A hora de escolher os produtos para loja de roupas é muito importante, pois cada decisão deve estar alinhada com fatores como o público-alvo e a proposta do negócio. Esse momento também influencia as estratégias de marketing, como as divulgações e os expositores.
No entanto, a autoconfiança faz com que você não pense muito nisso, pois já sabe para quem pretende vender os produtos. Mas aí mora uma armadilha que pode afetar o desempenho da loja, sabia?
Quando você separa um tempo para analisar as possibilidades de produtos de sua loja de roupas, se depara com questões relevantes, como o investimento nas tendências ou nos itens que são atemporais.
Lembre-se de que cada decisão traz consequências, portanto acompanhe as dicas para escolher os produtos para loja de roupas!
Comece pelo público-alvo
Não só parece óbvio, como é. Entretanto, nem todo lojista pratica esse exercício e pensa no público-alvo. Alguns se deixam levar pelo gosto pessoal, enquanto outros não acompanham as escolhas dos responsáveis pelo reabastecimento do estoque.
A questão é que, sabendo quem de fato comprará, a escolha dos produtos para loja de roupas se torna mais fácil. Isso porque você verá uma melhora na seleção dos itens que farão parte do mix de vendas. Assim, é possível aumentar a quantidade de peças de um modelo ou diminuir de outro.
Tenha em mente que esse conhecimento possibilita uma melhor entrega de sua oferta. Permite uma rápida identificação entre o público e os itens vendidos, estimulando o consumo.
Mas o público-alvo não deve ser resumido à idade ou gênero. Considere alguns outros fatores determinantes, como:
- Renda;
- Localização;
- Status familiar;
- Nível de educação;
- Crenças e valores.
Se a sua loja vende roupas femininas que são descoladas e muito coloridas, provavelmente não atrairá consumidoras em busca de peças para trabalhar ou ir à igreja. O mesmo vale para o foco em itens de inverno, que tendem a ficar parados nos meses mais quentes do ano — realidade da maioria dos estados do Brasil.
Informações como renda, localização, status familiar, nível de educação, crenças e valores desenham o perfil do seu público.
Analise produtos atemporais e as tendências da moda
O próximo passo para escolher os produtos para loja de roupas é avaliar as opções atemporais e as que seguem as tendências da moda.
Uma roupa é considerada atemporal quando não sai de moda, portanto, atravessa gerações com nenhuma ou poucas adaptações. Também pode ser usada em diferentes épocas do ano e com peças de outros estilos. É o caso do jeans.
Mesmo sendo atemporais, atente-se ao público-alvo que busca o modelo escolhido. Um casaco de couro é clássico, mas é buscado com mais frequência em determinadas épocas do ano, diferentemente de uma camiseta básica.
Além dos produtos atemporais, é importante acompanhar as tendências da moda. Algumas peças são verdadeiros carros-chefes para as vendas, puxando os números lá para o alto. Mas isso não significa pegar tudo que está na moda, ok?
Novidades devem ser tratadas com cautela, portanto pegue uma menor quantidade para saber se o seu público vai gostar ou não. A exceção é se algo estiver na máxima evidência e todo mundo buscá-lo em sua loja.
Uma dica é estar atento às redes sociais, como Instagram. Lá, diversas lojas grandes e influenciadoras tratam sobre o assunto. Assim, é mais fácil compreender o mercado e suas tendências.
Aprenda a reconhecer a qualidade dos produtos para loja de roupas
Tudo que é mais caro é melhor, certo? Errado! O valor de uma roupa não está necessariamente ligado à qualidade da peça. Contudo, outros fatores colaboram para que o preço seja elevado.
Guarde essas informações para não associar roupas mais baratas com má qualidade, nem o contrário. A dica é aprender a reconhecer quais peças têm bons materiais e construção.
Produtos de qualidade conseguem atrair o público e gerar fidelização, fazendo com que as pessoas retornem à sua loja. Já aqueles com qualidade duvidosa acabam apresentando defeitos e causando prejuízo a longo prazo.
Os tecidos naturais, como algodão, linho e lã, são os mais duráveis. Eles proporcionam uma vida útil maior à roupa, além de um caimento melhor, independentemente do tipo de corpo.
Outra dica para escolher os melhores produtos para loja de roupas é virar cada peça ao lado avesso e colocá-las contra a luz. Isso permite ver a qualidade dos acabamentos e estampas.
Trata-se de uma ótima maneira de observar se as costuras são bem-feitas, se os zíperes correm bem e se os botões estão nos lugares corretos. Também ajuda a encontrar manchas e falta de alinhamento na estruturação da roupa.
Ah! Dica extra: experimente esfregar a parte interna da peça para ver se aparecem bolinhas. Caso elas se formem por ali, isso é sinal de que o tecido não terá uma vida útil muito longa.
Atente-se aos concorrentes
Ficar de olho nos concorrentes diretos é o que chamam, no mundo do marketing, de benchmarking. Trata-se de avaliar a concorrência, identificar pontos positivos e usá-los para aperfeiçoar os seus métodos.
No entanto, o seu objetivo aqui não é o de copiar a loja ao lado. Muito pelo contrário! Ao conhecer o que seus concorrentes vendem, será possível escolher os melhores produtos para loja de roupas.
O que dá certo no seu vizinho pode ser usado como parâmetro para você superá-lo, destacando-se por opções de alta qualidade e em total sintonia com o desejo do público.
Busque os melhores fornecedores de roupas
Por último, mas não menos importante, o processo de escolher os produtos para loja de roupas envolve a seleção dos melhores fornecedores. São eles que contribuirão com peças de qualidade, preços competitivos, disponibilidade de itens e boa gestão do negócio.
Essa escolha deve ser baseada em critérios como a reputação da empresa, a qualidade dos produtos e o nível de atendimento. Vamos falar sobre cada um?
A qualidade dos produtos, como você viu anteriormente, é fundamental para manter a base de clientes em constante crescimento. Já a reputação do fornecedor indica se o relacionamento de vocês será saudável ou muito conturbado.
E o nível de atendimento? Bem, entenda que o fornecedor é um parceiro de negócios. Se o atendimento não é bom, dificilmente você conseguirá negociar prazos, pedir itens extras e ser respondido no tempo ideal.
Gostou das dicas para escolher os melhores produtos para loja de roupas? Acompanhe o blog da Alterdata para ver outras informações e orientações para alcançar o sucesso em sua loja de roupas!