Oficina Mecânica

Como organizar uma oficina mecânica?

4 Mins de leitura

Saber como organizar uma oficina mecânica é fundamental para o sucesso do negócio. Dependendo da sua idade, deve ter em mente a imagem da oficina padrão, ou seja, em um ambiente nada agradável para os clientes e trabalhadores.

O fato é que esse tipo de oficina ainda existe, mas tende a se tornar apenas uma memória. Na atualidade, os clientes priorizam conforto e desejam ser atendidos com o máximo de presteza e qualidade.

A oficina de hoje deve ser limpa, organizada e confortável. Desse modo, é capaz de satisfazer os clientes e aumentar a própria eficiência — algo que faz parte da sua lista de desejos, não é mesmo?

Vem com a gente saber como organizar uma oficina mecânica em 8 passos!

Oito passos sobre como organizar uma oficina mecânica

1. Determine os espaços das áreas da sua oficina

Falou em organização, pensou em manter cada coisa em seu lugar. Por esse motivo, o primeiro passo de como organizar uma oficina mecânica é demarcar as áreas onde cada tipo de serviço é feito.

Esse tipo de organização é fundamental para otimizar o tempo em que são realizados, pois você cria um tipo de linha de produção. Além disso, as ferramentas necessárias estarão sempre por perto.

Espaços demarcados eliminam a necessidade de buscar produtos e ferramentas por todo o ambiente, ou seja, a equipe ganha velocidade para ser mais produtiva. Por consequência, o trabalho rende e se torna menos estressante.

2. Mantenha limpo o local de trabalho diariamente

Um dos principais diferenciais de uma oficina é o nível de conhecimento do mecânico. No entanto, se ele trabalha em um ambiente insalubre, provavelmente se sentirá desvalorizado, pois o estudo é essencial nessa profissão.

Outro aspecto importante é que a primeira impressão é a que fica. Para muitos clientes, esse é um fator determinante para escolher a sua oficina mecânica ou a do seu concorrente. Posto isto, mantenha a sua limpa e organizada — diariamente, tá?

É compreensível que, na correria, tudo acabe ficando espalhado. Só que imagine se isso acontece no restaurante onde você almoça, na loja onde compra roupas ou na livraria onde escolhe novos títulos.

3. Incentive a equipe a manter tudo organizado

Como organizar uma oficina mecânica

Não basta saber como organizar uma oficina mecânica. É fundamental pôr esse conhecimento em prática, principalmente com a ajuda da sua equipe.

Quando os funcionários não colaboram, eles são os principais prejudicados. Lembre-os de que os minutos que perdem procurando algo poderiam ser ganhos de outra maneira, rendendo mais.

Se todo mundo colaborar, todos ganham. Além disso, o trabalho de limpeza e organização passa a ser menos cansativo quando se torna parte da rotina.

4. Adote políticas para a organização da oficina

Há duas maneiras de se fazer isso. A primeira, e mais prática, é a criação de regras. Determine como as ferramentas devem ser organizadas, como precisa ser o vestuário, onde ficam os diagramas elétricos e por aí vai.

Outra maneira é a adoção de uma convenção, ou seja, quando o hábito se transforma em uma regra. Leva mais tempo, mas ajuda a incorporar as boas atitudes de organização na rotina de todos.

Também é essencial comunicar as regras ou convenções. Deixe alguns avisos expostos para lembrar os funcionários, além de imprimir cópias e distribuir entre eles. E não se esqueça de elogiar quando tudo estiver certo.

5. Deixe as peças e materiais sempre etiquetados

Sobre as peças e ferramentas, aqui vai um dos passos mais valiosos para saber como organizar uma oficina mecânica: deixe-os sempre etiquetados, pois facilita a localização deles.

Basta utilizar caneca e etiquetas adesivas, que podem ser transparentes. Separe os produtos e ferramentas para etiquetá-los.

Desnecessário para alguém com tanta experiência? Nem sempre. Ferramentas parecidas, como os sensores de temperatura, não servem para qualquer carro. Quando o profissional estiver com pressa, pode pegar o errado.

6. Faça uma revisão das suas peças e materiais

Evite o acúmulo de peças e materiais que não são mais usados. Descarte-os! Alguns estão quebrados ou já são incompatíveis com as novas tecnologias dos veículos, portanto, não têm por que continuarem na sua oficina.

Por falar em descarte, um dos motivos que gera bagunça na oficina mecânica são os rejeitos. Em alguns casos, são tantos que chegam a cobrir peças e sujar muito o ambiente quando não são recolhidos a tempo.

Marie Kondo, guru japonesa na organização, diz que você deve aprender a se livrar das coisas necessárias que insiste em manter. Ficou mais de um ano sem usar? Passe adiante!

7. Organize-se… financeiramente também

Quem disse que saber como organizar uma oficina mecânica se limita ao visual, ao ambiente do negócio? A organização também deve passar pelas finanças, pois esse tipo de gestão é fundamental para o seu sucesso.

A situação econômica de qualquer negócio é vista nos resultados, portanto, prepare-se para deixá-la saudável. Planeje e organize o fluxo de caixa, para deixar o balanço em dia e saber no que está gastando e ganhando dinheiro.

Percebeu uma folga no orçamento? Pode ser o indicativo para investir em ações que tragam mais resultados e, consequentemente, lucro.

8. Invista em um sistema de gestão

Um bom sistema de gestão te ajuda a se organizar financeiramente, pois registra todas as entradas e saídas, além de emitir relatórios e ordens de serviço.

Ele também controla o estoque com mais eficácia, pois mostra uma visão mais ampla das peças e produtos que têm maior demanda, bem como as de alta rentabilidade.

O sistema de gestão para oficina mecânica ainda cadastra os clientes, proporcionando melhorias ao atendimento. Note que, com ele, os dados estarão sempre a mão!

Viu como organizar uma oficina mecânica não é um bicho de sete cabeças? Coloque essas ações em prática para obter resultados cada vez melhores.

Quer ver outras dicas para fazer uma gestão de oficina eficiente? Continue lendo os demais artigos do blog da Alterdata sobre o assunto!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Qual futuro das oficinas mecânicas?

4 Mins de leitura
O futuro das oficinas mecânicas é composto por softwares de gestão e posturas ecológicas.
Oficina Mecânica

Plano de negócios para oficina: saiba como montar

5 Mins de leitura
O plano de negócios para oficina mecânica é um registro que deve ser acessado por todos a fim de ajustar o planejamento dos times a cada dia.
Oficina Mecânica

Como aproveitar melhor o seu sistema para centro automotivo

4 Mins de leitura
O sistema para centro automotivo agrupa processos, tornando-os mais eficientes e possibilitando o crescimento do seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *