Contabilidade

Contador online: conheça seus maiores desafios

7 Mins de leitura

Não tem como negar: as tecnologias derrubaram as barreiras que dificultavam o crescimento das empresas. Hoje em dia, é possível fazer reuniões, concluir vendas e até acompanhar o desempenho de funcionários graças a aparelhos que cabem na palma de uma mão. E tudo isso estando em qualquer lugar, qualquer que seja a hora do dia. Isso também com na vida do contador online.

Nesse cenário, as pessoas querem cada vez mais automatizar e dinamizar seus processos e atividades. Daí vêm as diversas oportunidades para o trabalho de um contador online trazidas pelos avanços tecnológicos, com a internet interligando prestadores de serviços e clientes, aumentando assim as chances de sucesso.

Você por acaso quer ganhar mais espaço no mercado e otimizar seus resultados? Então precisa acompanhar essa tendência desde já! Só atenção: como ainda são várias as dificuldades que atrapalham o trabalho de um contador online, é fundamental estar preparado para superá-las, mostrando o diferencial da sua empresa ao mercado.

Nosso post de hoje vai mostrar justamente quais são os maiores desafios que uma gestão contábil pode enfrentar no mundo digital e como lidar com eles sem tropeços. Confira a seguir!

Conquistar a confiança dos clientes

Todo negócio é baseado na confiança dos clientes. Afinal, quando eles não acreditam ou confiam na empresa, os concorrentes logo ocupam seu espaço, colocando em risco sua estabilidade financeira. E o cenário não é nada diferente para o contador online!

É preciso ter em mente que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais próximos dos prestadores de serviço, tornaram-se mais exigentes e fazem questão de avaliar o que recebem. Existem inclusive sites criados exclusivamente para avaliar a qualidade das atividades das empresas.

Por essas e outras, o cumprimento dos prazos estipulados em contrato é essencial, promovendo a conquista dos clientes. Essa preocupação mostra que você é um contador online pronto para resolver todos os problemas contábeis que surgirem, demonstrando profissionalismo e seriedade.

Gerenciar as informações

A atual demanda tecnológica exige muito preparo dos contadores online, com as informações usadas em sua rotina de trabalho devendo ser guardadas com muita segurança. Por isso, é fundamental contar com um software contábil adequado a suas necessidades, melhorando a produtividade geral.

Na prática, essas questões já deixaram de ser diferenciais para promover destaque no mercado, tornando-se absolutamente essenciais. Afinal de contas, a quantidade de dados a ser administrada só cresce.

Em muitas situações, o contador precisará trabalhar com documentos digitais, bem como com informações contidas em e-mails ou obtidas em telefonemas e reuniões presenciais. Em qualquer formato que estejam, os dados devem ser organizados e armazenados da maneira correta.

Nesse sentido, o principal desafio está relacionado à capacidade de gerenciar tudo o que acontece sem perder o controle da situação. Algumas medidas podem ajudar a superar ocorrências negativas, como:

  • ter uma boa equipe de trabalho;
  • planejar as atividades a serem realizadas;
  • seguir o planejamento;
  • trabalhar com um software customizável;
  • usar técnicas e práticas que fomentem a produtividade do escritório;
  • saber posicionar a marca;
  • conhecer as necessidades de cada cliente.

Adaptar-se às novas tecnologias

A automação de tarefas é uma realidade para muitas empresas. E pode acreditar: quem não seguir essa tendência logo será passado para trás pelos concorrentes. Para não correr esse risco, fique de olho nas novas tecnologias, implementando-as em sua gestão sempre que necessário.

O uso de um software de gestão contábil é um ótimo exemplo disso, pois facilita o acompanhamento das movimentações financeiras dos clientes, importando lançamentos de diversos tipos de layout. Essa solução também permite a criação de relatórios atualizados com os resultados das contas apuradas no sistema.

Outra função muito importante viabiliza a comparação entre duplicatas recebidas com notas faturadas. Dessa forma, você evita problemas e imprevistos em seu gerenciamento financeiro. Todas essas (e tantas outras) características aumentam a produtividade da equipe e permitem analisar o desempenho dos consumidores.

As redes sociais também oferecem várias oportunidades que devem ser aproveitadas por um contador online. Com elas, é possível conhecer melhor seu público, descobrindo seus desejos e suas demandas. Além disso, essas plataformas podem ser usadas para educar o mercado, disponibilizar conteúdos que aumentem o engajamento dos clientes e monitorar as ações de concorrentes.

Agilizar processos de olho na regulamentação

Surgindo como uma extensão do desafio que acabamos de citar, temos a necessidade de estabelecer um equilíbrio entre produtividade e confiabilidade na rotina de um escritório contábil online.

É preciso ter em mente que, por mais que as normas tributárias possam parecer repetitivas e burocráticas, ainda assim são obrigações necessárias para se dar bem nesse setor. E, de novo, um bom software de gestão contábil aparece como solução para o problema.

Isso acontece graças à automação na coleta e à conferência desses valores, combo que consegue proporcionar o melhor dos 2 mundos: agilidade no atendimento ao cliente, mas sem abrir brechas para erros relacionados ao Fisco — que, no caso de um escritório contábil, pode ser muito prejudicial para os negócios.

Manter-se sempre atualizado

Se você pretende crescer e se consolidar com seu escritório de contabilidade online, não basta incluir tecnologia e seguir em frente. É essencial lembrar que esse é um caminho de constante atualização e adaptação.

Em um mercado digital, tudo pode mudar muito rápido. Diariamente surgem novas ferramentas que facilitam o trabalho, bem como novas funcionalidades para sistemas de gestão a fim de gerenciar melhor os dados, novas formas de entrega do serviço ao cliente e até ideias disruptivas que mudam todo o jogo. Sobrevive nesse cenário quem está atento às tendências e reage primeiro.

Isso significa ficar de olho em blogs especializados, seguir pessoas e empresas influentes no setor, ler notícias sobre seus concorrentes e desenvolver novas ideias que, muitas vezes, podem inicialmente nem ser voltadas para a contabilidade. Já pensou que basta um insight criativo para você pular anos na frente da concorrência?

Reverter a falta de valorização

Por mais que as tecnologias tenham trazido vários benefícios para as rotinas pessoais e profissionais da maioria dos indivíduos em nossa sociedade, um escritório de contabilidade físico ainda costuma ser mais valorizado que um contador online. Mas essa situação pode ser facilmente revertida com a prestação de um serviço de qualidade e a produção de conteúdos que agreguem valor a seu produto.

A dica aqui é ter muita atenção no atendimento aos clientes, fazendo com que eles eventualmente o indiquem para seus amigos, parentes e colegas de trabalho. Essas indicações podem ser cruciais para você aumentar sua cartela e ganhar notoriedade no mercado.

Comunicar-se com eficiência

A gestão de qualquer empresa demanda uma boa dose de diálogo e capacidade de comunicação. Quando isso não acontece, as relações enfraquecem, fazendo com que as partes envolvidas percam interesse nos objetivos previamente planejados.

Então não tem escapatória: o contador online precisa saber se comunicar com fornecedores, colaboradores e clientes, atuando como um líder para a equipe e acompanhando de perto o andamento dos projetos. Além disso, ele deve escutar o que seus clientes querem, a fim prestar um serviço certeiro.

As ferramentas digitais facilitam o trabalho nessas horas. Telefonemas, e-mails, videoconferências e até mesmo reuniões podem ser marcadas para criar laços e demonstrar sua preocupação em prestar um atendimento cada vez melhor.

A verdade é que o sucesso de um escritório de contabilidade depende do empenho e do esforço de seus funcionários. E é claro que um gestor tem um papel fundamental na obtenção de resultados positivos e na superação dos obstáculos que surgem em sua vida profissional.

Criar autoridade e reconhecimento

Não basta oferecer um bom serviço e ter clientes satisfeitos. Você precisa divulgar isso para o máximo de pessoas possível! Hoje em dia, a principal estratégia de alcance de mercado na internet está em ações de marketing digital que insiram sua empresa organicamente na vida do público.

O marketing de conteúdo é um exemplo disso. Manter um blog e gerenciar redes sociais para falar sobre assuntos relevantes ao público-alvo cria uma relação de confiança e autoridade. A contabilidade online ainda é vista com dúvidas? Pois essa é sua oportunidade para educar potenciais clientes! Assim, quando se convencerem dos benefícios de contratar um escritório contábil na internet, sua marca será a primeira opção em mente!

Vencer a concorrência

Talvez o maior desafio para se consolidar como um contador online é o fato de sua concorrência não estar mais no seu bairro ou mesmo na sua cidade. Esse novo mercado coloca pessoas do Brasil inteiro na mesma vitrine, nem sempre vencendo o mais qualificado.

É claro que as pessoas buscam primor no serviço que estão contratando, mas, para esse novo público, algumas outras questões são tão importantes quanto — muitas delas, aliás, estão entre o que discutimos hoje.

Para vencer a concorrência, um escritório online precisa investir em atendimento e experiência, apostando mais no relacionamento com o cliente a fim de superar suas expectativas em vez de simplesmente fazer o que foi contratado.

Por isso, quem se destaca nesse mercado tem processos ágeis e segurança para lidar com informações sensíveis, além de incluir o cliente em todas as etapas do trabalho e demonstrar confiança dentro do mercado em que está inserido. E a implementação de tecnologia é o primeiro passo para buscar todas essas características.

É fato: as inovações tecnológicas já conquistaram um grande espaço em nossas vidas, tanto que estão mudando para a sempre a maneira como enxergamos e interagimos com o mundo. Diante disso, você deve estar preparado para enfrentar esse novo cenário e alcançar suas metas!

Nosso post mostrou os maiores desafios de um contador online e como é possível superá-los. Ao seguir nossas dicas, você estará pronto para organizar os processos, planejar as atividades e usar a tecnologia a seu favor, tudo em nome da melhora na produção da equipe.

E então, gostou do nosso conteúdo? Siga a Alterdata nas redes sociais para ficar de olho em mais dicas! Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!

Instagram Alterdata Contábil
183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…
Contabilidade

Veja as principais mudanças na tabela do IR 2024

2 Mins de leitura
A Receita Federal do Brasil divulgou a nova tabela de Imposto de Renda para o exercício de 2024, trazendo diversas alterações que…
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *