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Ferramentas para construção civil: saiba onde comercializar

4 Mins de leitura

Com a pandemia, muitas lojas tiveram que fechar suas portas, inclusive as que fazem a venda de ferramentas para construção civil. No entanto, muitos empreendedores souberam aproveitar esta situação como uma oportunidade para adaptar seus negócios.

Encontrar novas formas de continuar vendendo e expandindo os negócios é um desafio para o empreendedor. O comerciante que enfrentou uma queda na venda de ferramentas para construção civil precisa se readaptar para voltar a vender.

A venda de ferramentas para construção civil durante a pandemia

Diversos setores da economia são afetados diante de uma crise de dimensões globais, como a pandemia de Covid-19. O ramo de materiais de construção não está isento dos impactos econômicos em escala mundial.

Segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção), o setor cresceu 16% em 2021. O estudo foi realizado em parceria com o FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Os números repetiram a tendência observada em 2020, quando o segmento teve alta de 11% em comparação com 2019. O faturamento do ramo de construção civil ficou na casa dos R$ 150,55 bilhões.

Ainda assim, o empresário do setor ficou preocupado com o cenário de crise que se instalou em todo o planeta. Sendo assim, uma reestruturação das atividades do setor foi necessária, especialmente em se tratando de canais de vendas inovadores.

A necessidade de se reinventar foi sentida por muitos lojistas e comerciantes no Brasil e no mundo. Empresários viram a necessidade de planejar um negócio online ou começar a vender em outros lugares e diferentes plataformas.

ferramentas para construção civil

Além da loja física própria, muitos empreendedores tiveram de aprender rapidamente a lidar com as novas tecnologias. Caso contrário, seria difícil continuar atendendo a seus clientes e consumidores.

Com a queda na venda de ferramentas para construção civil, muitos lojistas descobriram a importância do ambiente virtual. Foi necessária a implementação de toda uma estrutura virtual, com ferramentas digitais para o funcionamento do negócio. Alguns dos recursos mais utilizados, foram:

  • Um site bem estruturado e fácil de usar;
  • Forte presença nas mídias sociais;
  • Atendimento de qualidade e especializado aos clientes, sejam eles virtuais ou físicos;
  • Instrumentos digitais responsivos, ágeis, funcionais e interativos, como chatbots e redes sociais;
  • Venda de ferramentas para construção civil em marketplaces, como a Amazon, Magalu e Mercado Livre.

Muitos empreendedores encontraram em plataformas desta natureza uma forma de alcançar novos clientes. A intenção era fidelizar a antiga clientela, além de expandir sua base de consumidores.

Esta tendência, que cresceu durante a pandemia, oferece uma ampla gama de opções de pagamento. Esse tipo de serviço deixa mais fácil para os consumidores a tarefa de finalizarem suas compras.

A pandemia também trouxe consigo a necessidade de se adaptar a novos meios de pagamento. Carteiras digitais, PIX, tokenização e outros sistemas de pagamento online foram e continuam sendo muito úteis.

Pode-se perceber a importância de oferecer ao público distintas opções de pagamento, que são mais fáceis e seguras para comprar. Além disso, a automatização de processos financeiros deixou o gerenciamento de vendas e despesas mais ágeis.

A pandemia trouxe consigo uma série de desafios para os empreendedores de venda de ferramentas para construção civil. No entanto, muitos souberam aproveitar a situação para encontrar novas formas de continuar vendendo e expandir seus negócios.

Canais de venda por onde comercializar

É importante destacar que a venda de ferramentas para construção civil segue em constante evolução. O objetivo é buscar novas formas de atender às necessidades dos consumidores e empreendedores.

Ideias inovadoras de onde e como comercializar seus produtos também fazem parte da tomada de decisões do segmento. Empresários do setor estão em busca de aumentar a oferta de seus produtos. Para isso, eles podem voltar seus olhos para, entre outros locais:

  • Lojas de utilidades
  • Supermercados e hipermercados
  • Loja online
  • Redes sociais
  • Eventos de construção civil

A partir de agora, vamos analisar ponto a ponto os aspectos acima mencionados. A ideia é que o empresário compreenda como ele pode fazer a venda de ferramentas para construção civil por outros canais.

Lojas de utilidades

A venda de ferramentas para construção civil pode – e deve – ir além dos pontos tradicionais. Loja de utilidades, os famosos 1,99, são algumas opções. Especialmente quando falamos de pequenas ferramentas, como pregos, martelos, réguas, luvas e trenas, por exemplo.

Supermercados e hipermercados

Assim como as lojas de utilidades, os supermercados são uma excelente praça para vender materiais de construção. Principalmente os hipermercados localizados nas grandes cidades, com seus diversos departamentos. Mas isso também é particularmente importante nos pequenos municípios. Neles, os mercados de bairro podem suprir inúmeras necessidades da população.

Loja online

A venda de ferramentas para construção civil no ambiente virtual é mais que bem-vinda. Ela pode ocorrer tanto com site próprio quanto por meio de marketplaces, conforme citado anteriormente. Inclusive o vendedor pode comercializar todo tipo de material, do básico ao acabamento.

Redes sociais

As mídias sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, oferecem a oportunidade de criar presença online. Divulgar seus produtos e até mesmo realizar vendas diretas com seus seguidores é uma estratégia inteligente para aumentar as vendas.

Eventos de construção civil

Feiras, congressos e outros eventos de construção são excelentes oportunidades para o empreendedor do ramo. Nestes eventos ele pode apresentar sua linha de produtos e fazer novos contatos com clientes e fornecedores do setor.

Portanto, existem diversas opções para os empresários do ramo de materiais de construção expandir suas vendas. Canais de vendas inovadores contribuem para que ele permaneça ativo no mercado, mesmo após enfrentar a queda durante a pandemia.

É importante que eles planejem estrategicamente sua presença online e escolham o canal que mais se adequa ao seu negócio. Seja no ambiente físico, com lojas e parcerias, seja no meio virtual, é fundamental fazer a escolha certa.

Para isso, o empreendedor deve levar em consideração a região em que está inserido, e o público que atende. A forma de venda de ferramentas para construção civil pode se diferenciar a partir de aspectos particulares de cada negócio.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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