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Oficina Mecânica

Como escolher o melhor sistema para oficina mecânica?

4 Mins de leitura

A rotina no autocenter é sempre muito desafiadora. Afinal, gerenciar um negócio não é nada fácil. No entanto, sabia que contar com o apoio da tecnologia pode facilitar (e muito) a sua rotina? Já pensou em investir em um sistema para oficina mecânica?

Um sistema para oficina mecânica é essencial para tornar o dia a dia muito mais fácil e organizado. Então, já no início da conversa, saiba que ele serve de combustível para fazer a sua marca decolar. Porém, assim como para um carro não basta colocar qualquer combustível, para sua oficina não serve apenas investir em qualquer sistema. É preciso escolher o melhor!

Vamos conferir alguns pontos que merecem a sua atenção na hora de escolher o melhor sistema para oficina mecânica? Venha conosco!

Por que investir em um sistema para oficina mecânica?

Se você tem dúvidas se deve (ou não) investir em um sistema para oficina mecânica, confira os principais benefícios:

  • Promover a satisfação do cliente;
  • Realizar os cadastros e manter os registros dos clientes de forma centralizada;
  • Demonstrar profissionalismo aos serviços prestados;
  • Personalizar os atendimentos;
  • Utilizar dados reais do seu negócio para ajudar na tomada de decisão estratégica;
  • Auxiliar na padronização das atividades;
  • Aumentar a produtividade da sua equipe;
  • Auxiliar no gerenciamento de todas as tarefas;
  • Promover ótimas ações de marketing e vendas;
  • Minimizar os erros da sua oficina mecânica;
  • Gerar uma vantagem competitiva;
  • Organizar melhor o estoque;
  • Ter total controle do fluxo de caixa.

O que avaliar antes de investir em um sistema para oficina mecânica?

Antes de investir em um sistema para oficina mecânica é preciso ter atenção com alguns pontos.

Encontrar o melhor software é essencial para o sucesso dos negócios. Portanto, o primeiro passo para escolher o melhor é avaliar a realidade do seu autocenter. Confira quais são as suas principais necessidades, dificuldades e avalie como a tecnologia pode ajudar.

Veja alguns critérios que você precisa avaliar antes de investir em um software para oficina mecânica:

  • Saiba quais são as funcionalidades;
  • Veja quais são os serviços oferecidos;
  • Analise o custo-benefício;
  • Entenda se a empresa presta um serviço e suporte de qualidade;
  • Avalie a reputação da empresa no mercado.

Qual é o melhor sistema para oficina mecânica?

Quer saber qual é o melhor sistema para oficina mecânica? Se sim, você está no lugar certo.

A Alterdata desenvolveu um software específico para ajudar na rotina do seu autocenter. Confira o que o sistema para oficina mecânica da Alterdata tem, e como ele pode ajudar a gerenciar melhor a sua empresa.

Ordem de serviço

Você pode personalizar as informações que precisa para cadastrar as ordens de serviço dos clientes. Além disso, você consegue criar grupos por equipamentos, cadastrar o usuário responsável pelo veículo e acompanhar as fases do conserto do veículo, por exemplo.

O sistema ainda faz a integração com o sistema financeiro, facilitando ainda mais a sua rotina. Assim, a própria ordem de serviço pode se transformar, de forma automática, na nota fiscal para o cliente.

Localização dos produtos equivalentes

Vamos imaginar que um cliente vai até a sua oficina e precisa de uma determinada peça. No entanto, você não tem ela no estoque. Porém, há uma equivalente e que atenderá as necessidades do seu consumidor.

Dessa forma, a ferramenta “localização de produtos equivalentes” pode ajudar, pois ela sinaliza os produtos em estoque que o cliente pode investir e que suprirá as suas necessidades. Então, o vendedor consegue oferecer essa mercadoria, ampliando o ticket médio da sua empresa e garantindo um bom giro no estoque.

Além disso, assim fica muito mais fácil ter um bom controle de peças.

sistema para oficina mecânica

Customer Relationship Management (CRM)

Outra ferramenta essencial que você precisa conferir se há no sistema para oficina mecânica é o Customer Relationship Management (CRM). Esse recurso é fundamental para gerenciar os relacionamentos da sua empresa.

Dessa maneira, é possível ter um histórico completo do seu cliente, avaliando os produtos investidos, serviços, notas fiscais, inadimplência e muito mais.

O CRM é importante tanto para manter a rotina da sua oficina mais organizada quanto para contribuir com as ações de marketing e vendas. Afinal, é possível elaborar ações personalizadas para cada cliente e aumentar a lucratividade do seu autocenter.

Linha do tempo

A linha do tempo é um recurso do sistema para oficina mecânica que ajuda a ter uma visão mais aprofundada em toda a gestão estratégica do seu negócio.

Com esse recurso você avalia se há títulos a pagar e a receber, conferindo a origem e o destino de todos os lançamentos. Assim, não é preciso se preocupar: ele promove mais eficiência e rapidez na hora de manter a gestão estratégica em dia. É o fim das dúvidas sobre o que é a conta que chegou, sobre o que se trata o valor da fatura ou que dia virá os boletos.

Conciliação de cartões de crédito

Normalmente, as oficinas mecânicas realizam muitas transações pelo cartão de crédito. Afinal, oferecer essa alternativa de pagamento aos clientes é importante para eles se manterem fidelizados.

Porém, para que você não tenha problemas com a gestão financeira, é fundamental ter uma boa conciliação bancária. Assim, o sistema cruza as informações com a operadora do cartão. Se há alguma divergência, você recebe alertas. Desta forma, fica mais fácil identificar se há algum “furo” ou problema com os pagamentos — antes que essa situação se torne irreversível e você tenha grandes dores de cabeça, principalmente com relação à inadimplência.

Além disso, esse recurso realiza a baixa automática dos títulos de cartão de crédito. Assim, não há a necessidade de ter um colaborador específico para realizar esses lançamentos e conferências de forma manual.

Business Intelligence (BI)

Investir na tecnologia é importante para manter uma boa gestão estratégica. Assim, ter um sistema para oficina mecânica que tenha o recurso de business intelligence (BI) é uma ótima opção para gerenciar melhor o seu negócio. Afinal, relatórios manuais são coisas do passado.

Desta forma, os sistemas que contam com o BI contribuem de forma significativa na hora da tomada de decisão estratégica. Com ele, você integra e analisa informações por meio de relatórios inteligentes. Assim, há filtros que facilitam na hora de analisar os dados de uma forma mais personalizada.

Gostou de aprender mais sobre como escolher o melhor sistema para oficina mecânica? Sabia que a Alterdata desenvolveu um software específico e que conta com todos os benefícios e funcionalidades que citamos neste conteúdo? Conheça o melhor sistema para oficina mecânica agora mesmo!

 

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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