NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Departamento Pessoal

Transmissão direta da DCTFWeb

2 Mins de leitura

Em 06/07/2021, foi publicada a Nota TécnicaS-1.0 nº 02/2021, que trazia a previsão de criação de campo {transDCTFWeb} no evento S-1299, que trazia “Melhoria para que o contribuinte possa requerer, pelo eSocial, a transmissão imediata da DCTFWeb. A resposta, se essa solicitação for aceita, será apresentada junto com o retorno do evento S-1299”.

Ou seja, com este campo, será possível realizar o fechamento da DCTFWeb junto com o eSocial, sem precisar ir no eCAC para realizar a transmissão.

Essa possibilidade foi inserida na IN RFB nº 2.005/2021 (pela IN RFB nº 2.038/2021), no § 5º do art. 8º, que determina que “A DCTFWeb poderá ser transmitida diretamente, mediante solicitação registrada em evento de encerramento da escrituração que a originou, nas hipóteses previstas em ato da RFB”.


Para regulamentar essa funcionalidade, nessa semana (13/09) foi publicado o Ato Declaratório Executivo Corat nº 14, de 10 de setembro de 2021 que dispõe sobre a transmissão direta da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos).

Na prática, como será o uso dessa nova funcionalidade?

Banner eContador Alterdata
  • Este recurso é opcional e estará disponível apenas a partir da competência 10/2021 e será feito o fechamento através do seu sistema de folha de pagamento, que apresentará a opção de transmitir a DCTFWeb junto com o envio do evento S-1299 (vale lembrar que você precisa verificar com o sistema o andamento e disponibilização dessa funcionalidade).
  • A funcionalidade é destinada a empresas que:
    • não têm movimento na EFD-Reinf;
    • não têm processo judicial (pois precisam vincular a suspensão dentro da DCTFWeb antes de fazer a transmissão); e
    • empresas menores.
  • Inicialmente, ainda será necessário emitir DARF Previdenciário através do eCAC. A RFB pretende automatizar a emissão da guia futuramente.
  • Se a apuração do eSocial com indicador de transmissão direta for recepcionada depois da transmissão de uma DCTFWeb, será gerada uma DCTFWeb retificadora e a transmissão direta será validada, salvo se verificada situação impeditiva.

Importante ter a certeza de que as empresas estão corretamente parametrizadas no seu sistema de folha e o fechamento do eSocial está correto, principalmente enquanto não inicia a obrigatoriedade da DCTFWeb. Nesse processo, os totalizadores retornados pelo eSocial serão os seus maiores aliados na conferência de INSS e FGTS e, com isso, você terá mais tranquilidade quando a DCTFWeb for obrigatória.

Para conferir o Ato Declaratório Executivo Corat nº 14/2021 na íntegra, leia aqui!

Ainda tem dúvidas sobre transmissão direta da DCTFWeb? Deixe nos comentários que vamos responder.

Esse texto foi uma colaboração da Professora Iris Caroline Auditora Trabalhista.

7 Artigos

Sobre o autor
Professora e Auditora Trabalhista
Artigos
Artigos relacionados
Departamento Pessoal

Perguntão DCTFWeb

8 Mins de leitura
Nos últimos dias, tenho recebido muitas dúvidas relacionadas à DCTFWeb e, a maioria, são dúvidas repetidas. Por isso, resolvi compilar as mais…
Departamento Pessoal

Rescisão por acordo

1 Mins de leitura
A modalidade de Rescisão por Acordo entre as Partes foi inserida na CLT com a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) e ainda…
Departamento PessoalInformativos

Manutenção do eSocial

1 Mins de leitura
Em virtude da implantação das alterações trazidas pelas Notas Técnicas NT S-1.0 nº 03/2021 e NT 2.5 nº 22/2021, a funcionalidade de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.