NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

Ideias de nomes para loja de roupas: 7 dicas para te ajudar

4 Mins de leitura

Está sem ideias de nomes para loja de roupas? Bem, esse processo é extremamente importante para a sua empresa. Afinal, ele pode, inclusive, determinar o rumo dos negócios.

Dessa maneira, escolher um nome de forma estratégica é importante para garantir que os seus objetivos sejam alcançados. Mais do que isso, você alcança o seu público com mais facilidade e, é claro, garante a lucratividade dos negócios.

Que tal conferir algumas ideias de nomes para loja de roupas? Venha conosco e confira algumas dicas interessantes para acertar na escolha. Boa leitura!

1. Entenda quais são as necessidades do seu público

O primeiro passo antes de ter ideias de nomes para loja de roupas é fazer um estudo com o seu público-alvo. Desta forma, você entenderá de que forma ele atual, compreendendo suas vontades e visões do mundo.

Para fazer isso, entenda quais são:

  • As suas reais necessidades;
  • Os seus objetivos;
  • Seus sonhos;
  • As marcas que costumam investir;
  • O seu poder aquisitivo;
  • Seus hobbies;
  • Como se comunicam na internet;
  • e muito mais.

Ao conhecer melhor o seu cliente, fica mais fácil criar um nome que seja impactante, criativo e que desperte o seu interesse em saber mais sobre a sua marca. Afinal, é essencial falar a “mesma língua” do seu consumidor.

2. Tenha um excelente planejamento estratégico na hora de ter boas ideias de nomes para loja de roupas

Administrar uma loja de roupa é muito desafiador. Por isso, ter um planejamento estratégico bem estruturado é importante porque ele norteia o rumo dos negócios. Além disso, ele contribui para elaborar as melhores ações que visam alcançar as suas metas.

Então, na hora de ter ideias de nomes para lojas de roupas, o planejamento estratégico pode contribuir. Afinal, é com ele que você determina qual é a sua missão, visão e valores.

Esses critérios são essenciais porque determinam a personalidade e a identidade da sua marca. Além disso, quando você mapeia onde está e onde quer chegar, fica mais fácil criar um nome que realmente agregue valor a sua marca.

Portanto, ter um planejamento estratégico estruturado é importante para criar a mensagem mais adequada que você quer repassar ao público e ao mundo.

3. Estude com calma o nome e o slogan utilizados pela concorrência

Vale a pena dar uma conferida no nome e slogan utilizados pelos seus concorrentes — tanto diretos quanto indiretos.

É muito importante criar um nome bem diferente dos seus concorrentes. Por isso, essa pesquisa é relevante para você estudar o mercado e ter algumas ideias de nomes para loja de roupas. Entretanto, não vale copiar ou usar um nome semelhante, está bem? Afinal, a originalidade é essencial na hora de criar um bom nome. E também não queremos processos jurídicos no meio do caminho, não é mesmo?!

4. Aposte em nomes fáceis de serem lembrados

Outra dica bem importante na hora de ter ideias de nomes para loja de roupas é ter muita criatividade.

Fuja de nomes comuns. Assim, aposte em um nome que seja fácil de ser lembrado. Isso ajuda na hora de fidelizar os seus clientes e fazer com que eles se recordem da sua marca com mais rapidez.

Portanto, evite nomes com letras duplicadas, difíceis de serem escritas ou faladas, e não use expressões e gírias do momento. Afinal, a sua marca pode ser para sempre, não é mesmo?

Além disso, ter um nome simples, original e criativo ajuda na hora de fazer o marketing e divulgar o seu negócio.

>> Você também pode gostar de ler: 5 cuidados na hora de fazer o marketing para loja de roupas.

5. Faça testes

ideias de nomes para loja de roupas

Para ter a certeza de que o nome da sua loja é uma boa opção, vale a pena fazer testes. Mostre-o aos seus amigos, conhecidos, familiares e pessoas que possam se tornar potenciais clientes e questione o que eles acharam, como:

  • Quais são os sentimentos que você tem quando olha para esse nome?
  • O que você pensa que esse nome significa?
  • O que a [nome da loja] repassa para você?
  • Você acredita ser um nome fácil de memorizar e falar?

Fazer esses testes é importante para ter a certeza de que você está no caminho certo. Assim, você tem mais segurança na hora de lançar uma nova marca no mercado.

6. Avalie a disponibilidade do nome

Além de ter boas ideias de nomes para loja de roupas, é preciso conferir a sua disponibilidade. Ou seja, não basta apenas escolher o melhor nome, é preciso conferir se ele está disponível.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é o órgão responsável pela concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Assim, é preciso conferir a disponibilidade de nome no site do INPI, pois lá estão todos os registros de marca, desenhos industriais, concessões de patentes e muito mais.

Além disso, verifique a disponibilidade do nome na web. Desta maneira, você pode criar um site, blog, e-mail e ter uma boa presença digital. Para isso, basta acessar o site do registro.br, digitar o nome da sua loja e conferir as opções para o registro.

7. Contrate uma empresa especializada

Para não errar na hora de criar um nome e slogan para a sua marca, vale a pena contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.

Atualmente, existem diversas agências de comunicação e marketing que oferecem um serviço completo de naming. Elas podem fazer um estudo e apresentar ideias de nomes para loja de roupas para você escolher. Dessa forma, há a certeza de que o nome da sua loja foi pensado com muito carinho e estratégia para realmente se destacar no mercado.

Essa fase é importante, principalmente para quem não tem muita ideia ou está com dúvidas na hora de escolher o melhor nome. Por isso, vale a pena investir em profissionais realmente qualificados no assunto. Afinal, o nome da sua marca é muito importante para garantir o bom desempenho dos negócios.

Você gostou de aprender algumas ideias de nomes para loja de roupas para se inspirar? Se sim, continue acompanhando o blog da Alterdata. Afinal, sempre trazemos dicas interessantes para quem tem uma loja de roupa. Você vai adorar os nossos conteúdos!

45 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Como escolher os produtos para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Listamos aqui as dicas para você escolher os melhores produtos para loja de roupas. Confira as orientações sobre público-alvo, fornecedores e mais
Moda

O que é essencial na decoração para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Decoração para loja de roupas: entenda como fazê-la e de que maneiras criar diferenciais para o seu negócio a partir da organização.
Moda

6 dicas de como montar uma loja de roupas do zero

4 Mins de leitura
Descubra aqui as melhores estratégias sobre como montar uma loja de roupas do zero e ter sucesso no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.