Atacado

Conheça 6 principais dúvidas sobre como abrir uma empresa atacadista

4 Mins de leitura

Começar um negócio exige organização. Em relação a como abrir uma empresa atacadista, o mais importante é saber o que de fato é essencial. Do contrário, problemas na produção e entrega tendem a aparecer. 

A questão é que negócios dessa natureza não costumam começar do jeito certo. Assim surge uma curva de aprendizado que exige certo jogo de cintura por parte do empreendedor. Como lidar com ela? Como abrir uma empresa atacadista sem cometer erros comuns? 

Para ajudar você a lidar com isso, preparamos este conteúdo. Conheça as principais dúvidas e comece seu negócio com maior potencial de sucesso. 

1. Qual é a localização ideal?

Uma dúvida comum sobre como abrir uma empresa atacadista é a respeito de onde posicionar o negócio. Existem três pontos que podem ser observados quando a ideia é pensar na localização de um imóvel comercial. São eles:  

Tendo em mente esses elementos, considere também aspectos como a facilidade de obtenção do alvará de funcionamento e do visto ambiental. A ideia é que na hora de pensar na localização do negócio, o empresário se concentre nesse conjunto de fatores. 

2. Como abrir uma empresa atacadista com a equipe certa? 

Contratar jovens inexperientes e economizar na folha salarial ou investir em especialistas para ter resultados mais rápido? 

A realidade é que a equipe pode ser o motor do sucesso desse tipo de empreendimento. Considerando a variedade de departamentos presentes em um atacado, isso faz ainda mais sentido. 

É importante que setores estratégicos do seu negócio contem com especialistas. Isso dá maior segurança para os primeiros procedimentos. Empresas que procuram economizar na contratação de funcionários podem cometer o erro de preencher sua equipe com colaboradores despreparados em uma etapa fundamental para a organização. 

Por isso, valorize a especialização e, se for necessário, invista um pouco mais na qualidade do profissional para ter resultados melhores. 

É a experiência de vendedores que pode ajudar você a atingir números interessantes, mesmo no começo do seu projeto. 

3. O que é preciso saber sobre a lei? 

É natural que qualquer empreendedor tenha dúvidas sobre como abrir uma empresa atacadista. Em especial, a respeito da legislação desse tipo de negócio. 

Sobre isso, o importante a saber é que, no geral, é preciso abrir a sua empresa dentro do prazo para que ela funcione. A média de tempo necessária para abrir um CNPJ costuma ser de 30 dias. 

Além disso, é preciso ter atenção ao prazo para o alvará de funcionamento e também o visto ambiental. Nestes casos, dependendo do tipo de situação, podem ser necessários vários meses até que tudo esteja em dia. 

O passo a passo é sempre o mesmo: comece indo até a prefeitura da sua cidade. Nela, será necessário pedir uma autorização para o funcionamento no local. Em seguida, peça um alvará para a vigilância sanitária, de acordo com as orientações da própria prefeitura. Por fim, compareça à sede da Receita Federal para obter o CNPJ. 

É possível que existam variações nesse processo de uma cidade para outra, mas no geral, costuma ser esse o caminho para abrir uma empresa atacadista. Alguns desses serviços, inclusive, já estão disponíveis online. Se informe para poupar tempo e dinheiro.

4. Qual é o enquadramento tributário ideal? 

Toda empresa no Brasil precisa se enquadrar em um regime tributário. Esse enquadramento tem a ver com dois fatores: o faturamento anual e o ramo de atividade. Em função disso, as opções são:  

  • Lucro Real: o imposto incide sobre o valor real do lucro que foi apurado no período;  
  • Lucro Presumido: engloba uma série de impostos, com um percentual que varia de um estado para o outro;  
  • Simples Nacional: diferentes impostos são unificados, mas de forma restrita para empresas que faturam até 3.600.000 reais anuais.  

Em geral, empresas menores ficam com o Simples Nacional, em virtude das facilidades que ele apresenta. Já as de maior porte são obrigadas a aderir ao Lucro Real, quando faturam a partir de 78 milhões de Reais. Empresas intermediárias tendem a ter benefícios com o Lucro Presumido porque, neste caso, há uma estimativa de lucro sobre a qual incidem os impostos para cada categoria. 

O mais indicado para quem deseja saber como abrir uma empresa atacadista é recorrer a um serviço contábil para fazer esse enquadramento com rigor. Não são todas as atividades permitidas no Simples Nacional, por exemplo. Por isso é preciso verificar com o auxílio de especialistas. 

5. De que forma encontrar fornecedores? 

como abrir uma empresa atacadista

O primeiro passo certamente é pedir a indicação de profissionais da área. Isso ajuda a ter acesso a quem pode agregar ao projeto. A boa reputação é um excelente ponto de partida para a construção de parcerias. 

O segundo passo é recorrer ao ambiente online para fazer pesquisas. Isso ajuda a atestar a credibilidade que os fornecedores têm para garantir escolhas mais certeiras. O motivo é que a internet oferece um alcance maior. Logo, a avaliação das empresas pode considerar mais pessoas. 

A terceira etapa nesse processo é participar de feiras e eventos. Nelas, além de acesso a workshops e palestras, acabam surgindo oportunidades de negociação direta com empreendedores. Isso é um avanço em relação a situações em que o empreendedor precisa encontrar o parceiro e marcar reuniões. 

6. Como definir preços? 

Formar preços é sempre um desafio para quem quer saber como abrir uma empresa atacadista. No geral, o caminho mais fácil é mapear o seu concorrente e se diferenciar. Em um início de projeto isso pode ser bem interessante para abrir espaço no mercado. 

A questão é que nem sempre isso funciona. Por isso, uma alternativa é criar uma política de formação de preços. Existem diferentes métodos, como multiplicar o preço de custo por dois para calcular o lucro dos produtos. 

Também é possível colocar o lucro que a empresa procura já no cálculo do preço de custo. Dessa forma dá para decidir o valor do lucro em cada produto de maneira separada. 

Muitos empresários fazem a projeção do lucro por período para em seguida pensar na quantidade de produtos que pretendem vender. Assim é possível saber quanto se pode lucrar com cada um deles. 

Por fim, considere as dúvidas mais comuns que os empreendedores têm e use as soluções a favor do seu negócio. Assim você tem como abrir uma empresa atacadista do jeito certo, partindo de experiências reais. 

Confira também como funciona a automação comercial em uma loja de material de construção.

300 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Atacado

Querendo saber como vender mais no atacado? Veja nossas dicas!

4 Mins de leitura
Listamos aqui as melhores práticas para você saber como vender mais no atacado. Tire suas dúvidas e prepare-se para aumentar as vendas!
AtacadoDicas de Gestão

6 ações de marketing para atacado para alavancar seu negócio

4 Mins de leitura
Conheça ações de marketing para atacado que podem ajudar você a organizar melhor o seu negócio e faturar mais.
Atacado

6 motivos para investir em um sistema para distribuidora

4 Mins de leitura
Investir em um sistema para distribuidora ajuda a empresa a ser mais eficiente e otimizar a produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.