Gestão Contábil

CRM contábil: 11 benefícios para inserir no seu escritório!

5 Mins de leitura

Um CRM contábil é a solução para gerir o relacionamento com o cliente, desenvolvida sob medida a profissionais de contabilidade. Mas sua utilidade vai muito além de uma simples plataforma de cadastro. Afinal de contas, o Customer Relationship Management é um dos pilares do sucesso de empresas de todos os ramos.

Essa é uma necessidade no segmento de serviços, já que, nele, o “produto” é invisível e a percepção da qualidade tem muito a ver com o atendimento. Por isso, escritórios contábeis que contam com um CRM projetado para melhorar nesse quesito tendem a apresentar resultados acima da média, graças aos benefícios listados a seguir. Veja agora quais são eles!

1. Traz organização e alta produtividade

Escritórios contábeis lidam com grandes quantidades de documentos fiscais e tributários. Por outro lado, seja qual for o ramo, um CRM nas companhias é sempre uma ferramenta que ajuda a organizar as rotinas. Isso porque, entre suas funcionalidades, está o armazenamento e a gestão de arquivos.

Uma prova disso é a pesquisa CRM: Transformation for an on demand World, da IBM. Segundo o levantamento, com um CRM, as empresas participantes tiveram redução no tempo de até 25% para resolver problemas.

2. Torna a jornada do cliente mais precisa

A julgar pela aplicação do conceito e ferramentas CRM, não restam dúvidas de que um processo de vendas eficaz depende de como a empresa conduz o cliente até a conversão. Para isso, é necessário mapear a jornada do consumidor, na qual a empresa identifica todos os passos que um lead (cliente em potencial) precisa dar até fechar negócio.

O CRM é o recurso ideal nesse sentido, porque ele provê a empresa com dados indispensáveis ao mensurar as questões levantadas em cada etapa na jornada. Assim, ela se habilita a respondê-las com maior precisão.

3. Aproxima a empresa do cliente

Toda empresa tem como seu “santo Graal” a satisfação do cliente, concorda? Afinal, consumidor satisfeito volta a comprar, indica a marca e vira seu fiel defensor. Mas, para que isso aconteça, é necessário investir no relacionamento. Somente assim os hábitos, gostos e necessidades serão identificados no timing adequado.

Essa é mais uma vantagem que você agrega quando conta com um sistema de gestão do relacionamento com o cliente. Ele permite que cada movimento do lead seja detectado em tempo real, ajudando a mapear seu perfil.

4. Melhora o relacionamento

Relacionar-se com o cliente é um processo que demanda grande esforço do marketing. De acordo com uma pesquisa da StayApp, 74% das pessoas esperam receber serviços e produtos de graça em algum momento, por exemplo.

Até aí tudo bem, mas, em escritórios contábeis, oferecer serviços sem custos é algo muito mais desafiador. Nesse sentido, quanto mais informação você tiver sobre seu cliente, melhor ele será compreendido e, assim, seu escritório poderá atender melhor às suas expectativas.

5. Aumenta a satisfação do consumidor

Quando o cliente contábil percebe que suas demandas são atendidas, e que o escritório faz com que ele se sinta especial, a consequência é o aumento da sua satisfação. Aqui, a empresa dá um passo decisivo para chegar ao nível mais alto no relacionamento com o consumidor: o encantamento.

Quem leva isso a sério, considerando a pesquisa da StayApp, tem retorno elevado. Afinal, cada 7 pontos percentuais no aumento da fidelidade correspondem ao incremento de 85% nos lucros enquanto o cliente se mantém ativo. Em outras palavras: cliente satisfeito compra mais, mesmo que já esteja pagando por algum outro serviço.

6. Seu escritório adquire vantagem competitiva

A pesquisa da IBM, citada anteriormente, revela que empresas que contam com um CRM apresentam crescimento na taxa de negócios fechados em até 30%. Já imaginou se o seu escritório pudesse melhorar a performance comercial nesse patamar?

