NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Gestão

Controle financeiro empresarial: qual a importância e como aplicá-lo

4 Mins de leitura

Saber como criar um bom controle financeiro empresarial é essencial para o desenvolvimento da empresa no longo prazo. O domínio dos recursos de sua corporação demanda cuidados e atenção. Entretanto, para que seus projetos cresçam, é necessário investir de maneira correta.

Para saber em que situações é preciso economizar e nas quais gastar, você pode recorrer ao seu planejamento financeiro empresarial. Por meio dele, o seu negócio deve encontrar um equilíbrio nas contas e consegue identificar como usar de maneira inteligente os recursos disponíveis.

Se você quer saber como melhorar a saúde financeira do seu negócio, continue a leitura e confira!

O que é controle financeiro empresarial?

O controle financeiro de uma empresa representa o conjunto de processos que servem para verificar quais os recursos disponíveis de qualquer negócio. Ele é realizado por meio da análise de diversos relatórios como o fluxo de caixa, dados patrimoniais, saldos bancários e registros de entradas e saídas.

Sua principal finalidade é manter a empresa superavitária e garantir uma estrutura positiva de crescimento de curto, médio e longo prazo. Os relatórios provenientes dessa análise podem ser utilizados no planejamento estratégico e na tomada de decisão do negócio.

Assim, é essencial contar com dados atualizados e devidamente organizados quanto às diversas classes de receita e despesa da empresa, além dos bens que ela apresenta. Isso torna o controle financeiro mais simples e confiável.

Qual a importância dele para sua empresa?

Um bom controle financeiro empresarial gera diversos benefícios para sua companhia. Por meio dele, você é capaz de otimizar suas operações e ter segurança financeira para fazer investimentos e crescer. Quer conhecer mais vantagens? Prossiga com a leitura que mostramos para você!

Otimize a saúde financeira do negócio

Ao adotar um sistema que melhore o controle financeiro da sua empresa, é possível acompanhar diversos indicadores e encontrar soluções para maximizar os resultados do seu negócio.

Por exemplo, imagine que sua empresa teve saídas altas com compra de insumos, com valores superiores ao de mercado. Com essa ferramenta, você pode identificar esses custos e negociar com os fornecedores para ter condições melhores.

Além disso, é viável analisar KPIs financeiros que esclareçam a situação de seu negócio e auxiliem na tomada de decisão para alcançar máxima lucratividade. Assim, sua empresa deixa de desperdiçar e encontra oportunidades para crescer.

Conquiste objetivos e cresça

A partir do momento em que você consegue deixar sua empresa saudável financeiramente por meio do controle financeiro, fica mais fácil identificar oportunidades de mercado e investir nelas.

Suponha que você encontrou uma forma de automatizar um processo de sua companhia para ganhar eficiência e deixar seus concorrentes para trás. Com dinheiro em caixa, fica mais fácil aportar capital e implementar tal ferramenta na empresa.

Assim, o seu negócio consegue alcançar objetivos para crescer e dominar uma maior parcela do mercado, possibilitando lucratividade e aumentando o valor ofertado para os clientes de modo mais eficaz.

Melhore o poder de previsão

Com um controle financeiro bem estabelecido, você entende o que vai entrar de dinheiro em sua empresa e o que vai sair. Além disso, pode usar um fluxo de caixa para projetar receitas e despesas para melhorar o planejamento estratégico e se destacar ainda mais.

Uma boa dica para isso é investir em um software financeiro que possibilita automatizar as tarefas que são possíveis. Assim, você consegue focar no que realmente importa e encontra meios de otimizar os resultados.

Além disso, conta com relatórios que auxiliam na previsão de mercado e da empresa, proporcionando tranquilidade na hora de gerenciar sua organização. Portanto, se você quer ter um negócio eficiente e rentável, comece agora mesmo a fazer um controle financeiro empresarial.

Como fazer um bom controle financeiro?

Agora que você já compreende quais as implicações de contar com um bom controle financeiro empresarial, siga com a leitura e confira como implementar essa estrutura em seu próprio negócio.

Defina os objetivos

Para saber quais metas a organização deve perseguir, é necessário conhecer os objetivos da corporação. Com base em ideias definidas pela liderança da empresa, é possível determinar os melhores caminhos para alcançar o que foi proposto.

Imagine, por exemplo, que o principal objetivo é ampliar a base de clientes do seu escritório. Para tal, os investimentos em publicidade, produção de conteúdo e anúncios em mídias pagas são uma excelente alternativa. Isso representa certo volume de investimento, mas deve ser compensado a longo prazo.

Já se o seu propósito é melhorar a gestão financeira e deixar as contas em dia, é possível adotar uma postura diferenciada. Nesse caso, você pode incorporar estratégias para a redução de custos e otimização dos recursos.

Tenha um registro das operações

O controle financeiro é possível apenas quando há um rígido controle sobre todas as operações organizadas. Isso significa que é importante contar com o registro de cada entrada e saída da empresa dos últimos períodos.

Desse modo, os responsáveis por esse projeto conseguem estabelecer padrões, calcular indicadores de desempenho e verificar quais os principais problemas financeiros do negócio.

Faça o mapeamento do cenário atual da empresa

Entender as circunstâncias atuais é fundamental na hora de otimizar as contas a pagar e receber do negócio e se preparar para o mercado. Isso significa que é importante mapear a condição atual de seu escritório e verificar quais os pontos fortes e fracos da gestão.

Assim, é possível alinhar o planejamento estratégico e desenvolver melhorias que contemplem as necessidades da corporação. No longo prazo, seu negócio se torna mais resiliente e capaz de acompanhar as mudanças de mercado.

Conte com a tecnologia para auxiliar nos projetos

Contar com bons recursos tecnológicos pode ajudar a compreender o cenário atual e a melhorar o desempenho de todos os colaboradores. Por meio de sistemas desenvolvidos exclusivamente para otimizar a gestão contábil, é possível automatizar tarefas e liberar a equipe para as etapas estratégicas do seu projeto.

Além disso, um bom software auxilia no controle e armazenagem de informações relevantes para melhorar a gestão da empresa. Por meio desse recurso, é possível filtrar dados, selecionar categorias de despesa e acompanhar a evolução temporal dessas variáveis.

Entendeu como fazer o controle financeiro empresarial e como ele pode proporcionar diversos benefícios para o seu negócio? Com o suporte da tecnologia, fica ainda mais fácil colocar tudo em prática para conquistar seus objetivos e ter uma empresa cada vez mais forte e lucrativa.

Gostou deste artigo e quer aprender mais sobre gestão financeira empresarial? Então, siga nossa página no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
299 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

5 benefícios de investir em um sistema para ordem de serviço

4 Mins de leitura
O sistema para ordem de serviço é fundamental para o crescimento de empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.
Gestão

Liderança de sucesso: 7 dicas infalíveis para você conhecer!

4 Mins de leitura
A liderança de sucesso ocorre quando o líder de uma equipe é eficiente na condução dos colaboradores e consegue alinhar as ações…
GestãoVarejo

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.