NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Varejo

Vale a pena ter um sistema para açougue no meu negócio?

4 Mins de leitura

Essa é a pergunta que não quer calar: vale a pena ter um sistema para açougue no meu negócio? 

Há quem ainda olhe para o açougue como um negócio simples, que não necessita de gestão. No entanto, esse pensamento é equivocado, pois é cada vez maior a quantidade de casas especializadas em carnes e cortes diferenciados.

Nesse sentido, a tecnologia não só pode como ajuda seu açougue a vender mais. Estamos em um dos países que mais produz e consome carne no mundo, portanto, trata-se de um mercado competitivo que demanda ações para diferenciar seu negócio da concorrência.

Quer saber se vale a pena ter um sistema para açougue no meu negócio? Continue a leitura e descubra!

O que é um sistema para açougue?

O sistema para açougue é uma ferramenta de gestão voltada para o gerenciamento de tarefas dentro do seu negócio. Por meio dele, você automatiza determinadas atividades e consegue se dedicar à parte estratégica do açougue.

É dessa maneira que você ganha meios para aumentar as vendas e expandi-lo. Além disso, consegue trabalhar dados complexos para tomar decisões importantes.

O sistema de gestão para açougue reúne, portanto, várias informações em um só lugar. Encontram-se ali dados das vendas, estoque, finanças e outros.

Quais as vantagens de ter um sistema para açougue?

Uma vez que o sistema para açougue faz a análise e verificação de dados, ele oferece ao seu negócio o vislumbre, de forma clara, dos rumos que devem ser tomados no futuro.

É importante notar que esse é um dos princípios de uma gestão bem definida, estruturada e organizada. Desse modo, você consegue posicionar seu açougue de forma mais sólida, obtendo lucros e aproveitando as oportunidades e soluções.

Veja as vantagens de ter um sistema para açougue:

Redução de custos

O principal motivo do sistema para açougue permitir essa redução de custos se dá pela automação de processos e sua consequente otimização da gestão do negócio ao utilizar dados gerados e trabalhados pela ferramenta.

A compra de itens para estoque, por exemplo, passa a ser feita com base no histórico de vendas de cada tipo. Já as margens diferenciadas de desconto conseguem ser negociadas segundo as análises das vendas.

Note que há uma otimização das práticas administrativas, preparando seu açougue para o crescimento a partir do instante que libera mais recursos.

Integração de setores

O sistema para açougue integra suas diferentes áreas, aumentando a disponibilidade de informações para que cada tarefa seja realizada da melhor maneira. Isso diminui a necessidade de retrabalho e aumenta a comunicação entre setores.

Logística e financeiro, por exemplo, conseguem se conectar para que as solicitações e provisionamentos de cobranças sejam feitas com objetividade.

Confiabilidade nos dados e informações

O sistema para açougue é uma ferramenta mais alinhada às soluções modernas que a tecnologia oferece. Ele substitui, com facilidade, anotações manuais e planilhas. Isso permite confiabilidade nos dados e informações.

Basta pensar na quantidade de vezes que buscou informações e elas estavam indisponíveis ou desatualizadas. Como se trata de uma solução automatizada, muitos dados são imputados e trabalhados no sistema sem a necessidade de interferência humana.

Facilidade no atendimento às normas e legislações

Outra vantagem do sistema para açougue é facilitar o atendimento às normas e legislações. Um bom sistema é constantemente atualizado por seu fornecedor para atender às legislações vigentes e facilitar a gestão fiscal dos negócios.

Sendo assim, seu açougue ficará completamente regularizado, sem a necessidade de apurar dados a cada nova entrega.

Otimização do estoque

Que tal ter um controle do estoque em tempo real? Isso seria excelente, não é?!

Quando o estoque é otimizado, você tem garantia de atendimento ao cliente dentro do prazo, bem como um suporte mais rápido e eficiente. O que o cliente deseja estará sempre disponível desde que o estoque seja bem gerido.

No caso do sistema para açougue, você obtém esse tipo de informação cruzando as vendas com os pedidos e identificando os SKUs mais desejados pelo seu público.

Menos retrabalho

Cada erro cometido no preenchimento de um dado pode fazer com que a análise deles seja comprometida. Dessa forma, o melhor é automatizar esse preenchimento, evitando o trabalho manual — que acaba dando margem às falhas.

O sistema para açougue diminui a quantidade de erros por preenchimento manual e oferece mais agilidade e eficiência aos negócios. Além disso, seu açougue ganha mais segurança e controle de prazos.

Agilidade na emissão de notas fiscais

Notas fiscais são obrigatórias no varejo e é indispensável que você emita-as de forma correta para manter seu açougue na legalidade.

Nesse sentido, o sistema diminui erros humanos nos cálculos de impostos, está integrado com as ferramentas do Governo Federal, permite a emissão e envio de Nota Fiscal Eletrônica aos clientes e ainda atende rigorosamente às legislações vigentes.

Diminuição nas burocracias

Controle de finanças, emissão de documentos fiscais e gestão de estoque são atividades burocráticas que podem tomar muito tempo. Isso porque têm atividades repetitivas e acabam diminuindo a produtividade de todos.

Mas o sistema para açougue vai na contramão e consegue realizar esses e outros controles de forma automática. Assim, garante ao empreendedor uma gestão transparente e muito eficaz.

Facilidade de uso

É fácil utilizar o sistema para açougue. As telas são tão intuitivas que em pouco tempo você identifica onde está o que necessita. Em poucos cliques você obtém relatórios para tomar decisões que são estratégicas para seu negócio.

Acesso a partir de qualquer lugar

Outra vantagem do sistema para açougue é a implementação. Ele pode ser online, para que você tenha acesso, por meio de login e senha, a partir de qualquer lugar, desde que conectado à Internet.

Viu como o sistema para açougue tem muitas vantagens? Tenha em mente que essa solução é peça fundamental na estratégia de qualquer gestor que deseja aumentar as vendas.

Que tal ter um sistema para açougue no seu? Conheça o Alterdata Shop e solicite sua demonstração.

300 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Entenda como aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria

4 Mins de leitura
Descubra aqui quais são as melhores estratégias para aumentar o ticket médio de vendas do seu negócio.
Varejo

Conheça os benefícios do software para atacadista da Alterdata

4 Mins de leitura
Acompanhamento de vendas em tempo real e estoque equilibrada são algumas das características do software para atacadista da Alterdata.
AtacadoVarejo

Vale a pena adquirir um programa para atacado e varejo?

4 Mins de leitura
Programa para atacado e varejo: saiba mais sobre essa solução e se ela realmente deve ser implantada no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.