
Como melhorar o atendimento no serviço delivery e conseguir mais clientes
serviço delivery é uma ótima estratégia para expandir o faturamento dos restaurantes e demais estabelecimentos do setor alimentício, já que para isso a empresa não precisa ampliar seu número de mesas. No entanto, é comum que os donos de negócios do setor enfrentem desafios como horários de pico de atendimento, falhas na comunicação e excesso de espera por parte do consumidor.
Um bom atendimento só é garantido quando os processos estão organizados e os funcionários são preparados para lidar com o público que pede telentrega. Para tanto, é importante fazer uso de todas as ferramentas e táticas disponíveis, desde treinamentos para a equipe até a implantação de soluções tecnológicas.
Veja a seguir como melhorar o atendimento no serviço delivery e conseguir mais clientes!
Trabalhar com
Faça a gestão de clientes
Um bom atendimento se inicia com uma boa gestão de clientes, que está diretamente ligada ao relacionamento que a empresa tem com seu público. Para isso, procure manter a sua lista de consumidores com todos os dados atualizados. Acompanhe o ticket médio de cada um deles, o histórico de compras e a maneira como se comportam. Assim, é possível fazer uma segmentação dos seus consumidores, planejando ofertas personalizadas que realmente sejam interessantes (via WhatsApp, e-mail marketing ou telefone). Você também pode disponibilizar prêmios ou descontos aos clientes que mais compram e planejar ações que elevem o valor do ticket médio padrão. Parece muito trabalho? Na verdade, você pode fazer tudo isso de forma automatizada se tiver um software de gestão para restaurantes.Acompanhe as entregas
Ao utilizar a tecnologia para organizar as vendas delivery, é possível identificar em qual estágio o pedido se encontra (em aprovação, em produção, em entrega ou finalizado). Também dá para realizar vendas por meio do histórico de pedidos por comprador, agilizando tanto os contatos quanto a entrega. Esse acompanhamento do estágio do pedido é fundamental para que nenhum consumidor fique esperando sua refeição por mais tempo do que o necessário.Mantenha a qualidade da comida
Muitos dos clientes que utilizam o serviço delivery são pessoas que já foram ao seu restaurante pessoalmente. Com isso, é inevitável comparar a refeição recebida em casa àquela servida no estabelecimento. Uma das maiores decepções que o público pode ter é notar que os produtos do delivery têm qualidade inferior aos serviços no restaurante. Portanto, garanta o padrão da cozinha e certifique-se de que nenhum prato vai perder suas características durante o transporte.Prepare seus colaboradores para o atendimento
Para conquistar mais consumidores e aumentar seu lucro, você deve focar em um ponto fundamental: o atendimento ao cliente — seja presencial ou à distância. Logo, é preciso preparar a equipe para auxiliar os compradores da melhor maneira possível. Os colaboradores devem desenvolver uma comunicação clara e gentil. Também precisam aprender a trabalhar com o sistema de vendas e as etapas de entrega dos pedidos.Dê atenção especial ao atendimento telefônico
Você sabia que as primeiras palavras de um atendimento podem ser decisivas para despertar a simpatia no consumidor? Esse fator pode fazer toda a diferença para que o cliente compre sempre do seu restaurante ou simplesmente busque outros estabelecimentos para um próximo pedido. Por isso, dedique esforços para oferecer:- cordialidade: comece o atendimento com saudações educadas, como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Não se esqueça do “por favor” e do “obrigado”;
- slogan: além de mencionar o nome do seu estabelecimento, comunique o slogan de seu negócio e, brevemente, as qualidades que o diferenciam dos demais;
- tratamento: procure falar com os clientes recorrentes chamando-os pelo nome. Essa estratégia ajuda a estreitar a afinidade entre as duas partes;
- pagamento: tenha a certeza de disponibilizar diferentes opções de pagamentos. Isso faz com que o cliente não se preocupe com dinheiro ou com a limitação de alternativas (algo comum em restaurantes pequenos ou malplanejados).
Treine seus entregadores
A maneira como a entrega é realizada faz diferença para o cliente. Entregadores não capacitados podem cometer alguns erros no trânsito, por exemplo, e quem está vendo pode ter uma má impressão da empresa para a qual eles trabalham. Portanto, para ter um serviço de entrega eficiente e seguro, é necessário:- treinar os entregadores para que não cometam infrações enquanto “estampam” o nome do seu negócio;
- disponibilizar uniforme padronizado para o fácil reconhecimento de todos;
- ter um sistema de embalagem de qualidade;
- cumprir ou superar o prazo informado ao cliente.

José Sílvio Moura Ramos
Esse método e muito importante para o desenvolvimento da empresas dos colaboradores e clientes em um todo. Por isso precisa ser mais uma ferramenta de melhoria e crescimento onde todos ganham. Se todos trabalhadores entrassem para um emprego ja estivesse isso tudo no seu Curriculum ai sim seríamos uma nação forte e desenvolvida. Porém poderia ser também por parte dos políticos fazer leis públicas sérias onde os jovens de sentiriam preparados para o mercado de trabalho.