Supermercado

Sistema para supermercado: como avaliar antes de contratar

4 Mins de leitura

Ter  um sistema para supermercado, hoje em dia, é muito necessário para administrar esse tipo de negócio. Afinal, com um bom programa é possível agilizar as atividades operacionais e ter muito mais tempo para focar na parte estratégica do negócio e ganhar mais dinheiro.

Porém, não basta contratar qualquer sistema! É preciso analisar alguns pontos, para garantir que você está fazendo a melhor escolha. Existem muitos programas no mercado e nem todos eles cumprem todos os requisitos necessários para uma boa administração de supermercado.

7 pontos para avaliar um sistema para supermercado antes de contratar

Queremos ajudá-lo a fazer uma boa contratação de sistema para o seu supermercado. Por isso, listamos alguns pontos que você deve ficar de olho.

Antes de contratar o programa, pegue os materiais de divulgação das empresas, converse com os representantes e veja se todos os tópicos que listaremos a seguir fazem parte da solução que eles oferecem. Apenas depois disso siga com a negociação!

Veja, a seguir, os 7 pontos para avaliar em um sistema para supermercado, antes de fazer a contratação.

1. Módulo de promoções

É interessante observar se o sistema para supermercado que você pretende contratar ter um módulo de promoções. Essa ferramenta é ideal para trazer mais clientes para o seu negócio, tendo em vista que você poderá criar campanhas atrativas.

A ideia é que sejam criadas promoções para que se ofereça produtos com preços especiais para os clientes.

Por meio do sistema é possível controlar os preços e ainda administrar as parcerias feitas com as indústrias e marcas parceiras, que fazem do seu supermercado um ponto de vendas para os seus produtos.

2. Módulo de compras

O sistema para supermercado também deve ter um módulo específico para as compras. Somente assim você poderá manter o seu estoque sempre abastecido sem ter dores de cabeça.

O módulo de compras deve analisar todas as movimentações de entrada e saída do estoque. Isso fará com que você saiba a quantidade de produtos que deve comprar, para que nunca fiquem em falta os itens que são mais comprados pelos seus clientes.

3. Curva ABC de produtos

Você sabe quais são os principais produtos do seu estabelecimento? Com um bom sistema para supermercado fica mais fácil responder a esse questionamento, assim como saber que produtos dão o melhor lucro e os que têm maior giro.

Isso porque os programas geram relatórios com a curva ABC dos produtos, permitindo que você conheça ainda mais o seu negócio, independente do tamanho do seu mix de produtos.

A curva ABC é um indicador importante para qualquer estabelecimento do ramo varejista, desde uma pequena mercearia até as grandes redes de supermercados.

4. Reajuste de preço

Quem trabalha no setor varejista sabe como os preços podem ser reajustados com muita frequência. Afinal, são vários os fatores que modificam os valores cobrados pelos produtos, como alta ou queda do dólar, troca de fornecedor, quantidade de itens comprados para revenda etc.

Porém, é preciso ter cuidado com os reajustes! Quando você lança um novo catálogo ou divulga os preços dos produtos nas redes e em anúncios de todos os tipos, como nos comerciais de rádio ou televisão, todos os itens das prateleiras já devem estar com os novos valores.

Para fazer isso com mais facilidade, você precisa ter um sistema para supermercado com um módulo específico para reajuste de preço. Dessa forma, será possível selecionar grupos de produtos e alterar todos de uma única vez.

Além disso, é possível informar quando o sistema precisa voltar para  o preço normal. Isso é muito importante para quando são realizadas promoções, que duram por tempo limitado, por exemplo.

Fazer a administração dos preços do seu supermercado tende a ser muito mais fácil quando se pode contar com um bom sistema, que possibilite trabalhar com a precificação de forma prática e ágil.

5. Suporte especializado

Os supermercados não podem parar e, em muitos casos, eles funcionam todos os 7 dias da semana. Por isso, ao escolher um programa para o seu negócio, é preciso garantir que você tenha um suporte adequado, que possa solucionar qualquer problema que, eventualmente, possa ocorrer.

É preciso garantir que a equipe do sistema para supermercado seja especializada, com analistas treinados para atender com rapidez, eficiência e cordialidade às suas demandas.

Também verifique quais são os horários em que o suporte presta atendimento, principalmente quando o seu supermercado atende em horários diferenciados, como à noite ou nos finais de semana.

6. Conciliação de cartões

Com o aumento nas vendas com cartão, é comum que os supermercados tenham problemas para administrar esses valores. Por isso, é interessante contar com um sistema de conciliação que permita o controle total das vendas, cruze as informações do programa com a operadora que creditou o valor na conta e analise as divergências, além de emitir alertas.

Além disso, com esse recurso é possível fazer a baixa automática dos títulos, sem qualquer intervenção manual. Essa característica fará com que os operadores apenas precisam importar os extratos bancários. Toda a parte burocrática do trabalho é feita por meio do aplicativo.

7. Self checkout

Para supermercados de médio e grande porte, uma boa ideia para investimento é em um programa com self checkout. Trata-se de uma tecnologia que permite ao cliente ter autonomia para realizar as compras em um caixa automático, com a facilidade do pagamento com cartão de débito ou crédito.

Ao adotar o self checkout no seu supermercado, você poderá esquecer as reclamações sobre filas nos caixas. Afinal haverá muito mais praticidade para os clientes realizarem as compras, assim como para o estabelecimento realizar as cobranças..

Citamos aqui os principais pontos que devem ser observados ao contratar um sistema para  supermercado. Por isso, não deixe de verificar tudo isso antes de fazer a contratação de um programa para executar as atividades no seu estabelecimento do comércio varejista.

A Alterdata é uma empresa que oferece soluções que cumprem todos esses requisitos necessários para o sucesso de um supermercado. Para saber mais acesse o nosso site e confira o sistema que oferecemos para você.

370 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?
Supermercado

Marketing para supermercado: confira 5 dicas imbatíveis

5 Mins de leitura
Marketing para supermercado é um poderoso aliado para aumentar as vendas do seu negócio e conquistar presença digital!
Supermercado

Tecnologia para supermercados: veja 3 ideias para aprimorar sua gestão

4 Mins de leitura
Com o apoio da tecnologia para supermercados é possível colaborar para otimizar a performance de todas as áreas do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *