GestãoVarejo

Gerenciamento de papelaria: o que é preciso saber para ter sucesso

4 Mins de leitura

Uma boa gestão pode tornar a papelaria muito mais profissional. E esse costuma ser o caminho que empreendedores de sucesso seguem para chegar mais longe. Eles fazem do gerenciamento de papelaria a chave do crescimento de suas empresas.

A realidade é que diferentes setores, como o estoque, a gestão financeira, entre outros, podem ser sofisticados se administrados do jeito certo.

É isso que você vai aprender a fazer agora. Confira o que é necessário sobre gerenciamento de papelaria e como colocar em prática as ações mais precisas.

Importância de uma boa gestão

A gestão quando bem realizada permite que as ações executadas pela empresa se tornem mais qualificadas. E isso traz uma série de benefícios. Primeiro que os processos se tornam mais organizados. Assim, o gestor responsável tem como acompanhar cada movimentação e em função disso tomar decisões visando a melhoria ou a correção dos procedimentos.

Segundo, que com uma boa gestão o trabalho em equipe tende a ganhar em qualidade também. Bons gestores são capazes de pensar nos colaboradores não apenas em relação à questão técnica, mas em relação à motivacional também.

Por fim, mesmo a percepção do cliente tende a ser mais positiva quando o gerenciamento de papelaria é qualificado. Isso porque essa percepção costuma ser resultado de uma sequência de processos eficientes ao longo de toda a cadeia produtiva.

Logo, com gestores focados e capazes de acompanhar e aperfeiçoar cada procedimento, a tendência é que a cada entrega, os resultados sejam muito melhores.

5 dicas para um bom gerenciamento de papelaria

gerenciamento de papelaria

1. Comece estudando o mercado

O que conhecemos como mercado é a composição de 3 elementos, no caso:

  • produto;
  • concorrência;
  • público.

Qualquer ideia de negócio precisa começar com o estudo desses 3 elementos. Se uma empresa vende computadores para uso popular, por exemplo, uma primeira medida nesse sentido é estudar o comportamento do consumidor, levantar os diferenciais desse produto em função disso e comparar com os da concorrência.

O que faz com que uma empresa tenha sucesso é a sua capacidade de se posicionar no mercado. Quando isso acontece, ela encontra brechas para chegar até o cliente.

Uma ferramenta útil nesse sentido é a famosa Análise SWOT, ou Análise FOFA em português. Sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, ela permite ao gestor uma visão mais ampla do negócio e ajuda a criar posicionamento diferenciado.

2. Pense na estrutura

Quando falamos em estrutura, estamos nos referindo ao estoque, à vitrine, ao espaço para estacionamento, entre outros. É preciso então planejar toda a organização das prateleiras, das gôndolas e da disponibilização dos móveis.

Vale lembrar que sem uma exposição adequada dos produtos e fácil circulação dos clientes, sua papelaria pode perder vendas simplesmente por não ser bem estruturada.

Portanto, a dica é pensar na construção de um projeto arquitetônico útil para a finalidade do seu negócio.

Isso diz respeito à iluminação, à circulação das pessoas, considerando a acessibilidade, à própria fachada da loja, ao projeto mobiliário por departamento e até à definição das cores, visando a harmonia do ambiente.

3. Analise a equipe técnica

Seus colaboradores precisam estar bem treinados em relação aos diferentes processos do dia a dia. E essa é uma garantia que diferencia empresas com bons gestores das demais.

A gestão pode ser útil nesse sentido atuando em duas frentes:

  • da oferta de treinamento para seus colaboradores;
  • da seleção e acompanhamento dos novos profissionais.

Um gerenciamento de papelaria controlado sabe exatamente onde pretende chegar. E ele consegue medir os resultados a partir de indicadores de desempenho periodicamente analisados.

Dessa forma é possível, por exemplo, comparar períodos, mas não só isso, compreender melhor a dinâmica dos processos para interferir de maneira a sofisticar o atendimento e assim aperfeiçoar a gestão de cada profissional. No longo prazo, isso tende a se converter em um elemento benéfico para a empresa em termos de desempenho e lucratividade.

4. Estude os fornecedores

Um importante papel do gestor é fazer compras de acordo com a demanda e a sazonalidade do negócio. Para tanto, é fundamental conhecer as opções disponíveis. Uma boa dica nesse sentido é fazer um levantamento das principais informações em relação aos diferentes parceiros possíveis.

Assim, informações como preço, prazo para entrega, parcelamento, entre outras, devem estar sempre atualizadas. Da mesma forma, a análise de mercado precisa ser ampla, considerando novos agentes envolvidos e até as opções com as quais a concorrência trabalha.

Em resumo, estudar os fornecedores é essencial para que seja construída uma relação de parceria com os melhores. E isso geralmente tem a ver com o longo prazo. Empresas que conseguem criar relações interessantes com fornecedores costumam apresentar soluções melhores para seus clientes e assim vender mais.

5. Explore o marketing

Por fim, o marketing pode ser o que a sua papelaria precisa para apresentar resultados melhores em relação à concorrência. Portanto, construa uma estratégia de qualidade para sempre ter como atrair novos clientes e levar aqueles que já conhecem o seu negócio a fazer compras.

Um caminho para tanto é construindo a sua persona, a representação do seu consumidor ideal. Fazendo isso é possível pensar em estratégias que vão atingir um grande número de pessoas com potencial para comprar de você e alavancar as vendas.

Conhecendo a sua persona é possível desenvolver uma série de estratégias. No marketing digital, por exemplo você consegue anunciar em plataformas como o Google e o Instagram, atrair clientes via blog e até vender mais sem gastar um centavo por meio do chamado tráfego orgânico.

Invista em um sistema PDV para papelaria

Se tem um investimento que pode ajudar o gestor de papelaria a ter melhores resultados, este é o sistema PDV para papelaria. Com ele é possível fazer:

  • uma gestão completa do negócio;
  • um controle preciso sobre vendas;
  • acompanhamento detalhado das movimentações do caixa;
  • gestão do estoque da empresa;
  • entre outros.

E o que é melhor: tudo de maneira prática e segura. Este é o caminho mais racional para tornar o gerenciamento de papelaria eficiente a ponto de gerar melhores resultados para a sua empresa.

Todas as dicas acima apresentadas podem ser simplificadas de maneira considerável com essa solução. É isso o que pode diferenciar um negócio de sucesso da sua concorrência no mercado.

Saiba como podemos ajudar você a aperfeiçoar a gestão da sua papelaria e faturar cada vez mais. Conheça as soluções da Alterdata.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
342 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Dicas de GestãoGestão

16 motivos para usar um software para gestão financeira

5 Mins de leitura
Saiba como o software para gestão financeira impacta a rotina do seu negócio. Veja 16 motivos para usar!
Dicas de GestãoGestão

Gestão de pequenos negócios: como aprimorar a administração da sua empresa?

4 Mins de leitura
Veja as dicas de gestão de pequenos negócios para tornar e manter a sua empresa competitiva no mercado em que atua.
Varejo

O que vender na papelaria? Saiba como ampliar seu mix!

4 Mins de leitura
Confira este conteúdo repleto de dicas para saber o que vender na papelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.