Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
O que é CRM

CRM – Uso do Conceito e Ferramentas na Gestão da sua Empresa

  • 22 de maio de 2020
  • Hugo Dias
  • Dicas de Gestão
  • 0
  • 0

No cenário atual do mercado, não podemos nos limitar a oferecer produtos e serviços de qualidade, bom preço e prazo flexível.

Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa, entre 5 e 7 vezes, mais caro do que manter os clientes atuais. Os chamados “novos consumidores” buscam, cada vez mais, a satisfação pessoal e realização em cada compra. Mas como satisfazê-lo pessoalmente se não o conhecemos intimamente?

Uma das respostas possíveis está na utilização do CRM. O Customer Relationship Management, além de ser um conceito de gestão do relacionamento com o cliente, é um sistema integrado de gerenciamento e de informações, comunicação e interação, ou seja, é uma ferramenta que permite conhecer profundamente as necessidades e comportamentos dos clientes que geram mais valor para as companhias.

CRM e seu conceito

O conceito de CRM é bem antigo, porém, era visto como algo comum e simples, apesar de já personalizado, como o antigo relacionamento entre o feirante e seu cliente comprador assíduo, onde o primeiro conhecia todas as preferências do segundo, desejos pessoais dos filhos, gostos da família… o que permitia oferecer um tratamento especializado. Esse relacionamento estreito hoje é muito desejado em grandes empresas, trabalhando com o conceito de marketing “one-to-one”, pois o cliente é o foco das novas estratégias.

O principal objetivo dessa ferramenta é apoiar as companhias na fidelização da clientela, além de conquista de novos clientes e novos mercados, através do máximo conhecimento dos fatores que levam à satisfação pessoal e superação das expectativas de cada um. Mas, esse esforço torna-se impossível sem uma ferramenta tecnológica adequada. Por isso, as ferramentas de CRM são utilizadas para reunir os dados alimentados de forma integrada por todos os setores e organizar as informações; minerar os dados de acordo com as possibilidades de aplicação prática; e, com isso, permitir o direcionamento da companhia para uma estratégia comercial com foco e possibilidades do acompanhamento da sua evolução.

Aplicação do CRM nas Empresas

Muitas empresas ainda não estão adequadas à nova realidade do mercado, em que o foco do negócio está no cliente, e não no produto. Por este motivo, ainda têm seus setores de marketing, vendas, treinamentos, todos com o foco nas especificações, qualidade, preço e público geral a ser atingido com seu produto. Com essa mentalidade, as companhias consideram de forma míope que os consumidores com algumas características genéricas têm a mesma necessidade específica. Um exemplo que podemos considerar é o da indústria da moda com foco no produto, imaginar que o consumidor masculino, entre 40 e 50 anos, trabalhando na região da Avenida Paulista utiliza terno e gravata para trabalhar. O fato de ser uma ideia geral do grupo, não dá condições para perceber as particularidades de cada indivíduo ou de cada organização.

Algumas empresas tentam, equivocadamente, usar um modelo padrão para as informações, baseadas no tipo de atividade da empresa, como exemplo: uma distribuidora de alimentos, que usa as mesmas informações de outra. A proposta, neste caso, vai contra a ideia do CRM, pois tem várias particularidades que uma empresa deve considerar que não se aplicam, necessariamente, a outras do mesmo ramo alimentício, tais como região de atuação com seus respectivos custos, público-alvo, classe social da região, entre outras variações que podem tornar mais pessoal a classificação dos clientes que estão no CRM, tratando-os como indivíduos, não como grupos.

Muitas companhias ainda têm um longo caminho para a evolução desta ferramenta de forma massiva, e o principal fator de mudança não está relacionado ao software que é utilizado, mas, à qualidade das informações ou aos produtos comercializados pela companhia. As principais mudanças que devem existir para um uso adequado do CRM, estão nas culturas das organizações e no envolvimento real dos colaboradores, e por fim, na busca pela excelência na gerência do relacionamento com o cliente.

Acreditamos que sempre é possível melhorar. Se compartilha dessa convicção, veja agora sobre a Transformação digital, e como um ERP pode ajudar no cenário fiscal?

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
  • 0
  • 0

CRM, Gestão

  • Anterior
  • Próximo

Hugo Dias

Gerente da filial São Paulo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro

Recentes

  • [ E-book ] Como gerenciar uma loja de roupas: o guia completo
  • Qual o melhor software para pet shop?
  • DP 2021 : Atualizações importantes
  • Checklist do Departamento Pessoal: 14 obrigações em final/início de ano!
  • Está liberado o envio de eventos de Folha para o eSocial!

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade CRM DCTF Dicas de Gestão DIRF ebook ECD EFD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

©1989 - 2020 - Alterdata Software - Direitos reservados.