Você sabe usar as datas comemorativas para supermercados a seu favor?
Elas são fundamentais para as empresas do setor, pois ajudam as organizações a conquistarem mais clientes e alavancar o número de vendas.
No entanto, é necessário ter um bom planejamento e se preparar para aproveitar os benefícios proporcionados pelas datas.
Então, quer dominar o tema que faz a diferença para o faturamento dos supermercados?
Esse texto é para você.
Neste conteúdo, explicaremos sobre a importância de se atentar às datas comemorativas e quais as principais ações a tomar.
Por isso, se você quer aproveitar ao máximo as datas comemorativas para supermercados, acompanhe a leitura abaixo!
O que são as datas comemorativas para supermercados?
As datas comemorativas para supermercados se caracterizam por fazerem parte do planejamento anual do comércio.
Além disso, influenciam diretamente o fluxo de pessoas em busca de determinados produtos ao longo do ano.
Entre alguns exemplos estão o Natal, a Páscoa, o Black Friday etc.
Nesse período, é bastante comum que as empresas invistam em campanhas promocionais, ofereçam descontos e otimizem a divulgação.
O objetivo é sempre atrair e conquistar mais clientes.
Por que se atentar às datas comemorativas?
As datas comemorativas são fundamentais para os supermercados.
Uma vez que, por meio delas, torna-se possível divulgar os produtos e serviços de maneira especial e estratégica.
Além disso, os supermercados vão conseguir proporcionar melhores condições aos clientes, contribuindo para o aumento do número de vendas.
Vale destacar ainda que durante as datas comemorativas o número de vendas costuma ser maior.
Desse modo, as empresas atentas a esses períodos conseguirão aproveitar um volume maior de vendas.
Quais as estratégias para aumentar o número de vendas?
Existem várias datas comemorativas e há um amplo conjunto de estratégias que podem contribuir para o aumento do número de vendas.
Na definição das ações a serem feitas é importante atentar-se em relação às demandas presentes em cada data.
Páscoa
A Páscoa é uma das principais datas comemorativas do ano.
Nesse período é bastante comum a venda de ovos de páscoa.
Por esse motivo, as prateleiras dos supermercados costumam priorizar os ovos, pois eles apresentam mais demanda por parte dos consumidores.
Natal
O Natal é outra data muito relevante para os supermercados.
Pois trata-se de uma data na qual as pessoas buscam presentear seus entes queridos.
Por isso, é uma das datas comemorativas com mais vendas.
Nesse contexto é bastante válido divulgar promoções e apostar na venda de produtos típicos para essa época do ano.
Entre eles estão o panetone, chocotone, pernil etc.
Por outro lado, vale a pena apostar em combos promocionais para garantir um bom ticket médio.
Isso, é claro, além de uma experiência agradável e interessante aos olhos do consumidor.
Black Friday
A Black Friday é uma das principais datas comemorativas do ano.
Nesse período também é bastante comum a divulgação de promoções e o fornecimento de descontos em um amplo volume de produtos e serviços.
Por isso, o céu é o limite: alinhe preços competitivos e estratégia.
Além disso, vale a pena avaliar a possibilidade de ofertas em marketplaces e apps de delivery!
Dia das mães e dia dos pais
Ambas as datas comemorativas acontecem todos os anos e também trata-se de um período importante para o faturamento.
Nesse cenário é bastante válido destinar um espaço nas prateleiras para lembranças específicas a ambas as datas.
E para ilustrar a oportunidade, vale a pena contar com dados importantes como os levantados pela OLX Brasil.
Segundo os dados mais recentes do grande marketplace, no dia dos pais, 58% dos consumidores pretendiam comprar em lojas físicas.
Além disso, os top 5 produtos mais comprados no dia dos pais se dividiam nas categorias:
- Beleza e saúde;
- Roupas e calçados;
- Bijuterias, relógios e acessórios;
- Produtos de utilidades domésticas;
- Objetos de decoração.
Quais ações podem ser feitas para aproveitar as datas comemorativas?
Sabemos que as datas comemorativas são muito importantes para os supermercados.
Esse raciocínio é válido para empresas dos mais diferentes portes de mercado.
No entanto, para aproveitar os benefícios proporcionados pelas datas comemorativas, é fundamental ter o conhecimento das melhores práticas.
Abordaremos sobre elas na sequência do conteúdo.
Planejamento
Sem dúvidas, o planejamento é uma das principais práticas necessárias para aproveitar os benefícios proporcionados pelas datas comemorativas para supermercados.
Por meio dessa prática torna-se possível planejar as ações a serem desenvolvidas durante as datas comemorativas e definir as estratégias a serem implementadas nesses períodos.
Por isso, vale a pena definir períodos para cada ação: antes, durante e após a data.
Além disso, por meio do planejamento será possível definir datas limites para as entregas de todos os materiais necessários.
Divulgação de promoções
A divulgação de promoções é uma das melhores estratégias para aproveitar as datas comemorativas.
Por meio dessa prática torna-se possível oferecer preços competitivos ao consumidor, o que vai contribuir para o aumento do número de vendas nesses períodos.
Vale a pena investir em conteúdos nas redes sociais e em todos os canais do supermercado.
Nesse sentido, além do conteúdo orgânico, vale a pena pensar em campanhas pagas nas suas redes.
Atentar-se às demandas periódicas
Cada data comemorativa apresenta demandas específicas.
Nesse contexto é fundamental estar atento em relação às demandas periódicas para que o supermercado possa aproveitar mais oportunidades de vendas.
Também é muito importante estar atento sobre os interesses, as dores e os objetivos dos clientes.
Essas questões vão te ajudar a entender o perfil do consumidor.
Consequentemente, ajudarão o seu negócio a desenvolver estratégias que possam contribuir para o crescimento dos negócios.
Sorteios periódicos
Outra ótima ideia para aproveitar as datas comemorativas para supermercados são os sorteios periódicos.
Essa questão se deve a diferentes motivos.
Primeiramente, trata-se de uma ótima estratégia para otimizar a fidelização de clientes.
Além disso, os sorteios periódicos vão ajudar a fortalecer a imagem da sua marca no mercado.
Alguns dos clientes vão ter a oportunidade de serem premiados, fortalecendo as associações com a sua marca (supermercado).
Assim, você aumenta as chances de recorrência de compra no seu estabelecimento direta e indiretamente (marketing de indicação).
Como é possível perceber, as datas comemorativas para supermercados proporcionam ótimas oportunidades para as empresas do segmento.
Nesse período, caso aproveitem as chances, a sua organização vai aumentar o número de vendas e vai conquistar mais clientes.
Ambas as questões, somadas, vão ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.
Este conteúdo no qual destacamos sobre as datas comemorativas para supermercados foi útil para você?
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