Petshop

Gestão de estoque no Pet Shop: 5 dicas essenciais de negócio

4 Mins de leitura

Ter uma boa gestão de estoque no pet shop é fundamental para que você garanta a lucratividade dos negócios. Afinal, precisamos combinar: estoque parado é dinheiro parado, pois você investiu em uma mercadoria que não reverteu em vendas, concorda?

Portanto, os lojistas precisam entender mais sobre o assunto para evitar diversos problemas, como perder lotes de produtos pelo vencimento ou até mesmo pela má conservação, investir em produtos que o cliente não vai comprar, deixar de investir em mercadorias que o seu consumidor procura, dentre outros.

Vamos conhecer alguns pontos fundamentais para uma boa gestão de estoque e aprender como realizar um planejamento realmente eficaz? Confira agora mesmo 5 dicas essenciais para você dominar o assunto. Vamos lá? Boa leitura!

1. Tenha um bom sistema ERP (Enterprise Resource Planning)

Um dos maiores segredos para montar um pet shop de sucesso e ter uma boa gestão de estoque é o investimento em um ótimo sistema de ERP, ou seja, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Entenda o porquê:

  • traz mais segurança sobre o que tem e o que está em falta no estoque;
  • controla as entradas e as saídas;
  • reduz os custos e os riscos do seu pet shop;
  • melhora o relacionamento com o seu cliente;
  • administra a equipe;
  • avalia os indicadores valiosos que contribuem para a gestão estratégica;
  • controla as contas a pagar e a receber;
  • contribui para ter um excelente fluxo de caixa;
  • otimiza o fluxo de informações;
  • traz mais praticidade na rotina de gestão de pessoas;
  • acompanha o crescimento do mercado e do seu negócio;
  • dentre outros.

Você pode notar que os benefícios não se limitam ao departamento de gestão de estoque e isso é maravilhoso para o crescimento do seu negócio. Afinal, o melhor de tudo é que um bom sistema ERP faz a integração de toda a gestão do seu pet shop, eliminando todas as planilhas manuais e individuais que você possa ter de cada setor. Incrível, não é mesmo?

2. Faça um bom giro de estoque

O giro de estoque é um indicador que mensura quantas vezes o estoque de um determinado produto foi reposto durante o ano. Dessa maneira, fica mais fácil você compreender quais são os produtos do seu pet shop que vendem facilmente, os que não saem, os que precisam de reposição e muito mais. Aqui, novamente: um sistema de gestão ERP pode ajudar a realizar esse controle de forma automática.

Imagine que você comprou 10 sacos de ração para cachorro de porte grande de uma determinada marca no início do ano. Com o giro de estoque você avalia quanto tempo eles permaneceram na sua loja, se venderam, se foi demorado para perder, se ele perdeu a validade ou se, por algum motivo, aconteceu alguma avaria.

Isso tudo é muito importante para calcular a rotatividade do estoque e promover uma ótima gestão estratégica. Afinal, você compreende melhor o comportamento do seu público e pode investir nos produtos que realmente têm um bom giro, evitando comprar mercadorias que ninguém tem interesse.

3. Saiba o que é Curva ABC de produtos

Outra ferramenta gerencial que você precisa apostar para promover uma boa gestão de estoque no pet shop é a curva ABC, ou curva 80-20. Ela permite identificar os produtos que precisam de uma atenção especial, seja por venda, lucro ou outros.

Funciona assim: é preciso dividir os itens do estoque em três grupos de acordo com a demanda, sendo:

  • classe A: produtos com alto valor de demanda, que corresponde a 80% do seu faturamento;
  • classe B: os que têm um valor intermediário e representa 15% do seu faturamento;
  • classe C: os que têm baixo consumo e representa somente 5% do faturamento.

Fazer esse ranqueamento de produtos é importante para conferir quais deles têm mais retorno financeiro para o seu pet shop. Isso evita gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos ou que vão demorar muito tempo para recuperar o capital investido.

4. Invista no poder do marketing promocional para promover uma ótima gestão de estoque

Não importa: se você tem um grande ou um pet shop pequeno, precisa apostar em estratégias para promover um giro no estoque e vender aqueles produtos que estão há muito tempo na prateleira. Uma delas é o investimento no marketing promocional.

O marketing promocional permite criar ações para incentivar a compra de um produto, gerando mais valor para a sua marca, aumentando a lucratividade dos negócios e, é claro, tornando a experiência do cliente memorável.

Como consequência, o seu cliente se torna um verdadeiro promotor do seu negócio, pois percebe que você investe em alternativas interessantes para oferecer condições e ofertas especiais. Quer algumas ideias? Confira:

  • invista no poder das redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para divulgar os seus produtos e serviços;
  • ofereça brindes e cupons de desconto;
  • tenha um bom programa de fidelidade;
  • faça uma queima de estoque em períodos sazonais;
  • envie newsletter para comunicar as promoções; e
  • faça concursos e sorteios.

5. Trabalhe com um estoque reduzido

É muito importante ter um bom planejamento de compras, saber comprar na medida certa e ter um estoque reduzido. Isso não significa que as prateleiras do seu pet shop devem ficar às moscas, muito pelo contrário: o cliente precisa encontrar o produto que precisa.

Aqui, já citamos dicas importantes para saber o que você deve comprar. São elas: investir em um sistema ERP, ter um bom giro de estoque e investir na curva ABC. Aplicando elas, você saberá quais são os produtos que deve apostar.

Isso permite antecipar a demanda do seu cliente, apostando nos produtos e serviços que ele realmente tem interesse. Trabalhar com estoques menores e qualificados é bem importante para aproveitar melhor o espaço físico do ambiente e reduzir os custos com desperdícios.

A grande sacada é ter um bom planejamento e uma visão analítica do seu pet shop, avaliando os dados reais do seu negócio e testando o que é melhor para a sua marca. Com essa visão estratégica, você cria uma ótima gestão de estoque.

E aí, gostou de aprender a nossas dicas sobre gestão de estoque no pet shop? Se sim, aproveite para acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais. Assim, você não perde nenhum conteúdo! Estamos presentes no Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

387 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Petshop

Como usar o Instagram para vender mais no seu Pet Shop?

5 Mins de leitura
Quando o assunto é vendas, as redes sociais são excelentes ferramentas para o empreendedor. Segundo dados, 87% dos consumidores fazem suas compras…
PetshopVarejo

Como fazer seu Pet Shop aparecer no Google?

5 Mins de leitura
Você sabe o que deve fazer para o seu pet shop aparecer no Google? Venha conosco que apresentaremos as duas principais alternativas. Vamos lá?
Petshop

Agenda para Pet Shop: conheça a solução da Alterdata

6 Mins de leitura
Precisando de uma boa agenda para pet shop? Conheça o software da Alterdata e o que ele pode fazer para ajudá-lo a turbinar os negócios. Vamos lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *