decisão de compra e quais são as suas reais necessidades.

Na dúvida, aplique uma pesquisa de mercado com o seu público para entender melhor essa questão e investir nos melhores produtos e serviços — aqueles que realmente terão saída e você lucrará com eles.

3. Não deixe de lado um bom plano de divulgação

Além de pensar na infraestrutura do seu negócio, você deve ter um bom plano de divulgação. Afinal, é preciso investir pesado para que os clientes tomem conhecimento do seu negócio e entendam que ele é melhor que a concorrência. Confira algumas ideias.

Tenha um site

Invista em um site completo informando os seus produtos e serviços. Crie um blog (que pode ser dentro ou fora do site) para trabalhar muito a questão do Search Engine Optimization (SEO), ou seja, otimização para os mecanismos de busca. Essa etapa é fundamental para pesquisar e apostar nas melhores palavras-chave relacionadas ao seu negócio, que possibilita que a sua empresa apareça no Google.

Dessa maneira, quando um cliente digita no Google algum termo relacionado ao seu negócio, o seu pet shop aparece já nos primeiros resultados. Assim, as chances de conversão são muito maiores.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são ótimas aliadas ao seu negócio. Melhor ainda se você investir em uma equipe treinada para atender os seus clientes nas mídias digitais, pois isso traz retornos bem significativos ao seu negócio.

Aposte em um ótimo calendário de conteúdo que realmente atraia os seus visitantes e os transforme em possíveis clientes. Aqui, entender bem de customer success (sucesso do cliente) e jornada de compra se torna um grande diferencial para atender bem nas redes sociais.

Você gostou de aprender mais sobre o mercado de pet shop no Brasil? Se sim, que tal acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais e não perder mais nenhum conteúdo? Estamos presentes no Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e Instagram.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *