NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Oficina Mecânica

Qual o futuro das oficinas mecânicas?

4 Mins de leitura

Sistemas de direção inteligente, carros autônomos e elétricos. Essas são algumas das tendências que já estão presentes em algumas partes do mundo e que certamente vão compor o futuro das oficinas mecânicas. Mas para lidar com o futuro, embora possa parecer distante, precisa-se iniciar o planejamento hoje.

É necessário, por exemplo, compreender como a tecnologia vai impactar a gestão de oficinas mecânicas. Também compreender como as indústrias têm desenvolvido automóveis modernos, que são diferentes dos convencionais de hoje, mas que podem se tornar frequentes nos modelos de carros da clientela da oficina.

Quer ter mais detalhes sobre essas questões? Acompanhe este texto e conheça quais as principais tendências para oficinas mecânicas. Comece a se preparar para elas, evitando ficar para trás. Confira!

Software para oficina mecânica

É inegável que o futuro das oficinas mecânicas será atrelado à tecnologia. Isso porque o avanço tecnológico tem trazido benefícios para otimizar a performance não apenas dos automóveis. Ela também traz vantagens para a produtividade das equipes de trabalho da oficina.

Sem contar que uma oficina que está disposta a passar por uma transformação digital tente a reduzir custos e oferecer uma melhor experiência ao cliente. Nesse sentido, uma das novidades para essa área é o software específico para oficina mecânica.

Essa ferramenta é desenvolvida para assumir diversas funções importantes nesse tipo de estabelecimento. Por exemplo, é possível ter um único software que faça ao mesmo tempo a gestão financeira, o controle de estoque, gerenciar a ordem de serviços e o relacionamento com cliente.

Com esse software, é possível ter uma visão ampla do negócio e saber identificar onde é preciso melhorar. Além disso, o software para oficina mecânica também ajuda a fidelizar o cliente.

Isso porque essa ferramenta consegue registrar as informações do consumidor, criando uma espécie de histórico de atividades. Neste, é possível saber quais foram as revisões feitas no veículo, os serviços já executados e as pendências.

Dessa forma, o consumidor cria uma boa impressão sobre o empreendimento, passando a considerar que aquela oficina mecânica é um local organizado e que está sempre conectado com as novidades.

Investimentos em marketing

O marketing é toda estratégia que tem como objetivo promover um produto ou serviço de uma empresa. Mas hoje em dia, o marketing vai além dessa função. Ele é utilizado fundamentalmente para construir uma imagem positiva da empresa, diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, o futuro das oficinas mecânicas também vai depender de estratégias de marketing. Elas devem trabalhar para que a oficina mecânica esteja, de modo positivo, na mente dos clientes.

Para esse setor, as estratégias de marketing vão variar. Elas devem ser distribuídas desde a maneira de organizar o estabelecimento físico e até mesmo do que é feito sobre a imagem da oficina mecânica na internet.

Considerando o espaço físico, é fundamental que o gestor da oficina mecânica consiga oferecer uma decoração que combine elementos que atraiam a atenção do público-alvo. Por exemplo, algo que tem que estar vigente no futuro das oficinas mecânicas são os espaços personalizados.

Esses são locais internos da oficina que oferecem comodidade, descanso, alimentação e descontração para os clientes. Dessa forma, a oficina se torna um lugar em que não apenas o carro é bem tratado, mas também o seu dono ou dona.

Por outro lado, falando a respeito da internet, o futuro das oficinas mecânicas também dependerá de estratégias nas redes sociais. Isso quer dizer que os perfis nessas redes devem oferecer conteúdo relevante e que engajem o público alvo da oficina mecânica.

Portanto, o marketing no futuro das oficinas mecânicas deve ser articulado, de modo que o cliente que conhece a oficina pela internet consiga ter uma experiência tão agradável quanto na visita ao espaço físico.

Oficina mecânica ecológica

A mudança climática tem trazido preocupações de diversos governos e ativistas no mundo. Já é sabido que os recursos disponíveis não vão durar muito tempo se os meios de produção e consumo não sejam alterados.

Além disso, clientes estão cada vez mais dispostos a comprarem com empresas que assumem práticas sustentáveis. A tendência é que organizações poluidoras acabem fechando as portas, ficando para um passado que os nossos filhos não querem ter mais.

Nesse contexto, o futuro das oficinas mecânicas também está dependente de uma postura ecológica. É necessário que o empreendimento seja renovado, buscando alternativas que reduzem o impacto no meio ambiente.

Como caminhos para essa sustentabilidade, pode-se citar o descarte correto de peças e fluidos, criar um sistema de reutilização de óleos, além de oferecer serviços de reciclagem dos materiais.

Também é recomendável que, nesse contexto, sejam implementadas estratégias de reuso da água natural. Para esse caso, pode-se utilizar a captação da água da chuva e armazenamento desta para que seja utilizada em diversos tarefas da oficina, como nas limpezas de chão e descargas de banheiro. Pensando nessas estratégias, o futuro das oficinas mecânicas tem de ser ainda mais promissor.

Veículos elétricos e o futuro das oficinas mecânicas

futuro das oficinas mecânicas

Embora ainda seja pequena a quantidade de carros elétricos no país, o futuro das oficinas mecânicas deverá se preocupar com esses novos automóveis. Isso porque grandes montadoras, como Volkswagen, Tesla e Renault, têm intensivamente trabalhado no desenvolvimento desses veículos inteligentes, os quais em breve poderão estar à disposição no mercado.

Para que a oficina mecânica não perca tempo, é fundamental que ela já possua uma equipe que pense como se preparar para atender a esse tipo de veículos. Para isso, é preciso investir em pessoal especializado e buscar informações a respeito de irregularidades mecânicas e outras características fundamentais para o bom funcionamento de veículos elétricos.

Essas foram algumas informações sobre o futuro das oficinas mecânicas. É importante destacar que, ao utilizar um software para oficina, é essencial contatar uma empresa especializada nesse assunto. Afinal, é preciso garantir que o software esteja de acordo com a estrutura do negócio e que funcione de maneira eficiente.

Quer ficar por dentro de novidades como essas? Então não deixe de ler os artigos da seção de oficinas mecânicas no blog da Alterdata. Periodicamente são publicados materiais relevantes e atualizados para que a sua oficina mecânica cresça mais e melhor.

256 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Como organizar uma oficina mecânica?

4 Mins de leitura
Veja o passo a passo de como organizar uma oficina mecânica para melhorar o desempenho do seu negócio.
Oficina Mecânica

Marketing para oficina mecânica: 4 dicas para aplicar

4 Mins de leitura
Descubra agora mesmo as melhores dicas de marketing para oficina mecânica e comece já a aplicar no seu negócio.
Oficina Mecânica

O Guia Completo do gerenciamento de oficina mecânica

4 Mins de leitura
Saiba como fazer o gerenciamento de oficina mecanica do jeito certo para crescer de maneira mais rápida e organizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.