NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Oficina Mecânica

Sistema para oficina: entenda sua importância para o negócio

5 Mins de leitura

Empreendimentos mais tradicionais, como as oficinas mecânicas, também precisam estar em dia com as demandas tecnológicas. E os motivos são muito simples: com a tecnologia é possível controlar melhor o que acontece na empresa, considerando não somente as vendas, mas também a forma como se dá a execução dos serviços. É isso o que justifica a adoção de soluções como o sistema para oficina.

Quando a gestão investe na modernização dos processos visando esse tipo de sofisticação, os benefícios aparecem em curto, médio e longo prazos. Por isso, saiba mais sobre esses sistemas e como fazer de seu uso um diferencial para o seu negócio.

O que é um sistema para oficina?

Um sistema para oficina mecânica é um recurso que permite a melhor integração de dados. A ideia é que o gerenciamento possa ser feito de um único lugar. Isso gera uma série de benefícios no controle de elementos como:

  • As ordens de serviço;
  • As movimentações financeiras;
  • Os pontos de contato com o cliente;
  • O estoque e tudo o mais que for essencial para as operações de um negócio dessa natureza.

Em resumo, um sistema para oficina permite que as informações referentes à sua empresa sejam integradas dentro de um software com várias funcionalidades, especialmente desenvolvidas para atender às demandas desse tipo de empreendimento.

Assim, o profissional responsável pela gestão da oficina pode usar essa solução para controlar as diferentes ações que ocorrem no empreendimento. Desta forma, há a simplificação do processo de tomada de decisões, uma vez que, contando com as informações devidamente coletadas e organizadas, ele terá muito mais facilidade para escolher caminhos em função da realidade do negócio.

Qual é a importância de um sistema para o empreendedor

Ao adotar um sistema para oficina mais completo, o empreendedor pode garantir maior qualidade em processos fundamentais na busca pelo lucro. Entre eles estão:

  • O controle do fluxo de caixa, que pode ser acessado a qualquer momento, seja via computador, tablet ou smartphone;

  • O envio de avisos a respeito de orçamentos próximos do vencimento;

  • A aproximação de prazos de entrega de serviços e de recebimentos de peças pendentes;

  • O controle sobre os próprios ativos, como as peças no estoque.

A ideia é que esse recurso seja capaz de dar ao empreendedor condições para atuar de maneira mais eficiente na sua relação tanto com clientes quanto com fornecedores.

Não por acaso, quando se fala em tecnologia nos dias atuais, soluções mais genéricas começar a ser colocadas de lado para que ferramentas mais específicas para cada tipo de organização ganhem espaço. No caso da oficina mecânica não é diferente, já que pode contar com sistemas especificamente desenhados para suas demandas.

sistema para oficina

As vantagens de um sistema amplo

Existem muitos motivos para que um gestor de oficina mecânica considere a introdução da tecnologia nos seus processos de rotina, ainda mais quando existe a possibilidade de investir em uma solução realmente avançada.

Entre outras vantagens de contar com um sistema para oficina amplo está o uso da tecnologia mobile, para gerar ordens de serviço e controlar a oficina mesmo que remotamente.

Além disso, como o sistema permite o trabalho integrado entre as diferentes áreas de um negócio, será possível alinhar departamentos. Juntando setores como o financeiro, prestação de serviços, estoque e de emissão das notas, você facilita sua rotina e agiliza processos. Isso sem falar em ter como manter todos os registros dos clientes devidamente controlados para oferecer a melhor experiência possível no atendimento a eles e na realização de eventos futuros, como promoções.

Pensando que empresas concorrentes podem, e provavelmente, já estão atrás de soluções dessa natureza, tão importante quanto modernizar a oficina é procurar meios para fazer isso conforme a realidade dela, indo em busca de sistema propícios para esse tipo de empreendimento.

Porque adotar um software de gestão de oficinas

Softwares de gestão costumam ser o investimento mais adequado que o gestor responsável faz no seu empreendimento. Por meio deles o controle se torna eficaz e as ações referentes aos diferentes agentes envolvidos na organização podem ser otimizadas.

Vale lembrar que sistemas não são soluções específicas para lojas e determinados tipos de empreendimentos. Eles são úteis para mercados dos mais variados, sendo de fundamental importância para negócios que envolvem a relação diária com o público, como é o caso da oficina mecânica.

Pense que cada cliente que você recebe na sua oficina vem com uma realidade e uma necessidade específica para ser atendida. Desta forma, se você conta com um sistema para oficina avançado o bastante para registrar e catalogar as informações desses clientes com precisão, a tendência é que não só o atendimento a pessoas específicas se aperfeiçoe, mas também o próprio planejamento se torne mais sofisticado.

As informações e o planejamento da oficina

O planejamento empresarial costuma ser o primeiro passo na construção de um negócio com real potencial de sucesso. Do contrário, além de não conseguir agradar seus clientes, você ainda corre o risco de ver a sua concorrência ocupar o seu espaço.

É por isso que todo gestor de oficina mecânica precisa fazer do bom uso da informação o seu diferencial de mercado. Assim, você consegue não apenas dominar os processos realizados no dia a dia, mas também acompanhar com maior rigor as movimentações das empresas concorrentes e até conhecer melhor os interesses e desejos dos clientes. Dessa forma, você se diferencia no mercado, a partir do controle de questões e preocupações que devem ser essenciais em qualquer empreendimento:

  • Produto/serviço;
  • Concorrência;
  • Público-alvo.

Com um software de gestão que permita a você lidar melhor com as informações referentes a esses três elementos, você consegue se planejar adequadamente e fazer da sua oficina uma líder no seu segmento.

O sistema da Alterdata

Por fim, vale a pena conferir como a solução da Alterdata pode ser útil nessa busca por protagonismo para a sua oficina mecânica no mercado. A Alterdata conta com recursos capazes de transformar a organização da sua empresa a partir das funcionalidades de sua plataforma.

A realidade é que, considerando todas essas necessidades e possibilidades que o sistema para oficina pode oferecer, o software da Alterdata se apresenta como uma solução diferenciada, por se concentrar exatamente nas demandas de mercado desse tipo de negócio.

Saiba mais sobre o sistema para oficina da Alterdata e avalie como sua implementação pode ser útil para a sua empresa. Em pouco tempo, os resultados vão começar a aparecer e o seu sucesso ficará claro. Conheça o software para Autocenter da Alterdata.

45 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Software para oficina mecânica: 4 opções para você comparar

4 Mins de leitura
Descubra agora mesmo quais são as principais opções de software para oficina mecânica e escolha os melhores sistemas para a sua empresa.
Oficina Mecânica

Como escolher o melhor sistema para oficina mecânica?

4 Mins de leitura
Quer aprender como escolher o sistema para oficina mecânica? Venha conosco e confira algumas dicas, além, é claro, de conhecer qual é o melhor. Boa leitura!
Oficina Mecânica

Programa para oficina mecânica: conheça a Alterdata

5 Mins de leitura
O programa para oficina mecânica Auto Center permite um controle efetivo do negócio, estimulando decisões estratégicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.