NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
AlterdataDicas Alterdata

Como aumentar sua produtividade no home office?

3 Mins de leitura

Fazer home office pode ser o sonho de muita gente, mas pode se transformar em pesadelo se você não tiver disciplina. Em tempos de quarentena por conta da pandemia do COVID-19, muitas empresas estão ampliando a quantidade de colaboradores que trabalham de casa, mas é necessário ter alguns cuidados nesse período pois o ambiente familiar pode causar distrações que não existem no trabalho, afetando sua produtividade, afinal, mesmo de casa, as tarefas não mudam, não é mesmo?

 Por isso, listamos algumas dicas para facilitar esse processo para você que ainda não está tão acostumado assim com esse método de trabalho.

Condicione seu cérebro


Envie um comando para o seu cérebro de que você não está de folga, feriado ou férias. Por isso, acorde cedo e arrume-se como se fosse trabalhar.

Administre o seu tempo


Ative despertadores para lembrá-lo dos horários de início, intervalo e término da sua jornada de trabalho. Ah, e não esqueça de alinhar tudo com sua equipe para que você esteja presente nos reportes rotineiros e eventuais.

Pijama só à noite


Resista à tentação de trabalhar de pijama, vestindo-se como se fosse realmente sair. Isso vai ajudar o seu cérebro a entender que essa é a hora do trabalho e não do relaxamento, além de evitar surpresas com aquela chamada de vídeo urgente.

Mesa de trabalho


Busque um ambiente apropriado, sem distrações (televisão, trânsito de familiares…), com mesa e cadeira confortáveis, temperatura e iluminação agradáveis. Atenção especial também à ergonomia; mantenha postura ereta, braços apoiados formando um ângulo de 90º graus, joelhos alinhados e realize alongamentos ao longo do dia para que a sua saúde não seja prejudicada.

Infraestrutura


Notebooks são menores e mais baixos que computadores de mesa, por isso, vale a pena apoiá-los em livros empilhados ou algum suporte para que a altura da tela fique adequada. Verifique a qualidade da internet com antecedência e, caso tenha qualquer imprevisto, comunique imediatamente sua liderança.

Powered by Rock Convert

Confidencialidade


Mesmo trabalhando em home office, não esqueça de ter cuidado redobrado com o sigilo das informações. Sua responsabilidade continua a mesma!

Equipe bem pertinho


Fique próximo da sua equipe e esteja disponível para seus colegas de trabalho. Use e abuse das ferramentas de comunicação, como grupos de Whatsapp e Google Hangouts. Combine e realize reuniões virtuais periódicas para que estejam sempre integrados e alinhados sobre o que está acontecendo no setor e na empresa.

Mantenha o foco


É muito fácil se distrair em casa: o cachorro late, a campainha toca, as crianças querem brincar, o amigo chama no WhatsApp. Enfim, desligue-se das coisas que são particularmente domésticas e tente listar suas tarefas, definindo um tempo para cada uma delas. À medida que suas entregas acontecem, vá riscando cada uma delas.

Hora da comida


Hidrate-se ao longo do dia e alimente-se quando achar necessário. Evite alimentos pesados e nutritivamente baixos. O horário de almoço/intervalo é sagrado! Avise seus colegas que você estará ausente, desconecte-se do trabalho e aproveite para alimentar-se adequadamente.

Filhos


Converse com seu pequeno sobre a importância do que está fazendo e a necessidade de não ser interrompido. Mas, se a idade da criança demandar supervisionamento, tente buscar ajuda nesse momento. Lembre-se de que crianças também precisam de isolamento social como medida de prevenção ao novo Coronavírus, o COVID-19, por isso, deixá-los com a turminha da rua não é uma boa ideia.

Cuide-se!
Evite o transporte público, restaurantes, casas noturnas, shoppings, abraços, apertos de mão, beijos e tudo aquilo que pode ajudar a disseminar a doença.

Fique tranquilo, pois tudo isso vai passar. =)

Ah! Essa é uma boa oportunidade para você ver se o home office é ou não a sua praia, já que cada vez mais empresas estão adotando esse modelo com seu quadro de colaboradores.

Você pode ler mais sobre esse assunto no nosso blog em: Home Office: Como se adaptar às mudanças e inovações na rotina de trabalho?

Powered by Rock Convert
Artigos relacionados
Alterdata

#FeitadeGente – Carlos Bufon

2 Mins de leitura
0 0 Consultor comercial há 9 anos, Carlos Wagner Bufon nos conta que a Alterdata foi um recomeço seu mercado de software, já que antes de ingressar…
Alterdata

#FeitadeGente - Dayana Alves

3 Mins de leitura
0 0 Dayana Alves acompanhava a Alterdata e o nosso presidente Ladmir Carvalho (pessoa que muito se inspira) pelo LinkedIn. Foi através…
AlterdataTecnologia

Verdadeiro ou Falso da LGPD: "O aceite da política de privacidade é forma de coleta de consentimento"

4 Mins de leitura
0 0 Se você caiu de paraquedas nesse artigo, recomendamos que olhe as postagens anteriores sobre a LGPD para entender melhor sobre…

3 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.