NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
AtacadoVarejo

Como montar uma loja de atacado? Conheça 8 passos básicos

5 Mins de leitura

Começar um negócio atacadista pode ser complexo e complicado. Ainda mais quando há poucas referências no mercado de como montar um negócio dessa modalidade. Somado a isso, falta material de apoio que auxilie o empresário a dar o primeiro passo certeiro. Mas então, como montar uma loja de atacado?

Seguir passos necessários que ensinam como fazer o negócio ser bem gerido e controlado são importantes para iniciar o processo. É preciso saber, por exemplo, como realizar a legalização do negócio, formar uma equipe de atendimento e procurar bons fornecedores.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça dicas primordiais para estruturar a implementação de uma loja de atacado. Confira!

Confira 8 dicas sobre como montar uma loja de atacado

Como montar uma loja de atacado

1. Realize a legalização da loja de atacado

Para começarmos a falar sobre como montar uma loja de atacado é necessário partir do básico. Uma parte importante e fundamental é legalizar o empreendimento. Afinal, como ele vai emitir notas fiscais se não tiver sido registrado de acordo com a legislação brasileira? Para isso, é fundamental ter um contrato social registrado na junta comercial, bem como um CNPJ.

Também será essencial a alvará da prefeitura, o que garante a autorização de funcionamento da loja. Toda essa parte burocrática pode ser realizada com profissionais especializados. Advogados e contadores, por exemplo, conseguem elaborar documentos e outras iniciativas para garantir a legalização do negócio.

2. Procure por bons fornecedores

Outra detalhe de como montar uma loja de atacado é também se atentar para o fato principal a que atrai o cliente: o produto. É preciso que ele seja de boa qualidade e também um bom preço. Para saber ajustar essa equação é fundamental negociar com bons fornecedores.

Eles conseguem oferecer uma variedade de opções e também a possibilidade de pagamento e desconto. Para isso, é fundamental criar um bom relacionamento com aqueles fornecedores que são pontuais e corretos com o encomendado para a loja de atacado. Assim, é possível inclusive ter exclusividade em obter algumas peças ou produtos. O resultado é uma clientela satisfeita e as vendas aumentando.

3. Organize as formas de pagamento

Outro fator interessante a se considerar na hora de saber como montar uma loja de atacado são as maneiras disponíveis para pagamento. Como seu público gosta de negociar o pagamento? Ele prefere a pagar à vista, usando cartão de crédito ou outra modalidade?

Essas questões devem ser respondidas e a partir das respostas encontrar um modo de garantir a variedade de formas de pagamento. Busque também uma parceria com administradoras de cartões para garantir bons descontos e condições. Especialmente quando adotar o uso de máquinas de cartão. Assim, a loja de atacado reduz bastante a necessidade de pagar taxas de administração para garantir as formas de pagamento favoritas do cliente.

4. Ofereça um atendimento de qualidade

Agora que já partimos do básico sobre como montar uma loja de atacado, precisamos ir para os detalhes mais importantes. Toda loja de atacado tem que atender cada vez melhor seus clientes para o poder fideliza-los. Por isso é importante investir em treinamento da equipe. É fundamental informar a equipe de atendimento sobre o perfil do cliente e qual a abordagem mais adequada para com ele.

Também é fundamental fazer com que eles conheçam profundamente os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Isso ajuda bastante no entendimento das questões levantadas pelos clientes e com isso a resolução dos problemas fica facilitada.

5. Trabalhe a comunicação da loja de atacado

O gestor que opta por vender no atacado está necessariamente se aventurando em realizar grande quantidade de vendas. Mas para isso ele precisa estar devidamente articulado com o seu público-alvo. Para isso é fundamental trabalhar com a comunicação da empresa.

É preciso estipular quais os valores da marca, sua missão e perspectivas. Ainda vale pensar em algo do ponto de vista visual, como por exemplo definir uma logomarca, as cores padrão, dentre outros elementos que podem formar a identidade visual da loja.

Também é importante desenvolver um catálogo de produtos e o histórico da empresa. Além de providenciar fotos e vídeos, aqueles que servirão de material para divulgação. Assim vai ser possível construir a credibilidade da loja de atacado e com isso conseguir mais clientes.

6. Saiba quem são seus concorrentes

Na hora de buscar como montar uma loja de atacado, é importante ter em mente quem está no mercado. Ao escolher o segmento de atuação da loja de atacado é importante não apenas pensar em seu público, mas também nos concorrentes. Eles ajudam a avaliar quais são as fraquezas e potenciais do seu empreendimento.

Por exemplo, verifique qual o tamanho e a maneira organizada da estrutura do estabelecimento. Busque compreender onde há coisas interessantes e onde há erros. Assim vai ser mais fácil de verificar qual é o diferencial competitivo da sua loja de atacado.

7. Foque no resultado e não no preço

Apesar de existir empresas que atuam no ramo atacadista buscarem o menor preço, esse não é o melhor caminho para se manter mais tempo no mercado. Isso porque se fosse basear apenas no preço sempre haverá um concorrente que oferecerá a um custo menor.

Por isso que uma boa loja de atacado deve agregar valor ao seu produto ou serviço. Mesmo que seja um preço ainda elevado em relação aos concorrentes, a clientela não vai deixar de abrir mão da sua loja de atacado porque ela oferece qualidade de atendimento e produto, estrutura física atraente, dentre outros diferenciais.

8. Saiba negociar

Por fim, na lista sobre como montar uma loja de atacado, é necessário ser bom negociador. São inúmeros os momentos que te cobrarão isso. Seja para conseguir convencer o cliente sobre um produto ou serviço para comprar em grande quantidade ou então buscar o melhor valor com o fornecedor. Essas e outras situações vão exigir habilidade de negociação.

É preciso ter um bom preparo emocional, de argumentação e de visão financeira para se tornar um exímio comprador ou vendedor profissional. Para isso, é preciso se basear em dados concretos, concisos e objetivos. Além de ter uma pitada de elementos de comunicação interpessoal. Assim, é possível ser mais convincente e dialogar com o cliente.

Essas foram algumas informações sobre como montar loja de atacado. É importante destacar que no gerenciamento de qualquer loja é fundamental utilizar um software. Essa tecnologia otimiza bastante o trabalho da emissão de notas fiscais, gestão de estoque, ordem de serviço, dentre outras necessidades importantes para uma loja que quer trabalhar com agilidade e precisão.

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre como montar uma loja de atacado? Então continue lendo os artigos do nosso blog!

297 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Atacado

Querendo saber como vender mais no atacado? Veja nossas dicas!

4 Mins de leitura
Listamos aqui as melhores práticas para você saber como vender mais no atacado. Tire suas dúvidas e prepare-se para aumentar as vendas!
AtacadoDicas de Gestão

6 ações de marketing para atacado para alavancar seu negócio

4 Mins de leitura
Conheça ações de marketing para atacado que podem ajudar você a organizar melhor o seu negócio e faturar mais.
Atacado

6 motivos para investir em um sistema para distribuidora

4 Mins de leitura
Investir em um sistema para distribuidora ajuda a empresa a ser mais eficiente e otimizar a produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.