Material de Construção

7 cuidados com uma loja de material de construção à venda

5 Mins de leitura

Se você está pesquisando por uma loja de material de construção à venda, deve ter percebido que existem diversas possibilidades. Afinal, é um nicho mercadológico que está com uma boa expansão.

Para você ter uma ideia, o faturamento de lojas de material de construção, nos últimos tempos, subiu em 62,6%. Então, saiba que se você souber gerenciar bem o seu negócio, as possibilidades de lucro serão muito altas.

Porém, sabemos que na hora de procurar por loja de material de construção à venda, existem muitas responsabilidades. Dessa maneira, entender como funciona o processo de compra e venda é essencial.

Vamos conferir alguns pontos de atenção ao adquirir uma loja de material de construção à venda? Continue conosco!

1. Verifique os contratos em vigor

Um dos primeiros passos na hora de adquirir uma loja de material de construção à venda é em relação aos contratos em vigor. Para ter certeza de que se trata de uma empresa séria e responsável, procure analisar os contratos anteriores, conferindo se há alguma pendência.

Normalmente, quem compra uma loja de material de construção, leva junto os seus contratos (ou precisa renegociá-los). Por isso, é importante conferir se está tudo certo com a compra e a venda anterior da loja, para não se complicar com questões legais. Assim, você também fica mais tranquilo porque estará investindo em um bom negócio.

2. Tenha atenção às declarações antigas de Imposto de Renda

Analisar os documentos anteriores da loja de material de construção é importante para você ter uma ideia da saúde do negócio. Por isso, você pode consultar as declarações antigas de Imposto de Renda. Por lá, você consegue ter uma análise mais completa sobre a situação financeira do negócio.

Realizando esta etapa, você facilitará o processo na hora de conferir se está investindo em um negócio realmente rentável.

3. Realize um due diligence

Você já ouviu falar em due diligence? Esse processo é bem importante na hora de adquirir uma loja de material de construção à venda.

O due diligence, também conhecido como auditoria, trata-se de um estudo, uma análise e uma avaliação completa de informações importantes que atestam a situação real da loja.

Para isso, você conta com especialistas no assunto (como advogados, contadores, dentre outros) que realizam uma análise aprofundada em todos os documentos da loja, tanto com relação às demonstrações contábeis quanto financeiras.

Esse processo auxilia na hora de ter uma visão mais aprofundada do negócio, conferindo a real situação financeira. Já pensou em investir em uma loja com dívidas antigas ou mal falada no mercado, por exemplo? Certamente isso não será nada saudável, concorda?

Então, o due diligence traz mais segurança na hora de adquirir uma loja de material de construção à venda, pois há a verificação dos riscos e oportunidades para o desenvolvimento do seu negócio.

4. Avalie problemas, dívidas e pendências

Não deixe de lado a avaliação das dívidas antigas, pendências e problemas que a loja de material de construção enfrentou.

Aqui, vale a pena fazer um estudo completo no assunto, avaliando a reputação da empresa nas redes sociais, os problemas já enfrentados, resolvidos e muito mais.

Isso não significa que você precisa investir em uma loja de material de construção que nunca tenha tido uma reclamação de cliente, por exemplo. No entanto, é preciso analisar com calma o feedback dos clientes, fornecedores e parceiros para ter a certeza de que essa situação não vai se repetir quando você se tornar dono do negócio.

Afinal, por mais que você faça uma boa divulgação com relação à mudança de donos, principalmente se houver problemas graves e não resolvidos, você os herdará também.

Então, isso é uma desvantagem que precisa ser analisada com calma. Existem problemas que você pode resolver? Ótimo. Existem problemas complicados de corrigir (como imagem de marca)? Melhor repensar sobre o negócio.

5. Analise a infraestrutura

loja de material de construção à venda

Na hora de adquirir uma loja de material de construção à venda, outro critério importante é avaliar qual é a sua infraestrutura.

Analise se o ambiente está adequado para atender bem os seus clientes. Confira se há um bom espaço para expor os produtos e deixar os seus consumidores à vontade na loja.

Caso contrário, faça o levantamento dos custos necessários para adequar o ambiente, tornando-o mais apropriado para receber os seus clientes. Lembre-se de que se você for manter o nome da loja atual, talvez não seja necessário o investimento em uma nova mobília e decoração.

Se não, é essencial fazer orçamentos para a troca de fachada e de cores internas. Afinal, é bem importante que o ambiente tenha as cores do seu negócio, pois isso estimulará novas vendas e criará um espaço propício ao desenvolvimento de bons negócios.

Além disso, confira se o estoque atende às suas reais necessidades.

>> Você também pode gostar de ler: Como fazer a gestão de estoque da sua loja de material de construção?

6. Preste atenção na localização

Fique de olho se a loja de material de construção tem uma boa localização. Além disso, pense na acessibilidade: o local é acessível ao público? Tem um bom e amplo estacionamento? A logística será facilitada para os seus fornecedores?

Afinal, não é nenhum segredo que, para que o negócio decole, o público precisa ter uma boa experiência em todas as etapas da jornada de compra.

Sendo assim, se a loja estiver localizada em um ambiente com baixa circulação de pessoas ou se não tiver um estacionamento fácil, ficará mais difícil conquistar o coração do seu consumidor e fazer com que ele se torne um cliente fiel.

7. Conte com a ajuda de especialistas no assunto: um dos maiores segredos na hora de adquirir uma loja de material de construção à venda

Quando você vai abrir um novo negócio, por mais que seja importante ter conhecimento sobre todas as áreas (afinal, isso facilita muito a gestão), não significa que você deva ser expert em todas elas.

Por isso, um dos segredos é contar com a ajuda de pessoas especializadas no assunto. Assim, crie parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento do seu negócio.

Existem diversas empresas especializadas em ajudar na hora de comprar e vender estabelecimentos comerciais. Por isso, é muito válido trocar uma ideia com alguém que realmente entenda de todos os trâmites e regulamentações legais.

Esse suporte qualificado é importante porque faz com que você tenha mais segurança na hora do investimento e ainda evita que você caia em um golpe ou invista em um negócio que não trará a lucratividade almejada.

Gostou de aprender mais sobre quais são os principais pontos de atenção ao adquirir uma loja de material de construção à venda? Se sim, confira o blog da Alterdata. Por lá, você encontrará outras dicas e informações importantes sobre esse nicho de mercado.

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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