Departamento Pessoal

Transmissão direta da DCTFWeb

2 Mins de leitura

Em 06/07/2021, foi publicada a Nota TécnicaS-1.0 nº 02/2021, que trazia a previsão de criação de campo {transDCTFWeb} no evento S-1299, que trazia “Melhoria para que o contribuinte possa requerer, pelo eSocial, a transmissão imediata da DCTFWeb. A resposta, se essa solicitação for aceita, será apresentada junto com o retorno do evento S-1299”.

Ou seja, com este campo, será possível realizar o fechamento da DCTFWeb junto com o eSocial, sem precisar ir no eCAC para realizar a transmissão.

Essa possibilidade foi inserida na IN RFB nº 2.005/2021 (pela IN RFB nº 2.038/2021), no § 5º do art. 8º, que determina que “A DCTFWeb poderá ser transmitida diretamente, mediante solicitação registrada em evento de encerramento da escrituração que a originou, nas hipóteses previstas em ato da RFB”.


Para regulamentar essa funcionalidade, nessa semana (13/09) foi publicado o Ato Declaratório Executivo Corat nº 14, de 10 de setembro de 2021 que dispõe sobre a transmissão direta da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos).

Na prática, como será o uso dessa nova funcionalidade?

  • Este recurso é opcional e estará disponível apenas a partir da competência 10/2021 e será feito o fechamento através do seu sistema de folha de pagamento, que apresentará a opção de transmitir a DCTFWeb junto com o envio do evento S-1299 (vale lembrar que você precisa verificar com o sistema o andamento e disponibilização dessa funcionalidade).
  • A funcionalidade é destinada a empresas que:
    • não têm movimento na EFD-Reinf;
    • não têm processo judicial (pois precisam vincular a suspensão dentro da DCTFWeb antes de fazer a transmissão); e
    • empresas menores.
  • Inicialmente, ainda será necessário emitir DARF Previdenciário através do eCAC. A RFB pretende automatizar a emissão da guia futuramente.
  • Se a apuração do eSocial com indicador de transmissão direta for recepcionada depois da transmissão de uma DCTFWeb, será gerada uma DCTFWeb retificadora e a transmissão direta será validada, salvo se verificada situação impeditiva.

Importante ter a certeza de que as empresas estão corretamente parametrizadas no seu sistema de folha e o fechamento do eSocial está correto, principalmente enquanto não inicia a obrigatoriedade da DCTFWeb. Nesse processo, os totalizadores retornados pelo eSocial serão os seus maiores aliados na conferência de INSS e FGTS e, com isso, você terá mais tranquilidade quando a DCTFWeb for obrigatória.

Para conferir o Ato Declaratório Executivo Corat nº 14/2021 na íntegra, leia aqui!

Ainda tem dúvidas sobre transmissão direta da DCTFWeb? Deixe nos comentários que vamos responder.

Esse texto foi uma colaboração da Professora Iris Caroline Auditora Trabalhista.

Instagram Alterdata Contábil
7 Artigos

Sobre o autor
Professora e Auditora Trabalhista
Artigos
Artigos relacionados
Departamento Pessoal

Prorrogação da ECD e ECF no Rio Grande do Sul

2 Mins de leitura
Diante das severas condições climáticas que afetaram o Rio Grande do Sul, a Receita Federal adotou medidas emergenciais para auxiliar os contribuintes…
Departamento Pessoal

Zanin acata pedido do Congresso, suspende liminar e retoma desoneração da folha

2 Mins de leitura
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a decisão assinada por ele mesmo que derrubava a desoneração da folha de…
Departamento Pessoal

Fim do e-CAC: novo Portal de Serviços da Receita já está disponível

1 Mins de leitura
A revolução digital chegou para a Receita Federal, que anunciou a liberação de um novo site que substituirá o atual Centro de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *