Contabilidade

Contador: comece 2023 com o seu marketing digital bem estruturado

4 Mins de leitura

O marketing digital contábil combina estratégias adaptadas a empresas de contabilidade. Sua finalidade é atrair, converter e fidelizar clientes.

Vivemos em um momento no qual a frase “tempo é dinheiro” faz total sentido. Antes de comprar qualquer coisa ou contratar um serviço, as pessoas fazem uma pesquisa na internet. Assim, buscam ter suas necessidades atendidas.

O mesmo acontece em relação aos serviços contábeis. Os clientes que chegam ao escritório pesquisaram antes aspectos como localização, referências e até nível de satisfação.

Quando a sua empresa de contabilidade não tem uma presença digital, isso a impede de ser encontrada facilmente pelo cliente em potencial.

Saiba ainda que estar na internet significa se adaptar às mudanças e sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. E quem não participar dessa nova era, ficará de fora.

Por isso, nós preparamos um guia sobre como começar 2023 com seu marketing digital bem estruturado. Acompanhe as dicas!

As tendências do marketing digital para 2023

marketing digital

O universo do marketing digital muda rapidamente. Novos formatos de conteúdo ganham espaço, enquanto ferramentas e redes sociais são criadas.

Mas há um fator importantíssimo nesse sentido: o comportamento das pessoas, que passa por mudanças constantes.

Nem sempre é fácil a tarefa de acompanhar as tendências do marketing digital, mas há indícios que apontam para um futuro traçado.

De modo geral, o marketing digital continuará baseado em dados. Suas ações já não podem mais ser feitas com base em achismos.

São os dados que serão, cada vez mais, responsáveis por guiar as campanhas de marketing, permitindo a realização de ações precisas.

Um estudo feito pela Salesforce, divulgado na Exame, mostrou que 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados.

83% deles acreditam que a capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Outra tendência é a presença do vídeo na produção de conteúdo. As experiências em vídeo serão cada vez mais intensas, com espaços para transmissões ao vivo.

Além disso, destacamos que as mídias sociais continuarão como ferramentas essenciais para conectar marcas e clientes, criando verdadeiras comunidades em torno de seus produtos e serviços.

Posto isto, vamos detalhar três tendências do marketing digital para que seu escritório possa acompanhar de perto:

Inteligência Artificial

Dentre as tendências do marketing digital para 2023, a ascensão da Inteligência Artificial é inevitável. Por meio do aprendizado da máquina, ela pode analisar o comportamento e as preferências de qualquer cliente.

Isso ocorre de modo mais rápido e preciso do que quando é feito por seres humanos. Permite ainda direcionar anúncios com eficiência, inclusive personalizando as mensagens para obter uma comunicação 1 para 1.

Essa mesma tecnologia pode automatizar diversas tarefas, como criar campanhas publicitárias direcionadas, analisar dados de clientes e gerenciar contas de mídia social.

O resultado é o enxugamento das equipes e uma produtividade ainda maior quando o assunto é marketing digital.

E-mail Marketing

Por mais que o e-mail exista desde os primórdios da internet, ele vem ganhando cada vez mais força entre as estratégias de marketing digital.

O principal motivo é que o e-mail é uma forma de comunicação extremamente pessoal, ao contrário, por exemplo, das redes sociais, pois elas são públicas.

O e-mail é privado e só pode ser visto por quem é endereçado. Essa privacidade na comunicação é fundamental para o contato entre empresas e clientes.

Outro aspecto que precisamos ressaltar é a facilidade de usar o e-mail. Trata-se de uma ferramenta que não requer habilidade ou conhecimento específico. Qualquer pessoa pode usá-la.

O e-mail é fundamental para empresas menores, como os escritórios de contabilidade ou os profissionais que atuam por conta própria.

Fidelidade à marca

Destacamos ainda, como tendência do marketing digital para 2023, o retorno da fidelidade à marca.

Mesmo com a mudança constante do cenário do marketing digital, a fidelidade à marca, por parte dos consumidores, continuará crescendo.

Marcas que cultivam lealdade tendem a se dar bem, principalmente financeiramente. Custa mais atrair clientes do que fidelizá-los.

Além disso, as pessoas gostam de sentir que pertencem a algo.

5 dicas de marketing digital contábil

Agora que você viu quais as tendências do marketing digital, para investir nelas ao longo do próximo ano, veja agora dicas práticas para turbinar a presença digital da sua marca:

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para atrair e converter leads. Seu objetivo é criar e distribuir conteúdo relevante para ajudar as pessoas no momento em que estão fazendo uma compra.

Esse tipo de marketing digital necessita de um plano de conteúdo e profissionais especializados para colocá-lo em prática.

Isso significa ter ao seu lado redator, designer e editor — todos qualificados e experientes.

2. SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é um conjunto de técnicas cujo objetivo é ranquear o site nas primeiras posições dos buscadores para determinadas palavras-chave.

Em outras palavras, permite melhorar a posição de qualquer página web nos resultados de busca orgânica, ou seja, não patrocinados.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing permite que sua marca se comunique com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, a partir de uma verba enxuta.

Possibilita ainda a segmentação da sua lista de contatos para enviar e-mails personalizados, que sejam relevantes para cada grupo.

Digamos que seu escritório tenha microempreendedores individuais. Ao segmentar a lista, por exemplo, será possível disparar um e-mail para eles lembrando-os de que o período para a declaração do imposto de renda está chegando.

4. Redes Sociais

As redes sociais permitem a interação entre usuários e funcionam como um canal de comunicação. Nelas, as pessoas podem se conectar, trocar mensagens e compartilhar conteúdo.

Para as marcas, as redes sociais garantem presença entre o público, além de se conectar com ele por meio da construção de relacionamentos. Dessa forma, cria-se um meio para atrair e fidelizar clientes.

5. Marketing de Influenciadores

O marketing de influenciadores é a estratégia que identifica e envolve influenciadores relevantes para a marca. Seu objetivo é o de aumentar o alcance e a exposição de uma campanha publicitária.

Com as dicas de marketing digital acima, seu escritório de contabilidade tem o caminho para traçar a própria presença digital em 2023.

Invista nos pontos abordados para atrair, converter e fidelizar clientes.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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