O planejamento empresarial estratégico deve ser visto pelos administradores como uma espécie de guia para nortear as ações tomadas em todos os segmentos da organização — desde a alta cúpula até os cargos mais baixos.
Entretanto, muitos gestores acabam conduzindo suas empresas de modo aleatório, sem planejamento. Pode ser justamente por esse motivo que seus negócios não crescem, ficando estagnados e, no pior dos casos, acabam encerrando suas atividades após alguns anos.
Por isso, essa etapa é extremamente importante. Para conferir algumas dicas de como alavancar os resultados da sua organização, continue com a leitura deste conteúdo!
O que é um planejamento estratégico empresarial
No mundo da administração, o planejamento é mais do que um conceito – é a arte de visualizar um futuro promissor e elaborar um plano sólido para alcançá-lo. Afinal, traçar estratégias inteligentes é fundamentque levam as empresas diretamente aos objetivos de seus gestores.
Para ser verdadeiramente estratégico, esse processo requer astúcia e perspicácia. Significa mergulhar profundamente na identificação de recursos, prever tendências, reconhecer oportunidades realistas, analisar a concorrência e adotar práticas eficazes que impulsionem o crescimento do negócio.
Saiba por que o planejamento é importante
O planejamento estratégico empresarial é crucial mesmo em um mercado em constante mudança, pois ajuda a proteger a organização contra imprevistos e desvios da concorrência.
Essa organização interna deixa o seu negócio menos vulnerável aos movimentos do mercado. Caso contrário, se a empresa estiver à deriva, a concorrência pode levá-la para uma direção contrária aos objetivos.
Isso é especialmente relevante para pequenas empresas, onde recursos são limitados e erros podem ser custosos. Entretanto, o problema é que muitas empresas de pequeno porte apresentam um sistema excessivamente operacional e, além disso, até mesmo os líderes acabam tendo um tempo muito curto para pensar em estratégia.
Em casos como esse, é imprescindível que haja uma transformação abrangente, garantindo que seja destinada maior atenção para criação de planos concisos de crescimento.
Independentemente do tamanho, por englobar a análise integral da organização, o pronejamento estratégico facilita a implantação de medidas corretivas, proporcionando diferenciais competitivos.
Confira 9 dicas para criar um planejamento empresarial estratégico
1. Definir uma estrutura organizacional
A primeira coisa que deve ser feita para iniciar um planejamento de sucesso é a definição da estrutura hierárquica organizacional. Desse modo, os gestores e todos os colaboradores saberão exatamente qual é o papel que devem desempenhar na empresa, facilitando a divisão de ações para cada grupo de pessoas.
Um dos modelos mais utilizados de estrutura organizacional é o proposto pelo estudioso da Administração, Henry Mintzberg, que divide as empresas em 6 partes: ápice estratégico, linha intermediária, núcleo operacional, equipes de apoio, tecnoestrutura e ideologia.
2. Estabelecer os objetivos e as metas desejadas
O segundo passo é estabelecer o caminho pelo qual se deseja seguir e, para isso, os propósitos organizacionais precisam ser claros. Por esse motivo, é indispensável que você determine objetivos e metas inteligentes. Mas, afinal, como fazer isso?
Antes de tudo, é preciso compreender a diferença entre os objetivos e as metas. Os objetivos são resultados bem maiores, onde realmente se pretende chegar. Já as metas são conquistas de curto prazo, sendo um tipo de passo a passo para alcançar os objetivos.
As metas, em especial, precisam seguir um padrão conhecido como SMART, devendo ser, portanto, específicas (specific), mensuráveis (mensurable), alcançáveis (achievable), relevantes (relevant) e com tempo definido (timely).
3. Aplicar o ciclo PDCA
É preciso ter em mente que o planejamento estratégico empresarial é contínuo e precisa de ações. Você pode aplicar, por exemplo. o ciclo PDCA. De acordo com essa metodologia, cabe ao responsável pelo planejamento empresarial planejar (plan), executar (do), verificar as estratégias (check) e agir (action). Esse processo é conhecido por alguns como o ciclo da melhoria contínua.
4. Determinar a missão, visão e os valores
É essencial que as diretrizes organizacionais tenham sua missão, visão e valores (MVV) já definidas. Se sua organização tem esses princípios consolidados, é preciso desenvolvê-los, considerando que:
- a missão é o motivo pelo qual a empresa existe;
- a visão é onde a organização deseja chegar no futuro (em 20 anos, por exemplo);
- os valores referem-se aos princípios inegociáveis, dos quais não se abre mão.
São essas diretrizes que nortearão os caminhos a serem seguidos e, por esse motivo, precisam ser conhecidas pelos colaboradores. Elas devem ser fixadas em murais, distribuídas em formato de cartilhas, constar na intranet, entre outros meios, para que todos os funcionários tenham conhecimento de sua existência e saibam como segui-las.
Assim, é possível tirar o MVV do discurso e colocá-lo em prática, possibilitando que a estruturação do planejamento esteja alinhada com a cultura da empresa e que ele traga resultados a longo prazo.
5. Dar atenção ao público-alvo
Considerando que as organizações têm como objetivo principal a atração e fidelização de clientes, é preciso que eles recebam uma atenção especial na elaboração do planejamento. Por isso, é importante compreender bem os hábitos de compra de cada segmento do seu público-alvo.
É possível segmentar os consumidores de acordo com 4 aspectos principais:
- geográficos (cidade, estado, país, entre outros);
- demográficos (sexo, idade, classe social, raça etc.);
- psicográfico (valores sociais, estilo de vida, visão de mundo);
- comportamental (benefícios buscados, atitudes etc.).
Com esses dados, fica mais fácil fazer com que sua empresa se sobressaia no cenário mercadológico. A partir dessa análise, você conseguirá traçar uma estratégia mais eficaz de engajamento além, é claro, de conquistar uma boa vantagem em relação à concorrência.
6. Mapear a concorrência
É fundamental conhecer sua companhia, sua clientela e seus objetivos. Mas é importante também que você mapeie seus concorrentes e saiba o que eles estão ofertando para o público, quais produtos ou serviços vendem e como eles se comparam aos seus. Sem fazer esse mapeamento, não é possível montar um planejamento estratégico de uma empresa.
Conhecer quem está na corrida junto com o seu negócio é um fator de sucesso que ajuda a buscar soluções inovadoras e a determinar um diferencial competitivo entre a sua empresa e as outras.
7. Desenvolver uma SWOT
Finalmente, chegamos à etapa da matriz SWOT, no Brasil também chamada de FOFA — forças (strengths), oportunidades (opportunities), fraquezas (weaknesses) e ameaças (threats). Essa análise é a base para qualquer tipo de planejamento empresarial.
A ideia é que os responsáveis pelo planejamento façam um levantamento dos pontos fortes e pontos fracos, bem como dos obstáculos e possibilidades de crescimento no cenário em que a empresa está inserida.
A partir do levantamento desses dados, cruze-os para formar a matriz. Com isso, você pode criar estratégias mais acertadas para explorar ao máximo as potencialidades e amenizar os fatores negativos atrelados à organização.
8. Estipular as estratégias que serão utilizadas
A estratégia diz respeito a maneira pela qual o caminho definido vai ser percorrido. Estratégias bem elaboradas são extremamente relevantes para destacar a marca entre seus concorrentes no mercado. Existem três tipos abrangentes de estratégias, são eles:
- diferenciação: tem como objetivo fazer com que a organização se destaque no mercado pela qualidade dos produtos e serviços;
- liderança de baixo custo: tem o propósito de ganhar o mercado pelo preço competitivo;
- foco: procura conquistar um pequeno segmento do mercado.
É preciso selecionar a estratégia que mais se adéqua ao público-alvo do seu negócio. Se ele for da classe econômica A, por exemplo, procure dar preferência para uma estratégia de diferenciação, investindo em inovação e até mesmo sofisticação.
Por outro lado, se o público for de classes mais baixas, sua empresa pode crescer a partir do volume de vendas, com uma estratégia que preza pelo preço, mantendo o custo-benefício atraente para o consumidor.
Em uma terceira circunstância, se o seu produto ou serviço atender apenas para uma parcela específica da população, segmentada por determinado gosto ou necessidade, aja sempre com base nas particularidades desse nicho que pretende atender.
Com essas dicas você conseguirá encontrar meios para seu negócio prosperar e se destacar em meio a cenários mais críticos, como crises financeiras e políticas. Basta que haja dedicação por parte da equipe ao elaborar o planejamento estratégico empresarial e colocar as ações em prática de maneira efetiva!
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TEXTO ATUALIZADO: 03/06/2024
Interessante e direto ao ponto, obrigado
Valeu pelo feedback! 🙂
Você escreve bastante muito e espero que continue por bastante tempo pois conheci seu
sítio hoje em dia mesmo. Até mas.