Varejo

7 dicas para montar uma vitrine chamativa na sua papelaria

4 Mins de leitura

A atenção das pessoas custa caro. Empresas dos mais variados portes investem pesado para conseguir isso em seus negócios. Entre outros exemplos estão a Coca-Cola, com sua tradicional campanha de fim de ano. Tem também o caso das Casas Bahia, com uma estratégia bem agressiva para o varejo. No geral, o que essas empresas entenderam é que atrair clientes é fundamental.

E, no contexto de lojas físicas, isso tem tudo a ver com a vitrine. É o caso da papelaria. Com uma vitrine montada de maneira inteligente, você consegue chamar a atenção das pessoas. Consequentemente, suas chances de venda são muito maiores.

Quer saber como fazer isso com critérios? Então confira nossas dicas para montar uma vitrine chamativa na sua papelaria.

1. Conheça o perfil do seu público

vitrine papelaria

Pense no potencial que a exposição dá à sua papelaria. Uma empresa localizada em um bairro movimentado não precisa de muito para conquistar clientes. Basta ter uma estratégia focada em seu consumidor ideal para aparecer como uma solução para ele.

Se o seu consumidor ideal for homem, entre 15 e 20 anos, que faz cursinho, logo, você deve pensar em uma abordagem. Caso esse consumidor seja mulher, entre 25 e 30 anos, que faz faculdade, o caminho é outro.

A questão é entender quem mais tende a comprar de você. Faça isso analisando seus dados atuais e consultando seus registros, para encontrar aquela que chamamos de persona do seu negócio. O caminho é chegar a uma espécie de média do perfil e do comportamento de todos os seus clientes.

Conhecendo a persona tudo fica mais fácil para a comunicação da sua empresa. E isso diz respeito também à montagem da vitrine que deverá agradar seu público-alvo.

2. Aposte em cores da estação

Tenha atenção às fases do ano. Ações sazonais são muito interessantes para atrair clientes. Assim, pense em estratégias para todas elas: verão, outono, inverno e primavera. Cada época tem sua peculiaridade. E isso pode representar uma oportunidade para você criar estratégias chamativas.

Decorando sua papelaria para o verão, por exemplo, torna-se possível apostar em cores mais quentes. Consequentemente, produtos que remetem à estação podem ganhar destaque. No dia de entrada da primavera, por exemplo, pode apostar em flores de papel ou cores bem vibrantes.

Procure usar a criatividade para dar à papelaria um ar de acordo com a época. Isso faz com que ela se torne atual aos olhos do público.

3. Trabalhe com produtos da moda

Não é segredo para ninguém, mas produtos que estão em evidência chamam a atenção por si só. Por isso, confie no sucesso deles para alavancar suas vendas.

É importante ter atenção àquilo que conquista as pessoas. Produtos muito procurados representam um chamariz incrível para qualquer negócio. E se o preço for realmente compatível, então você tem um elemento que pode tornar sua empresa um sucesso.

A dica é muito simples: valorize os seus campeões de venda. A lógica é que se eles são os que mais saem, logo, uma vez expostos, eles podem atrair mais gente para dentro da papelaria. Confie nisso e teste seus melhores produtos na vitrine da sua loja.

4. Acompanhe as datas comemorativas

Eventos especiais também podem ser explorados na sua vitrine. É o caso do carnaval. Por se tratar de uma comemoração que remete à alegria, ela permite um trabalho bem criativo na montagem do que é exposto.

Não perca essa oportunidade e faça com que a loja fique bem à caráter para o evento. Assim, além de expor os produtos, você ainda tem como mostrar que sua papelaria está acompanhando os acontecimentos.

Perceba como eventos como o Natal e o Réveillon, por exemplo, também mudam a dinâmica das ruas. Quando eles se aproximam tudo ganha um ar mais próprio para eles. E isso certamente facilita as vendas.

Em resumo, tenha uma ação estratégia para vender mais. Datas sazonais existem o ano todo, por isso é tão importante se preparar para elas.

5. Apresente novidades na sua vitrine

Não são apenas seus produtos mais vendidos que devem estar expostos. Empresas também devem ser capazes de mostrar seu potencial inovador nas vitrines.

Neste caso, o mais importante é você entender que determinado produto tem tudo para ser útil para o consumidor. Mesmo que ainda seja desconhecido. Se você tem uma solução na qual acredita, então vale a pena divulgar. É o caso de brinquedos do momento, como os Fidget Toys, ou as canetas coloridas que viralizaram nas redes sociais.

Procure conhecer bem as soluções presentes na sua papelaria e estude os interesses da sua persona. Alinhando essas duas análises, as chances de você encontrar soluções vantajosas para o cliente se tornam maiores.

Se sua papelaria estiver em local movimentado e a comunicação for adequada, isso pode ajudar a promover seu futuro campeão de vendas. A questão é estudar bem seus produtos para dar espaço para aqueles que de fato podem vender bem.

6. Ofereça promoções vantajosas

As pessoas adoram boas oportunidades. Mesmo em situações que elas sequer precisam de determinado produto ou serviço. Basta ver como os shoppings estão sempre lotados até em momentos do ano que teoricamente não seriam propícios para isso.

Sendo assim, não deixe de explorar esse lado do seu consumidor. É possível entregar uma série de ofertas interessantes. Produtos com baixa saída podem ser ofertados dentro de kits, acompanhando produtos que vendem mais. Já os itens muito procurados podem acelerar ainda mais as vendas, caso venham com desconto.

No geral, não deixe de pensar na questão do preço para atrair clientes para a sua papelaria e vender mais todos os dias. É muito difícil existir uma forma de chamar atenção das pessoas melhor do que mostrar produtos interessantes com desconto na vitrine.

7. Pense na disposição dos elementos

Por fim, não deixe de valorizar a harmonia entre os elementos na vitrine. Pode parecer fácil, mas compor um espaço tão importante no seu negócio de maneira racional é tarefa complicada. Por isso, pense sempre em disponibilizar os elementos de acordo com uma lógica.

Cores, tamanhos e tipos devem seguir uma proporção. E quem passa na frente da loja deve ter uma sensação de conforto ao ver os produtos ali. Portanto, capriche na escolha dos elementos, mas não exagere. É importante construir esse aspecto visual do jeito certo.

Em resumo, tenha critérios na hora de compor esse espaço. Sua vitrine pode ser o principal motivo para as pessoas entrarem na sua loja, por isso, monte-a com cuidado.

Quer saber mais sobre como você pode administrar a sua papelaria da melhor maneira possível? Então conheça mais conteúdos da Alterdata.

328 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

6 cuidados fundamentais no estoque para papelaria

4 Mins de leitura
Saiba como organizar e lidar com o estoque para papelaria de uma maneira que ele se torne um diferencial para a sua empresa.
Varejo

Como investir em marketing para papelaria? Entenda mais

4 Mins de leitura
Investir em marketing para papelaria de forma adequada pode ser a girada de chave que o seu negócio precisava!
Varejo

Como transformar minha loja de xerox e impressão em uma papelaria?

4 Mins de leitura
A loja de xerox e impressão deve ampliar o estoque, investir em tecnologia e aumentar a equipe para se tornar uma papelaria de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.