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Como saber se a loja de material de construção dá dinheiro?

4 Mins de leitura

Saber se a loja de material de construção dá dinheiro é uma das constantes preocupações, tanto de empresários que já estão há muito tempo nesse ramo, quanto de empreendedores que entraram recentemente ou querem fazer parte dele.

Ter uma grande quantidade de pessoas circulando no estabelecimento é o sonho de todo proprietário, porém, para conseguir esse feito, alguns cuidados devem ser tomados para que o negócio seja competitivo em relação aos demais.

Isso não envolve apenas a localização do ponto, o espaço para estacionar ou o estoque cheio. Você deve ter atenção em diversos pontos, como relação ao fluxo de caixa e capacidade de expansão. Para que você determine se a loja de material de construção dá dinheiro ou não, nós mostraremos como avaliar esses aspectos. Acompanhe!

Como saber se minha loja de material de construção dá dinheiro?

Atenção ao fluxo de caixa

Controlar as movimentações financeiras da sua loja de materiais de construção é fundamental para mantê-la ativa no mercado. Mas acompanhar somente o dinheiro que entra é um dos erros cometidos.

A solução está em um instrumento básico: o fluxo de caixa. Trata-se do registro de todo dinheiro que entra e sai. Ele possibilita a administração dos recursos, inclusive para o futuro, portanto é essencial para tomar decisões inteligentes.

Quando você acompanha a entrada e a saída de recursos, identifica com mais facilidade os erros cometidos que comprometem a saúde financeira do negócio. Por isso, o fluxo de caixa deve contemplar os pagamentos previstos.

Para saber se a sua loja de material de construção dá dinheiro ou não a partir da análise do fluxo de caixa, basta seguir esses passos:

  • Identificar as despesas: faça uma lista com todas, diferenciando os custos fixos dos variáveis.
  • Verificar a situação financeira: some os custos de um período e subtraia da quantia que deve entrar nesse tempo.
  • Controlar as contas a pagar: registre os gastos com fornecedores, funcionários, impostos e demais obrigações.
  • Registrar as contas a receber: acompanhe para saber se estão sendo pagas em dia, para evitar atrasos no seu orçamento.

A partir das ações citadas acima, você estará preparado para diferenciar lucro de lucratividade. O lucro é a sobra entre o faturamento e o valor dos gastos necessários para o funcionamento da loja de materiais de construção.

Já a lucratividade é obtida a partir da divisão do lucro pelo faturamento. O resultado será o percentual de lucratividade. Com ele, será possível comparar os seus resultados à média de mercado.

Cuidados ao expandir a loja

Outro ponto importante que envolve saber se a loja de material de construção dá dinheiro é a avaliação em torno de sua capacidade de expansão. Independentemente do tamanho da sua, o desafio é o mesmo.

Tenha em mente que o primeiro passo deve ser identificar o momento certo para expandir. Bons resultados estimulam o desejo de dar um passo maior e criam uma certeza de que está na hora de crescer.

No entanto, há algumas pegadinhas que devem ser evitadas. A principal é saber que não basta a loja de materiais de construção estar consolidada, mas pronta para o processo de expansão. E agora?

Alguns indicadores devem ser avaliados. São eles:

  • Lealdade dos clientes: uma base sólida é fundamental para expandir.
  • Pedidos para crescer: pessoas que vêm de longe só para comprar com você é um ótimo indicativo.
  • Lucro nos últimos três anos: esse é um fator que demonstra consolidação.
  • Crescimento do mercado: quando ele está em expansão, influencia na sua capacidade de crescer junto.
  • Produtos e serviços adicionais e complementares: considere se o seu público atual está pronto para adquiri-los e aumentar o ticket médio.

A partir dos pontos acima, você terá respostas para saber se consegue expandir o ponto atual, aumentar o estoque ou até criar outro para atender novas regiões da cidade.

Capacidade da equipe atual

Na busca pela resposta se loja de material de construção dá dinheiro há outro aspecto que merece atenção: a capacidade de trabalho da equipe atual. Para saber a situação da sua, é fundamental observar.

Antes de irmos aos aspectos que devem ser avaliados, saiba que não é recomendado se colocar em um pedestal, muito menos se afastar das pessoas. A boa sintonia entre vocês tende a revelar as respostas desejadas.

Sendo assim, verifique se o ambiente está estressante e o motivo por trás disso. Se a razão for a demanda maior do que os funcionários podem suportar, está na hora de contratar mais gente e, consequentemente, vender mais.

Acompanhe ainda os níveis de qualidade no atendimento. Se o tempo de espera costuma ser alto e todos estão em suas atividades, é provável que a equipe esteja com acúmulo de tarefas.

Aproveite ainda para puxar um relatório de horas trabalhadas. Excesso de horas extras não significa comprometimento com a empresa e sim um pedido de ajuda, pois os funcionários devem cumprir horário.

loja de material de construção dá dinheiro

Cross selling e up selling

É muito provável que você conheça esses conceitos, talvez só não esteja associando-os com os termos. Para entender se uma loja de material de construção dá dinheiro, é preciso compreender cross selling e up selling.

O cross selling é a venda cruzada, quando o vendedor oferece um produto ou serviço que complementa o adquirido. Se o cliente está comprando tinta para pintar uma parede, pode aproveitar para levar pincéis, rolos, bandejas e outros acessórios.

Já o up selling é um ganho ou upgrade. Sabe quando o cliente busca determinado material e você tem outro melhor para oferecer? É disso que estamos falando! Mas o up selling não se trata apenas de oferecer uma solução mais cara, ok? Nesse processo, o vendedor foca nos benefícios de se investir mais na alternativa. Em algumas ocasiões, a diferença de preço nem é tão grande e, para o cliente, acaba compensando o investimento.

Dito isso, você tem em mãos os elementos para saber se a sua loja de material de construção dá dinheiro ou não. E sobre ‘dar dinheiro’, tenha em mente que isso não significa necessariamente te enriquecer em um primeiro momento.

Esses sinais indicam que o negócio está pronto para aumentar a lucratividade e possibilitar um crescimento saudável que no futuro trará resultados incríveis.

Acompanhe o blog da Alterdata para conferir mais informações sobre o mercado das lojas de material de construção.

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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