GestãoSoftware

BI financeiro: o que não pode faltar no software da sua indústria?

4 Mins de leitura

O BI financeiro é um recurso indispensável para gestores de indústrias que desejam obter uma visão global sobre a operação de seu negócio. Com o auxílio dessa ferramenta, é possível projetar fluxo de caixa, acompanhar contas a pagar e receber, centralizar a atividade de cobrança em um mesmo ambiente, além de automatizar uma série de processos, como emissão de boletos e geração de notas fiscais.

Neste artigo, nos dedicamos a exemplificar como funciona o BI financeiro e quais as suas principais vantagens. Ao final, ainda daremos destaque para aquilo que não pode faltar em um software como esse. Continue a leitura e saiba mais.

O que é Business Intelligence?

bi financeiro

Business Intelligence é um processo orientado pela tecnologia voltado a análise de dados e produção de relatórios acionáveis para auxiliar executivos, gerentes e outros usuários afins. Com o acesso facilitado as informações produzidas, todos esses agentes podem tomar decisões mais assertivas.

Em seu funcionamento, o BI engloba uma ampla variedade de ferramentas e aplicações que possibilitam às organizações coletarem dados de sistemas internos e fontes externas. As informações são, então, processadas para compor relatórios estratégicos destinados a diferentes equipes.

Mais do que relatórios analíticos, as aplicações em BI são capazes de produzir resumos, painéis gráficos e mapas. Assim, os gestores podem definir qual formato é mais adequado para a apresentação de informações.

Como funciona um BI financeiro?

Para o seu funcionamento, o BI financeiro acessa dados de sistemas corporativos, bases de dados em diferentes formatos, arquivos de textos, entre muitas outras fontes. As informações coletadas ficam mantidas em um ambiente denominado Data Warehouse.

Graças a essa funcionalidade, os gestores podem obter uma visão global sobre a operação financeira da empresa. Sem esse recurso, seria necessário confrontar dados de diferentes fontes separadamente, o que representa um trabalho bastante dispendioso e sujeito a erros diversos.

Com o acesso facilitado a tantas informações, o BI financeiro pode auxiliar os gestores a realizar fluxo de caixa, monitorar seus recebíveis, automatizar atividades de pagamento, cobrança e muito mais.

O que o software de sua indústria precisa ter?

Vejamos, então, o que não pode faltar no software de BI financeiro de sua indústria.

Módulo de gestão de fluxo de caixa

Com o BI financeiro é possível manter um controle integral das entradas e saídas de seu caixa. O acompanhamento detido dessas informações é fundamental para se fazer projeções de faturamento, conciliações bancárias, entre outras funções.

Com a solução contratada, o gestor deve ter acesso facilitado a todas essas informações, assim como ter a opção de emitir relatórios gerenciais e fazer consultas dinâmicas.

Módulo de gestão de cobranças

Um módulo de gestão de cobranças permitirá aos gestores monitorar de perto os recebíveis da empresa de forma diária, semanal, mensal ou por qualquer período de referência. Assim, fica muito mais simples realizar o trabalho de recuperação de devedores.

Caso sua indústria conte com um time dedicado a atividade de cobrança, por exemplo, as informações extraídas do BI financeiro servirão para subsidiar a gestão dos processos no setor.

Integração para emissão de NF-e

O BI financeiro ainda conta com uma aplicação exclusiva para gerar o arquivo das Notas Fiscais Eletrônicas a serem emitidas pela indústria. A depender do tipo de integração realizada, a ferramenta é capaz de transmitir dados para a prefeitura local validar e confirmar a emissão da nota.

E o melhor: tudo isso de forma automatizada, o que dispensa o trabalho de escrituração de notas fiscais.

Emissão de boletos

Com a emissão de boletos, é possível selecionar a categoria em que o título se encaixa, de acordo com os tipos de cobranças previamente cadastrados, como boleto de mensalidade, Declaração de IRPJ e outros. Selecionando uma categoria você pode emitir mais de uma cobrança para um mesmo cliente dentro do mesmo período de tempo e vencimento.

É válido ainda contar com uma solução capaz de cadastrar vários cedentes – contas favorecidas que receberão as cobranças emitidas por sua empresa aos seus clientes – e vinculá-los ao cadastro da empresa. Esse cadastro permite maior agilidade à rotina do setor financeiro, evitando o cadastramento manual no momento da emissão do boleto.

Emissão de relatórios gerenciais e consultas dinâmicas

Como já mencionado, uma das principais funcionalidades de um BI financeiro é a emissão de relatórios gerencias e consultas dinâmicas. Por meio desse recurso, os gestores podem obter um diagnóstico situacional das finanças da indústria, obtendo informações para definir estratégias de mercado, mudanças operacionais, entre outras decisões relevantes.

Acesso a indicadores financeiros

O acesso a indicadores financeiros é mais uma interface de gestão altamente estratégica do BI financeiro. De forma dinâmica e a partir do acesso a bases de dados atualizadas, é possível acompanhar diferentes métricas do setor. Métricas essas que devem ser customizadas conforme a realidade do negócio.

Conheça o software Alterdata

O software de controle financeiro Alterdata é muito mais que um simples emissor de cobranças. Com essa ferramenta, a sua empresa conta com um verdadeiro gerenciador de contas a pagar e a receber projetado para agregar valor à sua rotina, tornando seus cálculos e relatórios diários mais rápidos, completos e precisos.

Acesse nosso site agora mesmo e confira mais informações.

122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *