Food Service

9 hábitos de donos de restaurante de sucesso que você deve seguir

5 Mins de leitura

Um restaurante de sucesso começa pelos hábitos do próprio dono. Quando o líder do estabelecimento tem uma rotina produtiva, toda a equipe é influenciada positivamente para fazer um bom trabalho e cumprir as metas. Mais do que um tempero extra, cultivar hábitos de sucesso é fundamental para fazer um empreendimento dar certo.

Por isso, neste post compartilharemos com você 9 hábitos de donos de restaurantes de sucesso que você pode seguir para colher os mesmos frutos. Ficou interessado? Então, confira a lista abaixo e implemente essas boas práticas no seu dia a dia!

1. Enxergar o restaurante como um negócio

É fácil ser encantado pelos ideais românticos do que significa ser um dono de restaurante. Mas, para fazer parte do time de gestores de estabelecimentos de sucesso, você deve ser uma pessoa de negócios — ou seja, ter um espírito empreendedor.

É preciso paixão, dedicação, longas horas de trabalho, experiência, capital e tempo para criar um restaurante significativo e duradouro. Se essas habilidades não são o seu forte, o ideal é que você contrate um parceiro capaz e confiável para ser essa pessoa nas rotinas do negócio.

2. Valorizar seus funcionários 

Pode até ser um clichê e você já deve estar cansado de saber que, para ter um restaurante bem-sucedido, é preciso investir fortemente nas pessoas que farão o dia a dia do negócio. E investir significa muito mais do que apenas dar uma boa compensação financeira. Esses fatores não são fortes o suficiente para manter um colaborador motivado

Profissionais de sucesso sabem que o engajamento e a determinação de seus empregados dependem da preocupação e do cuidado que a empresa tem com eles, tanto como indivíduos quanto profissionalmente. Reuniões periódicas, programas de incentivo, eventos para colaboradores e a criação de políticas colaborativas são fundamentais para manter as equipes felizes e saudáveis.

3. Ser uma referência para os colaboradores

Uma característica em comum dos gestores de restaurantes de sucesso é ser um bom líder, isto é, ter boas habilidades de gerenciamento. Ser dono de um empreendimento como esse é uma atividade estressante, visto que o ramo é imprevisível. Por conta disso, é preciso que você seja um guia capaz de transmitir confiança, sabedoria e constância para os funcionários.

Além disso, você também pode ter com seus colaboradores a mesma cortesia que espera que eles tenham com os clientes. Ao adotar essas habilidades, você se tornará uma grande referência para as pessoas que comanda.

4. Acertar nos fundamentos básicos

Você já deve saber que o cliente valoriza dois aspectos principais em sua experiência: que os sabores sejam deliciosos e que o serviço seja de qualidade. Donos de restaurante de sucesso compreendem essa realidade e fazem de tudo para que o consumidor escolha o seu estabelecimento em vez do vizinho. 

O resultado é a oferta de algo característico, original e consistente, que os clientes terão apenas em seu estabelecimento. Isso vai desde o sabor dos pratos até a decoração do local. Lembre-se de que um profissional de sucesso pensa e executa bem cada detalhe.

5. Medir seus avanços

Donos de restaurante de alto nível compreendem que, se desejarem alcançar o sucesso, precisam criar metas realistas, mensuráveis e precisas. Essa medida serve para mantê-los preparados para todas as decisões que devem tomar no dia a dia. 

A taxa de falência das empresas tem se mostrado alta no país. Muitas vezes, no caso dos restaurantes, circunstâncias como mudanças nas tendências de alimentos ou flutuações no clima financeiro podem afetar a prosperidade do empreendimento. Por isso, um plano bem-pensado e detalhado — que seja mensurável — pode fazer a diferença para que o empreendedor alcance as metas que estabeleceu de forma mais fácil e sustentável.

