Ter uma boa gestão de estoque no pet shop é fundamental para que você garanta a lucratividade dos negócios. Afinal, precisamos combinar: estoque parado é dinheiro parado, pois você investiu em uma mercadoria que não reverteu em vendas, concorda?
Portanto, os lojistas precisam entender mais sobre o assunto para evitar diversos problemas, como perder lotes de produtos pelo vencimento ou até mesmo pela má conservação, investir em produtos que o cliente não vai comprar, deixar de investir em mercadorias que o seu consumidor procura, dentre outros.
Vamos conhecer alguns pontos fundamentais para uma boa gestão de estoque e aprender como realizar um planejamento realmente eficaz? Confira agora mesmo 5 dicas essenciais para você dominar o assunto. Vamos lá? Boa leitura!
1. Tenha um bom sistema ERP (Enterprise Resource Planning)
Um dos maiores segredos para montar um pet shop de sucesso e ter uma boa gestão de estoque é o investimento em um ótimo sistema de ERP, ou seja, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Entenda o porquê:
- traz mais segurança sobre o que tem e o que está em falta no estoque;
- controla as entradas e as saídas;
- reduz os custos e os riscos do seu pet shop;
- melhora o relacionamento com o seu cliente;
- administra a equipe;
- avalia os indicadores valiosos que contribuem para a gestão estratégica;
- controla as contas a pagar e a receber;
- contribui para ter um excelente fluxo de caixa;
- otimiza o fluxo de informações;
- traz mais praticidade na rotina de gestão de pessoas;
- acompanha o crescimento do mercado e do seu negócio;
- dentre outros.
Você pode notar que os benefícios não se limitam ao departamento de gestão de estoque e isso é maravilhoso para o crescimento do seu negócio. Afinal, o melhor de tudo é que um bom sistema ERP faz a integração de toda a gestão do seu pet shop, eliminando todas as planilhas manuais e individuais que você possa ter de cada setor. Incrível, não é mesmo?
2. Faça um bom giro de estoque
O giro de estoque é um indicador que mensura quantas vezes o estoque de um determinado produto foi reposto durante o ano. Dessa maneira, fica mais fácil você compreender quais são os produtos do seu pet shop que vendem facilmente, os que não saem, os que precisam de reposição e muito mais. Aqui, novamente: um sistema de gestão ERP pode ajudar a realizar esse controle de forma automática.
Imagine que você comprou 10 sacos de ração para cachorro de porte grande de uma determinada marca no início do ano. Com o giro de estoque você avalia quanto tempo eles permaneceram na sua loja, se venderam, se foi demorado para perder, se ele perdeu a validade ou se, por algum motivo, aconteceu alguma avaria.
Isso tudo é muito importante para calcular a rotatividade do estoque e promover uma ótima gestão estratégica. Afinal, você compreende melhor o comportamento do seu público e pode investir nos produtos que realmente têm um bom giro, evitando comprar mercadorias que ninguém tem interesse.
3. Saiba o que é Curva ABC de produtos
Outra ferramenta gerencial que você precisa apostar para promover uma boa gestão de estoque no pet shop é a curva ABC, ou curva 80-20. Ela permite identificar os produtos que precisam de uma atenção especial, seja por venda, lucro ou outros.
Funciona assim: é preciso dividir os itens do estoque em três grupos de acordo com a demanda, sendo:
- classe A: produtos com alto valor de demanda, que corresponde a 80% do seu faturamento;
- classe B: os que têm um valor intermediário e representa 15% do seu faturamento;
- classe C: os que têm baixo consumo e representa somente 5% do faturamento.
Fazer esse ranqueamento de produtos é importante para conferir quais deles têm mais retorno financeiro para o seu pet shop. Isso evita gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos ou que vão demorar muito tempo para recuperar o capital investido.
4. Invista no poder do marketing promocional para promover uma ótima gestão de estoque
Não importa: se você tem um grande ou um pet shop pequeno, precisa apostar em estratégias para promover um giro no estoque e vender aqueles produtos que estão há muito tempo na prateleira. Uma delas é o investimento no marketing promocional.
O marketing promocional permite criar ações para incentivar a compra de um produto, gerando mais valor para a sua marca, aumentando a lucratividade dos negócios e, é claro, tornando a experiência do cliente memorável.
Como consequência, o seu cliente se torna um verdadeiro promotor do seu negócio, pois percebe que você investe em alternativas interessantes para oferecer condições e ofertas especiais. Quer algumas ideias? Confira:
- invista no poder das redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para divulgar os seus produtos e serviços;
- ofereça brindes e cupons de desconto;
- tenha um bom programa de fidelidade;
- faça uma queima de estoque em períodos sazonais;
- envie newsletter para comunicar as promoções; e
- faça concursos e sorteios.
5. Trabalhe com um estoque reduzido
É muito importante ter um bom planejamento de compras, saber comprar na medida certa e ter um estoque reduzido. Isso não significa que as prateleiras do seu pet shop devem ficar às moscas, muito pelo contrário: o cliente precisa encontrar o produto que precisa.
Aqui, já citamos dicas importantes para saber o que você deve comprar. São elas: investir em um sistema ERP, ter um bom giro de estoque e investir na curva ABC. Aplicando elas, você saberá quais são os produtos que deve apostar.
Isso permite antecipar a demanda do seu cliente, apostando nos produtos e serviços que ele realmente tem interesse. Trabalhar com estoques menores e qualificados é bem importante para aproveitar melhor o espaço físico do ambiente e reduzir os custos com desperdícios.
A grande sacada é ter um bom planejamento e uma visão analítica do seu pet shop, avaliando os dados reais do seu negócio e testando o que é melhor para a sua marca. Com essa visão estratégica, você cria uma ótima gestão de estoque.
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