Pode até ser um clichê e você já deve estar cansado de saber que, para ter um restaurante bem-sucedido, é preciso investir fortemente nas pessoas que farão o dia a dia do negócio. E investir significa muito mais do que apenas dar uma boa compensação financeira. Esses fatores não são fortes o suficiente para manter um
.
Profissionais de sucesso sabem que o engajamento e a determinação de seus empregados dependem da preocupação e do cuidado que a empresa tem com eles, tanto como indivíduos quanto profissionalmente. Reuniões periódicas, programas de incentivo, eventos para colaboradores e a criação de políticas colaborativas são fundamentais para manter as equipes felizes e saudáveis.
Uma característica em comum dos gestores de restaurantes de sucesso é ser um bom líder, isto é, ter boas habilidades de gerenciamento. Ser dono de um empreendimento como esse é uma atividade estressante, visto que o ramo é imprevisível. Por conta disso, é preciso que você seja um guia capaz de transmitir confiança, sabedoria e constância para os funcionários.
Além disso, você também pode ter com seus colaboradores a mesma cortesia que espera que eles tenham com os clientes. Ao adotar essas habilidades, você se tornará uma grande referência para as pessoas que comanda.
4. Acertar nos fundamentos básicos
Você já deve saber que o cliente valoriza dois aspectos principais em sua experiência: que os sabores sejam deliciosos e que o serviço seja de qualidade. Donos de restaurante de sucesso compreendem essa realidade e fazem de tudo para que o consumidor escolha o seu estabelecimento em vez do vizinho.
O resultado é a oferta de algo característico, original e consistente, que os clientes terão apenas em seu estabelecimento. Isso vai desde o sabor dos pratos até a decoração do local. Lembre-se de que um profissional de sucesso pensa e executa bem cada detalhe.
5. Medir seus avanços
Donos de restaurante de alto nível compreendem que, se desejarem alcançar o sucesso, precisam criar metas realistas, mensuráveis e precisas. Essa medida serve para mantê-los preparados para todas as decisões que devem tomar no dia a dia.
A
taxa de falência das empresas tem se mostrado alta no país. Muitas vezes, no caso dos restaurantes, circunstâncias como mudanças nas tendências de alimentos ou flutuações no clima financeiro podem afetar a prosperidade do empreendimento. Por isso, um plano bem-pensado e detalhado — que seja mensurável — pode fazer a diferença para que o empreendedor alcance as metas que estabeleceu de forma mais fácil e sustentável.
6. Valorizar seu próprio tempo e energia
Essas pessoas focam seus esforços nas atividades que geram receita para o negócio. Isso não significa cobrar por tudo e qualquer coisa que o cliente pede, mas sim deixar de perder tempo com tarefas classificadas como “apagar incêndio” e se dedicar àquilo que realmente fará o
faturamento aumentar.
Em um restaurante, lanchonete ou bar no início de sua operação, é natural que o empresário esteja muito mais envolvido no dia a dia das execuções. Mas, aos poucos, ele precisa se desligar para conseguir focar no que vai manter a empresa de pé e fazê-la prosperar no futuro.
7. Conhecer seu entorno
Empreendedores de sucesso têm o objetivo de proporcionar ao cliente uma experiência diferente de qualquer outra. Isso tudo é sempre feito de forma consciente, considerando o mercado no entorno do negócio. Por exemplo, uma
boa administração não vai abrir uma hamburgueria ao lado de um McDonald’s — a menos que inove muito e que tenha uma proposta criativa que o diferencie consideravelmente.
A realidade é que todos os restaurantes, pizzarias, cafeterias ou bares são uma possível concorrência. Logo, esses gestores estão sempre conscientes do que está ocorrendo ao redor do seu estabelecimento, fator que certamente contribui para o sucesso do empreendimento.
8. Dar atenção aos detalhes
Profissionais bem-sucedidos entendem que cada aspecto do negócio é crucial e, por isso, buscam conhecer os detalhes de toda função como se fosse sua. Eles sabem o menu de cor, conhecem os colaboradores, estão familiarizados com o estilo da cozinha do chef, envolvem-se com a folha de pagamento, relacionam-se com os fornecedores de alimentos, compreendem a programação de limpeza e investem tempo para buscar a satisfação de seus clientes.
Um dono de restaurante que mira o sucesso olha para seu empreendimento como uma máquina, em que cada peça é fundamental — mas, mesmo que uma falte, o resto não deixaria de funcionar.
9. Continuar aprendendo
Uma das coisas mais importantes que um dono de restaurante de sucesso pode fazer é pesquisar, questionar, procurar ajuda, estudar e estar sempre aberto a sugestões. Um gestor desse nível não tem medo de ouvir críticas, porque ele as transforma em combustível para crescer e fazer tudo melhor da próxima vez.
Esses profissionais também têm a pesquisa como uma prioridade e estão em constante aprendizado sobre as tendências da indústria e diferentes opções de alimentos
sazonais, por exemplo. Eles são curiosos e interessados não apenas sobre o mundo dos restaurantes, mas sobre boas práticas de negócios em geral.
Por fim, é muito importante notar que as características mencionadas podem (e devem) ser desenvolvidas ao longo da vida profissional. Nenhum gestor nasce pronto ou sabendo 100% do que precisará para fazer um bom trabalho.
Sendo assim, é também um ótimo hábito lembrar que nunca se está completamente pronto para o cargo. Como consequência desse pensamento, você continuará se aprimorando e buscará melhorar suas competências e seus resultados.
Agora, divida conosco: quais são os hábitos que você implementa na sua rotina para ter um restaurante de sucesso? Deixe seu comentário!
André Olivetto
O grande problema e a rotatividade dos funcionários que simplesmente ignoram qualidade higiene satisfação do cliente bom atendimento
Beto Júlio Ramos
Sou gerente no bibi suco, e preservo muito pela a qualidade dos produtos, e a igiene é fundamental em tudo, más o atendimento tende ser prioridade,,adorei tudo que vocês falaram, um abraço.
Redação
Obrigada Beto, ficamos felizes com seu comentário!
Redação
Ficamos felizes com seu feedback Beto! 😉
Gloria
Excelente matéria! Obrigado!