Por isso, um CRM contábil é um fator essencial no sucesso. Dessa forma, a empresa de contabilidade que conta com esse recurso estará, inevitavelmente, em vantagem perante a concorrência.

7. Amplia o ticket médio

Escritórios contábeis apresentam um ciclo de vendas mais longo, ou seja, leva mais tempo para fechar negócio do que uma loja de roupas, por exemplo. Assim sendo, é muito mais difícil melhorar os resultados em indicadores de performance (KPIs), como o ticket médio.

Relembrando, esse KPI consiste em dividir as receitas em um período pela quantidade de clientes atendidos, chegando a um número que pode indicar declínio ou incremento nas vendas. Com um CRM contábil, seu escritório poderá melhorar nesse aspecto, já que terá dados estruturados para decidir o que fazer a respeito.

8. Reduz a inadimplência

Definir estratégias de cobrança e gestão de inadimplência é, por si só, um desafio, não importa de que ramo a empresa seja. Em negócios de receitas recorrentes, como é o caso dos escritórios contábeis — apesar do crescimento das demandas pontuais —, controlar a frequência dos pagamentos é questão de sobrevivência.

Esse controle é muito mais preciso quando se tem um sistema projetado para antecipar prazos de pagamentos, vencimentos de contas e eventuais juros e encargos. Com maior domínio sobre tais aspectos, seu escritório ganha capacidade de se antecipar e, assim, evitar que um cliente entre em uma perigosa bola de neve de endividamento.

9. Otimiza a comunicação interna

A verdade é que dificilmente haverá um bom relacionamento com o consumidor se, no dia a dia de trabalho, as pessoas no escritório não conseguem se comunicar. Uma cultura voltada para CRM ajuda muito nesse sentido porque, de certa maneira, estimula a troca de experiências e forma um ambiente leve. Isso vai refletir na ponta final do processo e, em consequência, o cliente se sentirá acolhido e confiante em sua jornada.

10. Integra marketing e vendas

Vale destacar que um CRM é muito mais que um software de cadastro de clientes. Ele é, sobretudo, uma ferramenta de gestão comercial pela qual o relacionamento com o cliente é a base de resultados melhores.

Por sua vez, esses resultados dependem da integração das equipes de marketing e vendas. Essa é uma tarefa que pode ser melhor executada quando o relacionamento com o cliente é automatizado em algum nível — no seu escritório, com a ajuda do CRM contábil.

11. Fornece maior compreensão dos processos comerciais

Outro ponto que cabe destacar é a diferença entre um CRM e um ERP. O primeiro, como você viu até aqui, consiste em um sistema desenvolvido para gestão das interações dos seus clientes com o seu escritório. O segundo é utilizado enquanto recurso para integrar setores interdependentes em uma empresa, facilitando a gestão do negócio como um todo.

Um CRM contábil ajuda não só a se comunicar melhor com a equipe como a entender e a controlar seus processos comerciais de ponta a ponta. Acredite, com esse recurso, sua empresa contábil vende mais, fideliza e, ao mesmo tempo, encanta. Vale a pena ou não?

O software contábil da Alterdata é a solução completa para seu escritório, pois conta com uma poderosa ferramenta de CRM. Fale conosco e solicite agora mesmo uma demonstração!

183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão Contábil

7 estratégias de marketing para escritório contábil

9 Mins de leitura
O marketing para escritório contábil é hoje uma ação indispensável, principalmente com tanta inovação na contabilidade. Afinal, empresas de todos os tamanhos…
ContabilidadeGestão Contábil

Despesa, custo e gasto: você sabe qual a diferença?

4 Mins de leitura
Saber os conceito de despesa, custo e gasto é fundamental para o preenchimento correto dos relatórios contábeis
Gestão Contábil

Entenda definitivamente a importância do contador para sua empresa

4 Mins de leitura
Você sabe qual é a importância do contador nas empresas? Bom, basta que comecem as burocracias para que a presença desse profissional…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *