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Como otimizar as listas escolares dos seus clientes?

4 Mins de leitura

As famosas listas escolares representam uma obrigação para estudantes e seus pais. Já para quem trabalha com papelarias, elas representam uma oportunidade.

Assim, no fim de ano existe uma maior demanda. E é neste momento que os consumidores tendem a pesquisar soluções nas papelarias disponíveis. Afinal, os clientes mais precavidos estão sempre em busca de qualidade e preços acessíveis na compra de materiais escolares.

Sendo assim, para a papelaria, o mais importante é se preparar para o momento. E conhecer algumas soluções que podem ser adotadas para saber lidar melhor com ele e assim conseguir resultados melhores. É o que vamos ensinar a fazer agora a partir de dicas simples.

Invista em tecnologia

Com um software de gestão, por exemplo, fica mais fácil planejar ações e analisar métricas. São elas, inclusive, que podem apontar caminhos para a sua papelaria explorar.

Pensando em oportunidades de mercado, soluções desse tipo permitem uma identificação mais clara não só dos produtos que mais vendem, mas especialmente, do perfil do consumidor. Assim, em função disso, a papelaria tem como traçar estratégias com maior potencial de conversão.

Sem falar na capacidade que esse tipo de sistema tem de minimizar falhas. Isso é algo que costuma ser consequência de uma integração mais qualificada entre diferentes setores.

listas escolares

Também com um software de gestão fica muito mais fácil promover uma conexão entre os colaboradores que trabalham diretamente com vendas e aqueles que se dedicam ao estoque, por exemplo. Logo, a dica é considerar a inserção da tecnologia avançada na construção do seu projeto. E com especial atenção ao software de gestão.

Com soluções tecnológicas é possível também reunir dados sobre os clientes e assim ter ideias para estratégias futuras. Nesse sentido, o software de gestão se mostra ainda mais interessante.

Tenha parceiros de confiança

Escolher bons fornecedores é essencial. É isso que permitirá à sua papelaria colocar no mercado soluções realmente atrativas. Tanto do ponto de vista financeiro quanto qualitativo. Vale lembrar que qualidade é algo que está relacionado à matéria-prima. E é isso o que bons fornecedores podem oferecer.

É a partir dessa base que a parceria deve ser construída. É preciso avaliar qualidade dos produtos oferecidos, bem como a capacidade de cumprir prazos que o fornecedor apresenta. Um olhar sobre o seu histórico no mercado também é recomendado.

É importante destacar que todo o processo logístico depende do estoque e também da produção. Logo, contar com bons parceiros é algo que pode contribuir com a evolução do projeto e o sucesso do negócio.

Se planeje para os momentos de alta demanda

Períodos sazonais são aqueles que apresentam picos de vendas para as empresas. Um exemplo é o que acontece em papelarias em épocas de fim de ano.

Para lidar com eles, a palavra-chave é planejamento. É preciso que a empresa esteja atenta a todas as etapas que vão levar um interessado à compra e isso deve ser devidamente pensado.

A melhor maneira de fazer isso é mapear a chamada “jornada do cliente”. Assim, o primeiro contato dele com a loja pode ser por meio de um anúncio que leva ao site. O segundo, uma interação via estratégia de e-mail marketing e assim por diante até a conversão.

Dessa forma é possível traçar estratégias mais realistas, considerando a maior demanda. Logo, todo o processo pode ganhar em qualidade se for montado de acordo com uma previsão maior de vendas. E isso ajuda muito em relação a listas escolares, já que papelarias bem estruturadas podem oferecer soluções mais viáveis para os consumidores.

Capacite sua equipe

Uma equipe bem treinada é capaz de extrair mais no dia a dia. Por isso, a dica é investir em capacitação. Isso pode se dar de diferentes formas: com treinamentos in company, que são serviços mais específicos, prestados dentro do ambiente de trabalho, via workshops, seminários, palestras, entre outros.

De qualquer forma, o mais importante é saber onde se deseja chegar com esses treinamentos. A dica então, é avaliar a equipe, considerar os resultados que se deseja alcançar e investir em soluções capazes de aperfeiçoar talentos e corrigir problemas.

O grande desafio é manter essa política no longo prazo, de forma que a equipe esteja sendo constantemente qualificada. Assim é possível contar com colaboradores capazes de compreender com maior precisão as demandas dos clientes e tirar suas eventuais objeções sobre determinados produtos.

Trabalhe com pesquisas de listas escolares

Sem entender o que o cliente quer, dificilmente você consegue oferecer soluções vantajosas para os interesses dele. Sendo assim, uma medida simples, mas que pode gerar diferenciais para a sua papelaria é fazer a boa e velha pesquisa.

É fácil: basta ter acesso às listas escolares que as instituições de ensino disponibilizam e pensar em ofertas mais atrativas em função delas.

Entendendo quais são as principais demandas do seu consumidor, toda a inteligência do seu negócio pode ser colocada a favor dela. Assim, um primeiro diferencial que a sua papelaria consegue em relação à concorrência é ser o lugar certo para que os clientes encontrem o que precisam.

Trabalhe com documentos de anos anteriores, converse com os profissionais responsáveis pela elaboração de novas listas escolares. Esse tipo de ação demonstra a proatividade necessária para quem costuma ter sucesso no que faz.

Ofereça mais opções de pagamento

Listas escolares podem representar um custo elevado no orçamento de pais e responsáveis. Por isso, uma maneira de se preparar para essa época do ano é oferecendo opções e condições de pagamento diferenciadas.

Uma família com dois filhos ou mais certamente vai optar por parcelar a compra de produtos de alta qualidade se tiver essa opção. Do contrário, ela terá que adquirir materiais de baixo nível para os filhos usarem ao longo de todo o ano.

Em relação aos meios de pagamento, diversifique as possibilidades. PIX, boleto bancário, cartões de crédito com todas as bandeiras, entre outras, são soluções alternativas ao pagamento a vista que também podem representar uma fonte de receitas no longo prazo para a sua papelaria. Por isso, não as desconsidere.

Entendeu agora como otimizar as listas escolares dos seus clientes? Então acompanhe nossas redes sociais para conferir mais dicas úteis para o seu negócio.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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