NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Material de Construção

Como montar uma loja de material de construção em 6 dicas!

5 Mins de leitura

Começar um negócio do zero, de qualquer natureza, é algo que precisa ser feito com critérios, considerando ações que já foram validadas por outros empreendedores. Do contrário, você corre sempre o risco de cometer erros comuns. Pensando em como montar uma loja de material de construção, esse raciocínio faz todo o sentido.

É a velha história: é melhor aprender com os erros dos outros do que com os próprios erros. A realidade é que existe sim um caminho a ser seguido. Sendo assim, quer saber então o que é necessário para montar uma loja de material de construção do zero? Então confira.

1. Comece com um plano para o seu negócio

Para qualquer objetivo na vida, como montar uma loja de material de construção, ter um plano é fundamental. É a partir dele que você tem como ir em busca das soluções mais pertinentes para o seu negócio. Em resumo, um bom plano de negócios considera elementos como:

  • O mercado;
  • O marketing;
  • A parte operacional da empresa;
  • A parte financeira.

O importante é você traçar as linhas gerais sobre como cada um desses elementos será construído no seu projeto, para que os resultados apareçam no curto, médio e longo prazo.

Essa é a base que dará o direcionamento necessário para você alcançar o sucesso no seu negócio. Saiba mais sobre cada um desses pontos na sequência e entenda como montar uma loja de material de construção do jeito certo.

2. Estude o mercado e encontre o seu espaço

Quando falamos em mercado, precisamos pensar em três aspectos: os seus produtos, os concorrentes e o público-alvo. É importante saber o que outras empresas estão fazendo para, em função disso, gerar diferenciais.

Pense da seguinte maneira: se ao seu redor existem dezenas de profissionais oferecendo produtos muito parecidos, porém com preços baixos. O que você faria? Talvez oferecendo soluções mais qualificadas você consiga vender as mesmas coisas por preços mais elevados. Da mesma forma, se o seu mercado apresentar alta procura por um tipo de material, mas você identificar que não há como se diferenciar em termos de preço, pode ser interessante pensar no atendimento, montando uma estrutura com uma abordagem diferenciada.

De qualquer forma, o mais importante a respeito de como montar uma loja de material de construção, pensando no posicionamento de mercado, é acompanhar a concorrência e conhecer os seus métodos para gerar algo que só você tem.

como montar uma loja de material de construção

3. Faça o marketing da sua loja

Para entender como montar uma loja de material de construção do jeito certo, também é importante considerar a divulgação. Até porque de nada adianta trabalhar com bons produtos se você não é notado pela clientela. Por isso, para que a loja de material de construção realmente atraia clientes, ela precisa avançar nas estratégias de marketing.

O mais comum é investir em soluções para fazer com que a loja seja mais chamativa. Assim, uma boa fachada é fundamental. Além disso, você pode investir em formas de promover o seu negócio, por meio de anúncios e propagandas.

No geral, existe a publicidade gratuita e a paga. O indicado é você trabalhar com as duas, de maneira moderada. Abuse das redes sociais para mostrar seus produtos, além de apresentar condições de pagamento e entrega. Sites como o Instagram e o YouTube podem ser o caminho para você ter sucesso mesmo sem gastar um centavo.

Caso você tenha recursos para investir, promova o seu negócio para o máximo possível de pessoas. Esse costuma ser o caminho para as lojas de material de construção se tornarem conhecidas por mais gente. Essas empresas geralmente pagam para promover seu negócio em outdoors, intervalos de programas de TV e rádio.

Outra opção é fazer investimentos mais controlados com publicidade online, usando ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads. Optando por esta opção, é uma boa saída direcionar anúncios para moradores da sua cidade, na faixa etária e perfil que geralmente consomem os seus produtos vendidos.

4. Organize a parte operacional da empresa

Será fundamental otimizar as suas operações. Isso quer dizer que os processos precisam ser muito bem planejados para serem executados adequadamente. Assim, você tem como montar uma loja de material de construção com maior potencial de sucesso.

Portanto, crie um plano operacional. É nele que você terá como descrever como o empreendimento deve funcionar. Em resumo, a ideia aqui é que você seja capaz de desenhar o passo a passo para as atividades mais importantes.

Geralmente isso é feito quando você se pergunta como consegue fazer uma venda em um determinado período. Então você considera:

  • O tempo para que o processo seja executado;
  • A quantidade e qualificação dos colaboradores responsáveis;
  • Os recursos que serão necessários;
  • A capacidade de distribuição e armazenamento da empresa;
  • A disponibilidade e prazos oferecidos pelos fornecedores.

Partindo deste princípio, você vai organizando os processos de maneira que tudo fique bem intuitivo para quando for executado. Em resumo, quanto mais qualificada for a descrição desses processos, melhor.

5. A parte financeira de como montar uma loja de material de construção

É preciso planejar como será controlada a questão financeira do negócio, afinal de contas, sem ela dificilmente você terá sucesso.

Considere então tudo aquilo que envolva dinheiro, tais como gastos, investimentos e capital de giro em todas as ações planejadas no seu plano.

Nessa etapa é muito importante que você avalie o impacto que os custos terão no seu projeto. Isso porque sempre é possível procurar alternativas para amenizá-los. Um bom exemplo está na relação com os fornecedores. É possível e até recomendável que você converse com eles a respeito de produtos, preços, entre outros.

Faça o orçamento de seus gastos iniciais, sempre tomando cuidado para que nada falte logo no começo do projeto, e para que, ao mesmo tempo, você não tenha problemas com as entregas.

Feito isso, defina seus objetivos, compare preços e só após ter pesquisado bastante, comece a fazer as compras. É importante que você estime uma margem de lucro para investir parte do dinheiro que ganhar na formação de uma reserva para a empresa. Pensando em como montar uma loja de material de construção saudável financeiramente, isso é essencial para se proteger de contratempos.

6. Trabalhe a sua parte mental

Por fim, para dar vida a qualquer projeto, o recomendável é que você tenha a mentalidade adequada, já que empreender costuma apresentar desafios constantes.

Empreendedores de sucesso sabem que, assim como a informação a respeito de como se organizar é relevante, o trabalho mental também importa. Por isso, procure estar mentalmente bem e confiante para oferecer soluções realmente interessantes para o seu público consumidor.

Precisando de mais informações sobre como montar uma loja de material de construção, acesse o blog da Alterdata para saber como se destacar no mercado de materiais de construção e ter um diferencial da sua concorrência.

45 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Material de Construção

6 dicas de como organizar uma loja de material de construção

5 Mins de leitura
Saber como organizar uma loja de material de construção é a oportunidade de criar um ambiente que seja agradável e estimulante para fazer compras.
Material de Construção

Saiba como montar uma pequena loja de material de construção

4 Mins de leitura
Está com dúvidas sobre como montar uma pequena loja de material de construção? Confira as dicas que separamos para você!
Material de Construção

Entenda como montar um depósito de material de construção

5 Mins de leitura
Acompanhe as dicas de como montar um depósito de material de construção e fazer um gerenciamento inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.