Material de Construção

Como atua a automação comercial em uma loja de material de construção?

5 Mins de leitura

Por acaso, a sua loja de material de construção ainda tem grande parte da utilização de trabalho manual? Já contabilizou quantos erros que a ação humana pode ter provocado e quanto se gastou de recursos e tempo com isso? Ao adotar a automação comercial essas situações simplesmente não existem.

Isso porque as tecnologias conseguem atuar em diferentes frentes do negócio, trazendo benefícios de forma direta e indireta. Por exemplo, é possível melhorar a gestão de estoque consideravelmente, ter maior controle das contas a pagar e ainda aprimorar a relação com o cliente.  

Ficou curioso em saber mais sobre esse assunto? Siga lendo este texto e descubra o que afinal é automação comercial e em quais áreas ela pode impactar na empresa. Também conheça seus benefícios. Confira! 

Afinal, o que é automação comercial? 

Podemos considerar automação comercial como o processo no qual há utilização de ferramentas ou equipamentos tecnológicos que ajudam a agilizar ou tornar mais eficiente as tarefas da empresa. 

Esse processo pode tanto atingir as áreas operacionais da empresa quanto as partes gerenciais, que definem as estratégias do negócio. 

A automação comercial é derivada da experiência da automação industrial. Esta foi desenvolvida especialmente para melhorar os processos de fabricação, reduzindo o tempo de produção das mercadorias e diminuindo o tempo de realização de tarefas mais burocráticas.  

Com o passar do tempo, a experiência da automação industrial tomou conta de outras segmentos de empresas, assumindo novas estratégias para estabelecimentos que trabalham com vendas.  

Sendo assim, a automação comercial visa eliminar significativamente as tarefas realizadas manuais. Estas que geralmente são propícias para o cometimento de erros e são lentas na sua execução.  

Quais setores da empresa podem ser beneficiados pela automação comercial? 

Muita gente acha que a automação comercial pode influenciar apenas a parte financeira. Mas na verdade há benefícios para o setor de vendas, que consegue vender melhor. A seguir, vamos conhecer alguns setores da empresa positivamente impactados pela automação comercial.  

Inventário 

automação comercial
 

O gestor da loja de material de construção deve ter bastante atenção quando o assunto é estoque. Realizar o controle do estoque pode fazer com que haja redução das perdas que comprometem significativamente o negócio. Também ajuda a evita que materiais fiquem parados por muito tempo no estoque, sem vender.  

Por isso que a utilização de uma tecnologia ajuda a manter o inventário atualizado e mais realista. O software consegue registrar as entradas e saídas, e identificar cada produto da loja de material de construção. Assim, é possível, de maneira rápida, fazer o inventário nos períodos determinados, garantindo eficiência e segurança nesse processo.  

Finanças 

Fazer o controle financeiro de uma loja de material de construção não é algo fácil. Por isso, para ter o controle eficaz, é necessário adotar a automação comercial. Isso porque o software é capaz de registrar todas as movimentações. É possível, por exemplo, ter mais controle sobre os pagamentos e emissões de notas fiscais.  

Com isso, torna-se fácil inclusive manter a documentação fiscal em dia. Isso porque o software permite organizar e armazenar os documentos fiscais no exato momento em que eles foram criados. Além disso, o acesso a esses documentos é facilitado, ficando disponíveis a qualquer tempo. 

Vendas 

O setor de vendas da loja de material de construção é o que a mantém em boa saúde financeira. A automação comercial pode trazer benefícios para o consumidor, este que é o alvo principal das estratégias de vendas.  

Isso porque a automação comercial permite que o atendimento seja mais ágil, já que as tecnologias conseguem otimizar todos os processos de compra e venda. Assim o cliente fica mais satisfeito, saindo da loja com documento fiscal correto e sendo atendido sem demora. 

Além disso, a automação comercial permite a criação de banco de dados dos clientes. Ali é possível registrar o histórico das compras, o que facilita na pesquisa de comportamento do consumidor. Assim será possível criar estratégias de marketing e vendas, potencializando a fidelização.  

Quais os benefícios de investir em automação comercial?  

A sua empresa pode se dizer orgulhosa por ter um padrão de qualidade? Se a resposta faltar de imediato, é preciso encontrar uma maneira de fazer isso. A automação comercial é um caminho possível. A seguir, vamos detalhar mais sobre esse e outros benefícios.  

Aumento da produtividade 

A automação comercial faz com que os processos da empresa sejam melhor controlados. É possível identificar e distribuir melhor as tarefas entre os colaboradores. Com isso, você consegue otimizar a produtividade. 

Sem contar que as atividades manuais, muitas vezes burocráticas, acabam saindo das mãos dos colaboradores e indo para os recursos tecnológicos. Com isso, é possível inclusive aumentar a quantidade de colaboradores que passam mais tempo cuidando de assuntos complexos do que de funções cansativas e burocráticas.  

Banco de dados integrado 

Ao optar pelo uso da automação comercial, é possível fazer integração dos bancos de dados da empresa. Isto é, cada atividade é mapeada e seu resultado está registrado no sistema. Dessa maneira, fica mais fácil fazer análise do desempenho dos setores da loja de materiais de construção. 

Também facilita a elaboração de objetivos e identificação de gargalos operacionais. Fazendo o alinhamento entre os times, é possível superar esses obstáculos.  

Criar um padrão de qualidade 

Todo padrão de qualidade é antecedido por uma vasta experiência de criar normas e regras. Mas se a loja de material de construção não tem isso estipulado fica difícil conseguir. 

Por isso que a automação comercial ajuda a criar parâmetros para uma conquistar um padrão de qualidade. Assim, é possível estabelecer essas métricas e observar o seu acompanhamento seu andamento. 

Redução de gastos 

Aumentar a lucratividade da loja de material de construção é algo que está no objetivo desse empreendimento. Uma das maneiras de fazer isso é reduzir os custos. Mas para seguir esse caminho é preciso adotar processos que tem maior assertividade.  

Isso é possível com a automação comercial. Ela consegue evitar erros que comprometem os custos da loja de material construção, bem como ajuda a identificar onde é possível realizar cortes de gastos.  

Essas foram algumas informações sobre sistema de automação comercial para loja de material de construção. É fundamental contar com um software de qualidade, desenvolvido especialmente para esse tipo de negócio. É o caso, por exemplo, do software da Alterdata. Ele ajuda o gestor a simplificar a sua tomada de decisão e ganhar agilidade nos seus processos.  

Quer conhecer mais detalhes sobre esse software? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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