NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Oficina Mecânica

CRM para Oficina Mecânica: o que é e quais os benefícios

4 Mins de leitura

Se você é o responsável por uma oficina mecânica, então sabe a importância de cuidar das diferentes necessidades dela. Entre outras obrigações, podemos citar a qualidade dos serviços, o atendimento ao cliente e o relacionamento com os fornecedores. É aí que o CRM pode ser útil para o seu negócio.

Sem ele, dificilmente você terá como competir de igual para igual com seus concorrentes. Até porque o mercado está cada vez mais sofisticado, oferecendo soluções inovadoras para os mais diferentes fins. Só que não basta apenas investir nesse recurso, é preciso inseri-lo de maneira adequada no seu projeto.

É por isso que preparamos este conteúdo: saiba exatamente o que é o CRM e como ele pode te ajudar a ganhar protagonismo empresarial.

O que é o CRM?

CRM é sigla para Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes. Este nada mais é do que um sistema informatizado, um software. Ele oferece funcionalidades para empresas otimizarem suas ações de atendimento de dia a dia.

De uma maneira geral, o CRM se refere a um conjunto de tecnologias e práticas destinadas ao relacionamento com o cliente.

Essa é uma solução que costuma aparecer dentro da realidade dos mais variados tipos de negócios. Empresas como iFood e Caloi, por exemplo, contam com tecnologias dessa natureza que são pensadas especificamente para o seu tipo de atividade. Consequentemente, elas conseguem automatizar processos e simplificar ações.

Nos dias de hoje, soluções de CRM são indispensáveis não só para simplificar a relação com o cliente. Elas também permitem trabalhar com dados extraídos de pesquisas e ações.

Na realidade de uma oficina mecânica, o CRM pode ser entendido como uma estratégia na busca por resultados. Isso porque ele sofistica o relacionamento com o público, tornando a experiência com a oficina mais qualificada.

Qual é a função do CRM na oficina?

Em resumo, o CRM serve para que a empresa entregue um atendimento diferenciado para seus consumidores e prospects. Em troca, ela tem como reter clientes e viabilizar estratégias a partir do trabalho com dados, como ações de marketing, por exemplo.

A ideia é que o CRM seja elemento central no registro e armazenamento de dados. Assim, é possível trabalhar na construção de uma cultura de relacionamento sofisticada. Essa proposta faz sentido já que o sistema permite conhecer melhor os consumidores e entender suas necessidades.

O CRM facilita a execução de tarefas dentro da oficina, em especial no que diz respeito ao atendimento. Isso porque ele realiza:

  • A coleta de dados;
  • A uniformização nos registros;
  • A simplificação na distribuição de informações.

Com a organização mais qualificada, é possível tanto viabilizar ações envolvendo clientes em potencial quanto executar as diferentes etapas de atendimento de acordo com um padrão.

Considerando as diferentes demandas de uma oficina mecânica, essa solução permite a construção de uma estrutura mais profissional. E melhor: isso pode ser feito de acordo com o perfil do seu cliente.

Os benefícios de contar com um CRM

Existem três melhorias que um CRM costuma trazer para oficinas mecânicas. Saiba mais sobre elas na sequência.

1. Qualificar os processos internos

CRM Oficina Mecânica

Se você tem preocupação com a forma como seus colaboradores atuam no dia a dia, então o CRM pode ajudar. Com ele, a execução segue as diretrizes específicas de cada ação. Isso quer dizer que o sistema armazena dados em sua memória e, em função deles, direciona as tarefas.

No geral, o CRM se apresenta como uma ferramenta que permite ao gestor acompanhar e analisar os serviços prestados. A partir de então, ele gera um cenário e estabelece as diretrizes para sofisticar esse processo.

2. Simplificar a tomada de decisão

Como gestor, você precisa saber o que fazer e a hora certa de agir. O CRM te ajuda com isso. Como ele coleta e armazena informações de maneira criteriosa, em função das necessidades dos clientes, logo, ele simplifica qualquer análise.

O que ocorre é que o sistema, entre outras ações, facilita a identificação do comportamento do consumidor e de seu grau de satisfação com o serviço prestado. Assim, tanto pontos positivos quanto negativos são mais facilmente identificados, viabilizando a criação de estratégias de mercado.

3. Entender a cabeça do cliente

O grande diferencial que qualquer empresa pode oferecer no mercado é saber o que seu cliente realmente quer. E não existe forma melhor de fazer isso do que contando com um CRM. Nele, os dados mais específicos podem ser utilizados na análise do perfil do consumidor. Logo, isso qualifica qualquer ação.

Sabendo quem são essas pessoas e o que procuram, você tem como criar estratégias mais qualificadas e assim vender mais. É um caminho sem volta para negócios que pretendem crescer.

O que o CRM pode fazer para a gestão de oficina mecânica

O CRM permite que o gestor de oficina mecânica dê um passo à frente na gestão de seu negócio. Por se tratar de um tipo de gasto geralmente inesperado pelo cliente, o bom atendimento na oficina é essencial.

E isso pode ser construído a partir do entendimento do perfil do consumidor e da busca por sua confiança. Só assim você tem como construir um relacionamento duradouro.

Para tanto, é útil trabalhar com pesquisas de satisfação via e-mail ou SMS. Serviços de reparação e manutenção precisam de feedbacks para estarem de acordo com as expectativas. Da mesma forma, estimar a quilometragem rodada para enviar lembretes sobre troca de óleo, freio, filtro, entre outros, também dá maior visibilidade ao seu negócio.

Nesse sentido, o CRM te ajuda a construir um processo automatizado a partir do perfil de cada cliente. Além de te dar os dados seguros para criar ações, ele ainda simplifica a comunicação.

Empresas que têm como marca uma ação mais estratégica são aquelas que sabem utilizar esse tipo de solução. Por isso, é importante que você também pense no CRM como um elemento para dar protagonismo à sua oficina mecânica no mercado.

No fim, o CRM para oficina mecânica é uma solução que pode colocar a sua empresa à frente das demais. Conheça a solução que a Alterdata oferece e veja como ela pode ser útil para a realidade do seu negócio.

268 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Como conciliar cartões de crédito na sua oficina mecânica

4 Mins de leitura
Confira as melhores práticas para conciliar cartões de crédito na oficina mecânica e entenda a importância dessa prática.
Oficina Mecânica

Como montar um plano de negócios na sua oficina em 2022?

5 Mins de leitura
O plano de negócios para oficina mecânica é um registro que deve ser acessado por todos a fim de ajustar o planejamento dos times a cada dia.
Oficina Mecânica

Controlando o fluxo de caixa da sua oficina mecânica

4 Mins de leitura
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para a gestão da sua oficina mecânica e refere-se à toda movimentação do caixa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.