6. Valorizar seu próprio tempo e energia

Essas pessoas focam seus esforços nas atividades que geram receita para o negócio. Isso não significa cobrar por tudo e qualquer coisa que o cliente pede, mas sim deixar de perder tempo com tarefas classificadas como “apagar incêndio” e se dedicar àquilo que realmente fará o faturamento aumentar.

Em um restaurante, lanchonete ou bar no início de sua operação, é natural que o empresário esteja muito mais envolvido no dia a dia das execuções. Mas, aos poucos, ele precisa se desligar para conseguir focar no que vai manter a empresa de pé e fazê-la prosperar no futuro.

7. Conhecer seu entorno

Empreendedores de sucesso têm o objetivo de proporcionar ao cliente uma experiência diferente de qualquer outra. Isso tudo é sempre feito de forma consciente, considerando o mercado no entorno do negócio. Por exemplo, uma boa administração não vai abrir uma hamburgueria ao lado de um McDonald’s — a menos que inove muito e que tenha uma proposta criativa que o diferencie consideravelmente.

A realidade é que todos os restaurantes, pizzarias, cafeterias ou bares são uma possível concorrência. Logo, esses gestores estão sempre conscientes do que está ocorrendo ao redor do seu estabelecimento, fator que certamente contribui para o sucesso do empreendimento.

8. Dar atenção aos detalhes

Profissionais bem-sucedidos entendem que cada aspecto do negócio é crucial e, por isso, buscam conhecer os detalhes de toda função como se fosse sua. Eles sabem o menu de cor, conhecem os colaboradores, estão familiarizados com o estilo da cozinha do chef, envolvem-se com a folha de pagamento, relacionam-se com os fornecedores de alimentos, compreendem a programação de limpeza e investem tempo para buscar a satisfação de seus clientes.

Um dono de restaurante que mira o sucesso olha para seu empreendimento como uma máquina, em que cada peça é fundamental — mas, mesmo que uma falte, o resto não deixaria de funcionar.

9. Continuar aprendendo

Uma das coisas mais importantes que um dono de restaurante de sucesso pode fazer é pesquisar, questionar, procurar ajuda, estudar e estar sempre aberto a sugestões. Um gestor desse nível não tem medo de ouvir críticas, porque ele as transforma em combustível para crescer e fazer tudo melhor da próxima vez.

Esses profissionais também têm a pesquisa como uma prioridade e estão em constante aprendizado sobre as tendências da indústria e diferentes opções de alimentos sazonais, por exemplo. Eles são curiosos e interessados não apenas sobre o mundo dos restaurantes, mas sobre boas práticas de negócios em geral.

Por fim, é muito importante notar que as características mencionadas podem (e devem) ser desenvolvidas ao longo da vida profissional. Nenhum gestor nasce pronto ou sabendo 100% do que precisará para fazer um bom trabalho.

Sendo assim, é também um ótimo hábito lembrar que nunca se está completamente pronto para o cargo. Como consequência desse pensamento, você continuará se aprimorando e buscará melhorar suas competências e seus resultados.

Agora, divida conosco: quais são os hábitos que você implementa na sua rotina para ter um restaurante de sucesso? Deixe seu comentário!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
AçõesFood Service

Spice Experience: evento reúne empresários em Teresópolis

1 Mins de leitura
E o primeiro evento do Spice em Teresópolis deixou um gostinho de quero mais! No dia 28/11 dezenas de empresários do ramo de Food Service estiveram reunidos na…
Food Service

Melhore o atendimento no seu delivery e conquiste mais clientes

5 Mins de leitura
Trabalhar com serviço delivery é uma ótima estratégia para expandir o faturamento dos restaurantes e demais estabelecimentos do setor alimentício, já que…
Food Service

9 passos para ter um delivery de sucesso

4 Mins de leitura
Você está planejando abrir um negócio baseado em telentrega ou pretende incluir essa opção no seu restaurante? Então, é fundamental conhecer os…

5 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *