Tecnologia na gestão imobiliária

O mercado imobiliário sempre foi bastante disputado e, ao longo dos anos, acentuou-se ainda mais devido à instabilidade financeira do país. Ainda que o cenário macroeconômico seja promissor, as imobiliárias que buscam sucesso precisam ficar atentas a uma boa gestão.

O planejamento estratégico, ou seja, o posicionamento de mercado, atendimento ao cliente, gestão dos imóveis e controle de receitas e despesas são fatores que levam a um diferencial competitivo. Por esses motivos, criamos um material para ajudar sua gestão a superar desafios através de boas práticas aliadas a tecnologia.

Mas afinal, o que é gestão imobiliária?

Apesar de bastante utilizado, muitas pessoas têm dificuldades para definir esse termo. Podemos dizer que gestão imobiliária é um conjunto de práticas, ferramentas e técnicas voltadas para as empresas captarem novos clientes e manter os bons, também visa a qualidade do atendimento e o aumento do portfólio de serviços oferecidos. Alinhar todos esses parâmetros e ainda cortar custos operacionais à medida que a lucratividade aumenta é o grande diferencial.

Já que o mercado imobiliário é bastante suscetível a diversas esferas econômicas, a gestão de imóveis precisa ser cuidadosa, diria até mesmo minuciosa, a fim de minimizar ao máximo o impacto desses fatores externos.

Tecnologia e gestão devem andar juntas

A era da informação já está a toda velocidade e novas tecnologias são introduzidas com frequência em todo tipo de mercado. A administração moderna precisa entender que as novidades tecnológicas podem melhorar a gestão da imobiliária, deixando os processos mais rápidos e econômicos.

  • Comunicação interna:
  • Por mais que o gestor trabalhe na melhora continua dos seus processos e práticas internas, elas ainda são dependentes das pessoas. Por isso, ter uma equipe alinhada com os ideais da empresa e motivada é fundamental. Parte desse alinhamento passa pela capacidade de comunicação entre as equipes e gestores. Algumas plataformas digitais como mensagens instantâneas ou documentos compartilhados, permitem essa troca rápida de informações.
  • Diminua a burocracia: Se você trabalha a muito tempo em imobiliárias, já pensou alguma vez sobre a quantidade de papel controlada por vocês? Além de atrapalhar na organização física do espaço, burocratiza toda a jornada do cliente dentro da empresa e pode passar a impressão errada de desorganização. Diminuir essa papelada é possível e nada complexo de ser feito. Softwares de assinatura digital e plataformas de gestão de documentos é uma saída para essa situação. Com a correta gestão dos seus documentos, você melhora a organização ao economizar no espaço físico e ainda corta gastos com impressão e papel. Soma-se isso a facilidade em consultar antigos documentos. Chega de procurar folhas desgastadas em arquivos empoeirados. Outro ponto importante é o envio desses documentos a um proprietário ou locatário, com um bom software esses tipos de documentos podem ser compartilhados até mesmo através de aplicativos nos celulares, os famosos APP para imobiliárias.
  • Empresa Integrada: A tecnologia é um forte parceiro para gerar informações financeiras e fiscais dentro da imobiliária. Usar dados atualizados para tomada de decisões, sem precisar solicitar relatórios para diferentes departamentos, é possível através de sistemas de gestão. Um sistema integrado tem a finalidade de auxiliar o gestor nas tomadas de decisões estratégicas. Recebendo informações de todos os setores da empresa, ele analisa dados e gera relatórios, tabelas e gráficos claros. Processos decisório e análises de ações são claramente interpretadas com esses dados em mãos, por exemplo, fica fácil entender a evolução da inadimplência ou mesmo a variação do reajuste de aluguéis.
  • Gestão Financeira:
  • De nada adianta uma gestão de pessoas e processos eficientes, se o controle de gastos é deixado de lado. Os custos envolvidos na gestão imobiliária devem ser levados em conta. Por isso, é preciso acompanhar as obrigações financeiras a serem cumpridas e seus respectivos prazos, assim como acompanhar os valores a serem recebidos. Vários ERP’s do mercado te auxiliam no provisionamento de receitas e despesas, com relatórios completos ou consultas em tempo real.
  • Relacionamento com o cliente:
  • Todos os processos e controles tem como finalidade o cliente. Afinal, ele é a razão da existência e prestação de serviço da empresa. Porém, um bom relacionamento vai além do simples atendimento e execução de demandas. Um ponto importante para fidelização é o conhecimento dos serviços prestados pela administradora, por parte dos locatários e proprietários. A tecnologia trouxe recursos práticos como aplicativos de troca de mensagens e ligações mais baratas para agilizar o atendimento. Mesmo com todas essas facilidades o gestor precisa criar formas de acompanhar essa evolução. Uma boa maneira é utilizar um sistema de CRM (Sistema de relacionamento com o cliente). Através desse tipo de software é possível acompanhar toda a jornada do cliente e antecipar suas necessidades. Outra prática bem interessante e utilizada por administradoras digitais, é o compartilhamento de informações em ambientes web, bem como app de gestão imobiliária.

Encontre a melhor solução para a sua gestão

A tecnologia já modificou nossas vidas e como nos relacionamos, trazendo facilidades e encurtando distâncias. No trabalho não seria diferente, ela atua como diferencial competitivo e aprimora os principais setores empresariais. As imobiliárias que se adaptarem e usufruírem dessas vantagens serão destaques nesse mercado tão concorrido.

Ao escolher o software ideal, leve em consideração a gestão financeira, de processos e de relacionamento. Lembre-se da vida dinâmica dos seus clientes e como um APP bem formulado pode facilitar o acesso as informações. Saiba mais sobre as soluções da Alterdata Software quem vão impulsionar o seu negócio!

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