Material de Construção

Como fazer a gestão de estoque da sua loja de material de construção?

4 Mins de leitura

A gestão de estoque é uma das principais questões que merecem atenção em empresas dos mais variados segmentos e portes. Essa lógica também é válida para a loja de material de construção. Isso porque, por meio dessa prática, evita-se desperdícios e também é possível aproveitar as oportunidades de venda.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que é a gestão de estoque e destacaremos sobre as melhores práticas para otimizar a administração desses recursos. Continue com a gente.

O que é gestão de estoque?

A gestão do estoque visa assegurar que a quantidade ideal de mercadorias esteja disponível em uma empresa. Isso é feito por meio de controles internos e produtivos. Por meio desta prática, as organizações estarão melhores preparadas para atenderem as demandas dos clientes.

Quando a gestão é feita de maneira adequada, torna-se possível melhorar a satisfação dos consumidores e otimizar os lucros. Sobre esse tema, é importante mencionar ainda que essa prática abrange os processos de compra, armazenamento e venda dos produtos.

Quais as melhores práticas de gestão de estoque?

A gestão de estoque é fundamental para o crescimento da loja de material de construção. Por esse motivo, é muito importante entender sobre as melhores práticas nesse universo.

Existem diversas práticas que poderão ajudar a aperfeiçoar a gestão do estoque. Entre elas estão mantê-lo organizado, estar atento com o armazenamento, comprar produtos nas quantidades necessárias e ter variedades que atendam a demanda dos clientes. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

gestão de estoque loja de material de construção

Mantenha seu estoque organizado fisicamente

Primeiramente, para fazer uma boa gestão de estoque para a loja, é necessário manter o estoque organizado fisicamente. Nesse contexto, vale muito a pena agrupar as mercadorias por proximidade para que seja mais fácil encontrar os diversos itens que fazem parte do estoque da sua loja.

A organização pode parecer um mero detalhe, no entanto, ela é fundamental na gestão de estoque. Isso porque só sabemos aquilo que vemos, e os produtos que estão em locais escondidos podem ser comprados a mais e sem necessidade, o que geraria gastos desnecessários para a sua empresa.

Atenção com validades e com o armazenamento

Também é muito importante para quem tem relação à validade das mercadorias. Sabemos que produtos vencidos não podem ser utilizados e devem ser descartados pelo fato de serem impróprios para consumo.

Antes de efetuar a compra de produtos é muito importante verificar a data de validade. Caso esteja muito próximo do vencimento é bom evitar a compra, pois existe grandes probabilidades de a sua empresa não vender até a data de vencimento e, consequentemente, desperdiçar recursos financeiros.

O armazenamento merece ter atenção especial, principalmente para produtos perecíveis. Nesse contexto adequado é necessário para conservar os produtos em locais adequados e fazê-los durar mais tempo.

Comprar sempre nas quantidades necessárias

Outra dica fundamental na gestão de estoque é procurar comprar produtos nas quantidades necessárias. Ao compor o estoque da sua loja procure comprar apenas aquilo que você precisa e os produtos com maior demanda por parte dos clientes.

No entanto, alguns gestores, veem as promoções como uma ótima oportunidade de fazer compras em grandes volumes e inclusive comprar à mais em relação à necessidade da empresa.

Apesar de as mercadorias serem mais baratas durante a vigência das promoções, comprar produtos a mais nesse período não é uma tática vantajosa. Isso porque pode ser que a sua empresa acabe gastando mais recursos financeiros. Outro aspecto negativo é que há grandes chances de ficar estoque parado no seu estabelecimento e você terá que destinar um amplo espaço para armazenar os produtos.

Não deixe algo acabar para comprar mais

Por outro lado, não é indicado deixar produtos acabarem para depois comprar mais. Isso porque, a sua empresa pode perder diversas oportunidades de venda e, consequentemente, deixar de conquistar os clientes.

A melhor estratégia nesse contexto é tentar antecipar as demandas e as preferências dos consumidores na definição dos produtos a serem comprados visando a composição do estoque.

Desse modo, torna-se possível ter sempre disponível as mercadorias que apresentam o maior interesse por parte das pessoas. A sua empresa vai conseguir aproveitar as oportunidades de venda e também aumentar as chances de ampliar o número de clientes.

Tenha variedades que atendam bem seu público

Sabemos que existem pessoas com diferentes interesses e distintas necessidades. Por isso, uma boa gestão de estoque para loja de material de construção deve ter variedades de produtos que atendam tem seu público.

Com isso torna-se possível atingir o maior número de consumidores e atender aos interesses de mais pessoas. Quando essa questão ocorre, a sua empresa conquistar mais consumidores e também ampliar o número de vendas.

Ao conseguir aproveitar as chances de venda e apresentar melhores resultados nesse segmento, a organização vai aumentar as receitas e será mais lucrativa, garantindo a sustentabilidade do negócio do ponto de vista financeiro. Isso dará mais capacidade para o seu empreendimento fazer novos investimentos com o objetivo de assegurar a expansão da loja de material de construção e, assim, ganhar ainda mais autoridade no mercado.

A gestão de estoque é fundamental para diferentes negócios, inclusive a loja de material de construção. Por meio dessa prática é possível reduzir desperdícios, aproveitar os recursos disponíveis e vender mais. Considerando os benefícios proporcionados, vale muito a pena dedicar-se em buscar formas de otimizar a administração de estoque no seu empreendimento.

Gostou deste post na qual fornecemos dicas que vão te ajudar a fazer uma boa gestão de estoque para a sua loja de material de construção? Conheça agora mesmo o sistema de gestão de lojas de material de construção da Alterdata e descubra como a ferramenta ajudará no crescimento do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!

387 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Material de ConstruçãoVarejo

Ferramentas para construção civil: saiba onde comercializar

4 Mins de leitura
Atualmente a venda de ferramentas para construção civil pode ocorrer em novos canais. Saiba como aumentar a venda de ferramentas para construção civil.
eBookMaterial de Construção

[E-BOOK] 8 dicas para sua loja de materiais de construção

1 Mins de leitura
Entender a importância de ter um bom controle de estoque e organização na sua Loja de Material de Construção é essencial para…
Material de Construção

Por que ter o software de automação comercial numa loja de construção?

5 Mins de leitura
Saiba como um software de automação comercial otimiza o desempenho da sua loja de construção. Conheça 10 motivos imperdíveis para fazer esse investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *