Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Como implementar a metodologia KCS

Descubra aqui o que é a metodologia KCS e como implementá-la na empresa!

  • 8 de junho de 2020
  • Henrique Rebello
  • Gestão
  • 0
  • 0
Um dos ativos mais essenciais do mundo corporativo é, sem sombra de dúvidas, a informação. Mensurar seus impactos é uma tarefa extremamente difícil, mas é possível perceber que a comunicação dentro de uma companhia é uma ferramenta estratégica bastante poderosa para a gestão. É justamente nesse cenário que a famosa metodologia KCS se encaixa. A transmissão do conhecimento entre diversos profissionais e departamentos permite que o negócio melhore seus processos internos, repercutindo diretamente na experiência e também na satisfação de clientes. Mas é claro que aplicar tudo isso na prática é um desafio enorme, sobretudo porque problemas na comunicação podem gerar mal-entendidos e muitos erros. Por essa razão, o KCS surgiu para ajudar na formação de um ambiente ideal de disseminação das informações. Quer entender mais sobre essa metodologia? Então continue lendo e veja como implementá-la em sua empresa!

O que é a metodologia KCS?

O Serviço Centrado no Conhecimento — ou Knowledge Centered Support (KCS) — é uma metodologia que busca simplificar a comunicação entre a empresa e os clientes. Dessa maneira, o objetivo é oferecer uma gama de informações democráticas e simplificadas. E de que forma isso é feito? Em grande parte das vezes, por meio de uma linguagem bastante simples, que todas as pessoas possam entender. O KCS é uma orientação com base na comunicação direta e com explicações realmente pontuais. Ela pode ser realizada a partir do contato entre chatbots e clientes, por exemplo. Aqui, os robôs com respostas automatizadas são capazes de ler, interpretar e resolver as dúvidas e problemas enviados. Na verdade, o sistema é muito mais simples do que se pode imaginar. O chatbot é programado por meio de um software de gestão empresarial, responsável por ler o que o cliente vai informar no chat. Será idêntico a uma conversa com um assistente pessoal, mas do outro lado haverá um robô e não um ser humano. As respostas programadas são úteis em ajudar o usuário, com o propósito de que ele mesmo consiga solucionar seu problema sem precisar pedir um suporte técnico. Dessa maneira, o contato é extremamente acelerado, facilitado e, rapidamente, o cliente tem seus impasses resolvidos.

Como a metodologia KCS pode melhorar a minha empresa?

Veja a seguir como essa metodologia pode melhorar seu negócio e agir diretamente no crescimento da empresa!

Impulsionamento da gestão de conhecimento

O impulsionamento da gestão de conhecimento ocorre pelo engajamento das equipes de atendimento. Assim, é preciso ver os resultados de modo claro, tanto na produtividade do grupo de suporte quanto na satisfação do cliente. Muito além disso, é necessário analisar tudo o que se refere à documentação, de modo a elaborar o melhor formato de novos registros e a forma mais certada de distribuição aos clientes. Vale destacar que, nesse processo, iniciativas de atendimento via chatbot estão incluídas, com o uso da Inteligência Artificial (IA). Toda a base de conhecimento desenvolvida pela metodologia KCS é, na realidade, um verdadeiro insumo aos bots ou IA. Portanto, é o passo inicial para subir o próximo degrau do uso da gestão do conhecimento — a fim de evoluir no autoatendimento. Dessa forma, o cliente pode, a partir de uma busca qualificada, solucionar todas suas dúvidas sem precisar de ajuda.

Aumento da produtividade

O método KCS faz tudo ser resolvido de um jeito mais produtivo. Afinal de contas, os analistas de suporte têm acesso a documentos elaborados no formato adequado. Logo, têm respostas prontas, completas e padronizadas, que geram valor ao trabalho. A consequência disso obviamente é o engajamento das equipes. Com conteúdos criados com qualidade e de forma correta, o analista vai notar que a quantidade de solicitações diminuiu e que seu trabalho ficou bem mais produtivo. Sendo assim, ele percebe que responde diversos pedidos com o mesmo artigo, gerando menos pressão.

Melhoria no suporte

O resultado passa pela democratização da informação no suporte, levando a um ganho de eficiência. Ou seja, o assunto é compartilhado com todos os profissionais, que dão várias respostas com o mesmo artigo criado. Isso certamente traz agilidade, pois o usuário é respondido rapidamente e o conhecimento do time de suporte evolui. Ao mesmo tempo, o uso da IA e de bots torna o processo ainda mais produtivo e eficaz, com a intervenção humana somente nos momentos em que há necessidade — assim, fica fácil também trabalhar a personalização.

Aumento da satisfação do cliente

O objetivo dessa metodologia, sem dúvida alguma, é melhorar a comunicação entre os profissionais de suporte e os clientes, aumentando, assim, a satisfação. Com tal atitude, o número de solicitações diminui significativamente e o tempo de resposta pode até cair pela metade.

Quais são as fases de implementação da estratégia?

Para funcionar corretamente, a metodologia KCS exige a execução de algumas etapas. Veja como você deve aplicar esse método conhecendo cada fase!

Captura do conhecimento

O processo começa com o usuário, afinal, é ele quem gera o conhecimento a partir de seus questionamentos. Dessa forma, as solicitações realizadas precisam servir como base aos conteúdos. Os textos se tornam subprodutos do procedimento de solução de problemas. A partir de então, você pode escrever os conteúdos com base sempre no contexto do cliente, ou seja, de acordo com as perguntas feitas. Assim, as informações serão importantes e bem mais fáceis de serem pesquisadas.

Estruturação do conhecimento

O conhecimento coletado deve ser estruturado, pois, caso isso não seja feito, não vai fazer sentido algum disponibilizá-lo. Para tanto, o ideal é trabalhar o conteúdo a partir de um template ou de um formulário. Essa proposta mantém os temas fáceis para usuários e analistas de suporte, além de garantir total consistência à base de dados.

Reutilização do conhecimento

Depois da coleta e da estruturação do conhecimento, é hora de reutilizá-lo. O objetivo principal é que o time responsável faça uso da base de dados na hora em que lida com os problemas dos usuários. De que forma? Por exemplo, o relato de um incidente pode ser ligado aos artigos relevantes. Assim, a atualização dos conteúdos é constante e o trabalho é colaborativo.

Aperfeiçoamento

Os agentes de suporte precisam revisar os conhecimentos a fim de reutilizar os conteúdos. Esse processo inclui o aperfeiçoamento e a atualização dos textos. O resultado é um material escrito com a participação de todos e bem atualizado. Depois de todo esse processo, ele é indicado aos usuários.

Manutenção da saúde do conteúdo

Após a execução dessas etapas, é preciso realizar um trabalho de monitoramento do conhecimento de forma constante. Tal processo é feito pela mensuração da produtividade dos artigos, por meio de indicadores. Uma boa solução é identificar quantos usuários foram ajudados pelos conteúdos e empregar recursos que melhorem os que precisam. Assim, há um custo bem menor na aplicação da metodologia KCS. Enfim, a comunicação é um ponto fundamental para uma empresa ser mais consistente, crescer e melhorar a experiência dos clientes. Por esse motivo, o ideal é implementar a metodologia KCS, de modo que as informações realmente fluam e seja possível diminuir custos com demandas ao suporte no seu negócio. Além disso, mantém uma equipe de profissionais satisfeita e com ótimo relacionamento interpessoal. E aí, gostou de saber mais sobre a metodologia KCS? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades por lá! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!
Ebook Contabilidade RuralPowered by Rock Convert
Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
  • 0
  • 0

#MetodologiaKCS, Gestão

  • Anterior
  • Próximo

Henrique Rebello

Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro

Recentes

  • Checklist do Departamento Pessoal: 14 obrigações em final/início de ano!
  • Está liberado o envio de eventos de Folha para o eSocial!
  • [ E-book] O guia completo da gestão do mini mercado
  • #FeitadeGente – Dayana Alves
  • Parabéns Empresário Contábil! Você é a força que move nosso país!

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade CRM DCTF Dicas de Gestão DIRF ebook ECD EFD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

©1989 - 2020 - Alterdata Software - Direitos reservados.