NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Material de Construção

Como elevar o faturamento da loja de material de construção

4 Mins de leitura

A possibilidade de aumentar o faturamento é algo que chama a atenção de qualquer empreendedor. A questão é como fazer isso do jeito certo, ou seja, de acordo com a lei e seguindo métodos validados. Em relação ao faturamento da loja de material de construção, existem peculiaridades que só fazem sentido nesse tipo de empreendimento, enquanto outras seguem parâmetros gerais, comuns em boa parte dos negócios de sucesso que existem no país.

Em todo o caso, o importante é você conhecer essas abordagens e aplicar no seu negócio. Ficou interessado? Então confira.

5 dicas de como aumentar o faturamento da loja de material de construção

Atenção ao controle financeiro

O controle financeiro deve é essencial para que um negócio seja bem administrado e que haja possibilidades de ganho de faturamento da loja de material de construção. Quanto a isso é preciso ter atenção a elementos como o fluxo de caixa, ou seja, o dinheiro que entra e o que sai da sua empresa, além das formas como isso pode ser otimizado.

Se você estuda as possibilidades que seus fornecedores colocam no mercado, então já tem como fazer escolhas melhores e assim evitar gastos excessivos com a aquisição de itens como insumos, por exemplo.

É preciso redobrar os cuidados na hora de investir, pois nem sempre o que é mais caro representa aquilo que tem a melhor qualidade. Em alguns casos vale a pena renegociar aquisições junto aos fornecedores e estudar possibilidades como a compra de um maior volume de itens para o estoque, caso a contrapartida seja um desconto maior.

Veja também: 5 formas de pagamento para loja de material de construção

Invista em estratégias de divulgação

O marketing precisa ser entendido como algo que vai além da promoção dos produtos e serviços de uma empresa. A realidade é que, com ele, você consegue reforçar a presença da sua marca na mente dos clientes e, consequentemente, eliminar as eventuais objeções que os consumidores costumam ter.

Uma boa estratégia de marketing é capaz de posicionar a sua marca como uma referência naquilo que faz. Isso, para o faturamento da loja de material de construção, é de grande importância.

Existem alguns objetivos que podem ser trabalhados de maneira estratégica para que a divulgação da sua empresa traga benefícios para o seu negócio. Entre eles estão a busca por reconhecimento da marca, a geração de tráfego para o seu site e o preenchimento de cadastros para que você possa trabalhar com uma lista de e-mails.

O mais interessante é que em ambiente digital isso acaba sendo simplificado, pois é possível trabalhar com plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.

faturamento loja de material de construção

Avalie os produtos e suas saídas

O seu faturamento da loja de material de construção só vai aumentar se você oferecer bons produtos e nas quantidades adequadas para os clientes. Nesse sentido, o mais importante é pensar em estratégias para lidar com o estoque. A ideia é que ele seja estrategicamente montado, de maneira que você não corra o risco de ver seus itens parados por conta de produtos com pouca saída e, ao mesmo tempo, que não precise sair correndo de uma hora para a outra sempre que o cliente precisar fazer uma compra.

Lembre-se que estoque parado é dinheiro parado, portanto, a melhor recomendação é você trabalhar a sua gestão de estoque. Em geral, isso envolve a tomada de decisão em relação a três elementos, no caso:

  • O que é preciso suprir;
  • Em que quantidade é preciso suprir;
  • Em qual momento suprir.

Para tanto, é possível trabalhar com métodos, visando uma melhor organização do estoque e consequente aumento de faturamento da loja de material de construção. Entre outros, podemos destacar a Curva ABC, por exemplo, na qual você atribui maior ou menor relevância para os itens e faz as reposições de acordo com isso, e ainda adotar sistemas que simplifiquem os registros e permitam um melhor acompanhamento dos giros dos produtos.

Caso conte com produtos “encalhados” na sua loja, uma boa ideia é criar promoções para viabilizar suas vendas.

Contrate bons funcionários

Sua equipe precisa ser bem montada para que a sua empresa produza e atenda de acordo com as necessidades. Para isso, contratar pessoas qualificadas é um primeiro passo importante, mas além disso, vale a pena investir em treinamentos, pois serão eles que farão com que esses colaboradores atuem de maneira uniforme, seja solucionando as dúvidas dos clientes, ou otimizando os processos no dia a dia.

Nesse sentido, quando falamos em funcionários, precisamos ter em mente o perfil de quem será contratado e o projeto da empresa, visando médio e longo prazo. Com uma ação clara nesse sentido, a tendência é que o atendimento se torne um diferencial e que, mesmo projetos mais complexos se tornem simplificados na busca por um maior faturamento da loja de material de construção.

Em resumo, repense a sua política de contratações, considerando os benefícios de ter uma equipe engajada e motivada no longo prazo. Consequentemente, você pode investir em treinamentos para colocar os seus colaboradores em dia com as práticas mais eficientes do mercado e assim criar meios para gerar um faturamento maior a partir de uma lógica empresarial baseada na ação de quem movimenta os negócios.

Reavalie suas formas de entrega

Em tempos em que as soluções online são cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, o mais importante é as empresas entenderem que o comportamento do consumidor tem se modificado em função disso.

Hoje, cada vez maior é a exigência por soluções que simplifiquem a vida do cliente e o sistema de entrega chama a atenção justamente por isso. Em resumo, ele costuma ser um meio para aumentar o faturamento da loja de material de construção.

Se a sua loja ainda não tem um sistema montado para as entregas, pense que ela pode estar perdendo um espaço precioso no mercado para a concorrência, até porque empresas que se organizam em função disso tendem a despertar muito mais o interesse dos consumidores.

A dica é começar a montar uma estrutura que permita a você não só viabilizar as entregas, mas principalmente, fazer disso um diferencial para o seu negócio. Para tanto, conte com uma equipe profissional e especializada no tipo de serviço que você precisa. Esse é um tipo de investimento que certamente gera retorno, pois faz com que o seu negócio se expanda para territórios mais amplos.

Enfim, essas são dicas que podem fazer toda a diferença na busca por um melhor faturamento da loja de material de construção. Quer saber como um sistema pode ser útil nesse processo? Então confira.

218 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Material de Construção

7 cuidados com uma loja de material de construção à venda

5 Mins de leitura
Você está pensando em adquirir uma loja de material de construção à venda? Se sim, venha conosco e confira 7 dicas para ter mais tranquilidade na escolha.
Material de Construção

Como saber se a loja de material de construção dá dinheiro?

4 Mins de leitura
Quer saber se a loja de material de construção dá dinheiro? Aqui você encontra os pontos que deve avaliar.
Material de Construção

Como montar uma loja de material de construção em 6 dicas!

5 Mins de leitura
Saiba como montar uma loja de material de construção do jeito certo para administrar um negócio próprio com maior potencial de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.