Varejo

Qual a importância da ordem de serviço para empresas menores

4 Mins de leitura

Você já se perguntou a respeito de qual a importância da ordem de serviço? Olha, esse assunto é bem sério e envolve a organização e crescimento de sua empresa.

No dia a dia dela, você lida com diversas atividades e tarefas que devem ser formalizadas e registradas, não é verdade? Elas estão presentes tanto nas rotinas individuais quanto nas de equipe, bem como entre clientes e fornecedores.

É nesse meio que tem um documento chamado Ordem de Serviço, ou OS. Trata-se do responsável por manter o controle e documentar todas as atividades e tarefas que são realizadas aí na sua empresa. Basta isso para saber que é algo bem importante! Mas vamos além.

Continue a leitura e saiba qual a importância da ordem de serviço para pequenas empresas, além de aprofundar o conhecimento sobre esse termo e conhecer formas de gerenciar as suas!

O que é e qual a importância da ordem de serviço?

A ordem de serviço é o documento que formaliza todo e qualquer serviço a ser prestado para o cliente. Serve como ponto de partida para controle e organização do trabalho.

É por meio da ordem de serviço que as empresas se planejam e organizam suas demandas para o atendimento. Desse modo, conseguem manter o fluxo de trabalho sob controle.

Vale destacar que a ordem de serviço pode oficializar qualquer atividade. Veja alguns exemplos:

  • Instalação de software;
  • Troca de pneus de um carro;
  • Revisão automotiva;
  • Confecção de roupas;
  • Venda online;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Criação de campanha em uma agência;
  • Consultoria e mais.

Assim que o cliente faz o pedido ou o contrato, a ordem de serviço se torna obrigatória para organizar os serviços prestados a ele.

Observe que a ordem de serviço também faz parte da comunicação interna, pois mobiliza equipes e prepara a empresa para executar o que for necessário.

Saber qual a importância da ordem de serviço te faz enxergar que este documento informa o serviço que será prestado, para quem, quando, qual a mão de obra envolvida, os materiais e os custos. Todas essas informações ficam disponíveis de forma clara e objetiva.

Quais são os tipos de ordem de serviço?

Dando continuidade sobre esse papo a respeito de qual a importância da ordem de serviço, aqui vai mais uma informação relevante: há diferentes tipos de OS.

As diferenças existem porque cada uma é direcionada para um tipo de finalidade, embora todas estejam conectadas ao universo da prestação de serviços.

E por que é importante saber disso? Porque um estudo da Software Advice aponta que mais de 75% das empresas ainda fazem o controle dos seus serviços em papéis e planilhas.

Só que nós estamos em plena era digital, portanto, a ordem de serviço também precisa evoluir. Sendo assim, veja os principais tipos:

Ordem de serviço de manutenção

Inspeções, revisões, substituições, reparos e instalações.

Ordem de inspeção de segurança

Garante a conformidade com os regulamentos e legislação vigentes.

Ordem de inspeção de prioridade

Realiza uma ampla manutenção ou conjunto de reparos.

Ordem de instalação

Como o nome diz, serve para a instalação e manutenção de equipamentos.

Ordem de serviço de evento

Voltado para a organização de eventos, pois precisam ser bem estruturados para que respeitem todas as normas e exigências existentes.

Pedido de serviço

Ocorre quando há demanda pela criação de uma solução. É o caso de uma desenvolvedora de aplicativos que recebe o pedido para criar um app.

Ordem de serviço preventiva

Funciona nas empresas que mantêm calendários de manutenção preventiva.

Quais as vantagens de trabalhar com ordem de serviço?

Qual a importância da ordem de serviço

A principal vantagem de utilizar ordem de serviço no dia a dia de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento no qual atua, é estabelecer um fluxo de trabalho organizado.

Os pedidos são inseridos em uma fila conforme a capacidade produtiva da equipe. Desse modo, garantem a entrega no prazo e dentro das especificações contratadas. Também controlam a produtividade dos colaboradores, além de calcularem com precisão os materiais que serão necessários para que o trabalho seja realizado.

O estoque também ganha quando você sabe qual a importância da ordem de serviço, pois a quantidade de itens fica equilibrada e há maior eficiência na gestão. Já a precificação ganha uma base de dados para que seja calculada corretamente.

Destacamos ainda que a ordem de serviço contribui nas trocas, reparos, alterações nos pedidos e ainda orienta as equipes para que tudo seja feito com agilidade e precisão.

Quais elementos precisam estar na ordem de serviço?

Agora que você sabe qual a importância da ordem de serviço, vamos falar a respeito das informações que uma OS precisa ter. Começamos pelo tipo de atividade exercida pela empresa, ou seja, trata-se de uma informação que muda a cada negócio.

De modo geral, este documento contém:

  • Número de identificação;
  • Descrição do serviço;
  • Valor a ser cobrado;
  • Local onde o serviço será prestado;
  • Dados do cliente, ou seja, nome ou razão social, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, e-mail e o que for necessário;
  • Data de emissão;
  • Forma de pagamento;
  • Responsáveis envolvidos na prestação de serviço.

Em alguns casos, a ordem de serviço vem com laudo técnico, motivo do pedido, tipo de problema solucionado, discriminação de peças e materiais utilizados, além de data e hora do serviço.

Saber qual a importância da ordem de serviço permite que o seu negócio se coloque de modo mais ágil e competitivo no mercado, pois este documento agiliza aquilo que precisa ser feito.

Vale ressaltar que a OS também contribui para a organização das rotinas e controle da produtividade da equipe. Ela fornece as informações necessárias para identificar quem está rendendo e, por exemplo, merece uma promoção.

Quando você sabe qual a importância da ordem de serviço, entende também que este documento precisa ser emitido e gerido de forma inteligente. Sendo assim, busque uma solução eletrônica para não ter gastos com papel, tinta, impressora, carimbos e outros materiais.

Sua empresa precisa de boas ferramentas, como a ordem de serviço, para você administrar melhor o negócio? Conheça o software empresarial Alterdata e solicite sua demonstração!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *