Departamento Pessoal

Transmissão direta da DCTFWeb

2 Mins de leitura

Em 06/07/2021, foi publicada a Nota TécnicaS-1.0 nº 02/2021, que trazia a previsão de criação de campo {transDCTFWeb} no evento S-1299, que trazia “Melhoria para que o contribuinte possa requerer, pelo eSocial, a transmissão imediata da DCTFWeb. A resposta, se essa solicitação for aceita, será apresentada junto com o retorno do evento S-1299”.

Ou seja, com este campo, será possível realizar o fechamento da DCTFWeb junto com o eSocial, sem precisar ir no eCAC para realizar a transmissão.

Essa possibilidade foi inserida na IN RFB nº 2.005/2021 (pela IN RFB nº 2.038/2021), no § 5º do art. 8º, que determina que “A DCTFWeb poderá ser transmitida diretamente, mediante solicitação registrada em evento de encerramento da escrituração que a originou, nas hipóteses previstas em ato da RFB”.


Para regulamentar essa funcionalidade, nessa semana (13/09) foi publicado o Ato Declaratório Executivo Corat nº 14, de 10 de setembro de 2021 que dispõe sobre a transmissão direta da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos).

Na prática, como será o uso dessa nova funcionalidade?

  • Este recurso é opcional e estará disponível apenas a partir da competência 10/2021 e será feito o fechamento através do seu sistema de folha de pagamento, que apresentará a opção de transmitir a DCTFWeb junto com o envio do evento S-1299 (vale lembrar que você precisa verificar com o sistema o andamento e disponibilização dessa funcionalidade).
  • A funcionalidade é destinada a empresas que:
    • não têm movimento na EFD-Reinf;
    • não têm processo judicial (pois precisam vincular a suspensão dentro da DCTFWeb antes de fazer a transmissão); e
    • empresas menores.
  • Inicialmente, ainda será necessário emitir DARF Previdenciário através do eCAC. A RFB pretende automatizar a emissão da guia futuramente.
  • Se a apuração do eSocial com indicador de transmissão direta for recepcionada depois da transmissão de uma DCTFWeb, será gerada uma DCTFWeb retificadora e a transmissão direta será validada, salvo se verificada situação impeditiva.

Importante ter a certeza de que as empresas estão corretamente parametrizadas no seu sistema de folha e o fechamento do eSocial está correto, principalmente enquanto não inicia a obrigatoriedade da DCTFWeb. Nesse processo, os totalizadores retornados pelo eSocial serão os seus maiores aliados na conferência de INSS e FGTS e, com isso, você terá mais tranquilidade quando a DCTFWeb for obrigatória.

Para conferir o Ato Declaratório Executivo Corat nº 14/2021 na íntegra, leia aqui!

Ainda tem dúvidas sobre transmissão direta da DCTFWeb? Deixe nos comentários que vamos responder.

Esse texto foi uma colaboração da Professora Iris Caroline Auditora Trabalhista.

Instagram Alterdata Contábil
7 Artigos

Sobre o autor
Professora e Auditora Trabalhista
Artigos
Artigos relacionados
Departamento PessoalInformativos

Senado aprova desoneração da folha de pagamento de 17 setores

2 Mins de leitura
Por votação simbólica, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que estende até 2027 a desoneração da folha de pagamento…
Departamento Pessoal

Aumento do salário mínimo: confira os reajustes da tabela do INSS

2 Mins de leitura
No início de cada ano o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualiza a tabela de contribuição previdenciária dos trabalhadores brasileiros, em…
Departamento Pessoal

Pontos Importantes da DCTFWeb

8 Mins de leitura
Afinal, o que você precisa saber sobre a DCTFWeb? Mais importante do que se atentar à data, é necessário identificar quais os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *