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Saiba como usar a copa para fortalecer o marketing da sua empresa

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A copa do mundo é um evento que move não apenas aqueles aficionados pelo futebol. Mas também anima toda uma nação que tem seu país representado na competição. Por conta disso, esse evento é uma boa oportunidade para se relacionar melhor com o público da sua empresa. É uma ótima ocasião para impulsionar as vendas por meio de estratégias de marketing interessantes e atrativas.

Mas é preciso prestar muita atenção na forma de divulgação desse evento. Isso porque a FIFA, organizadora e detentora dos direitos da copa, possui exclusividade juntamente aos seus patrocinadores para a utilização de marcas e emblemas oficiais. Por exemplo, não é possível citar nomes como “copa do mundo” ou “copa do mundo Catar 2022” em campanhas publicitárias da sua empresa.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça as dicas fundamentais que separamos para você. Vamos ver as estratégias de marketing criativas, sem infringir as regras publicitárias do evento.

Fique de olho nas regras de marketing para a copa

marketing-copa

Pouca gente sabe, mas nem todos os termos relacionados à copa podem ser utilizados. Se isso acontecer, corre-se o risco responder por uso indevido da marca. Isso porque a copa do mundo é um evento promovido pela FIFA. Essa federação fechou contratos de exclusividade com seus patrocinadores.

Isso foi feito para inviabilizar que outras empresas não vinculadas aos contratos da FIFA acabem aproveitando da visibilidade para poder chamar a atenção para o seu próprio negócio. Assim, é preciso ficar atento a esses detalhes para que a sua empresa não tenha maiores problemas.

A primeira dica é não usar palavras em material publicitário que contenha os termos: FIFA, copa do mundo, copa 2022. Nem mesmo nas imagens de divulgação podem ser usados o emblema oficial da copa do mundo, nem o mascote, o troféu, nem a identidade visual da competição.

A alternativa então é utilizar a palavra copa para se referir ao evento. Também vale a pena contratar uma equipe de design para montar um conteúdo visual que não remete às características da FIFA. É preciso não dar margem para interpretação de plágio.

Também não é permitido criar versões de produtos que pertencem às marcas vinculadas à FIFA. Por exemplo, não se pode comercializar objetos como chinelos, chaveiros e camisetas comemorativas da copa do mundo.

Por isso é importante que a empresa tenha um time que desenvolva a imagem própria. Portanto, nessa copa é preciso ter bastante criatividade para conquistar a clientela.

Fique de olho nos resultados dos jogos

O marketing da copa pode ter várias fontes de inspiração. Um dos principais é acompanhar o resultado dos jogos. Afinal, é preciso saber quais países vão avançar no campeonato e a partir disso ter conhecimento do desempenho do Brasil na competição.

À medida que o país vai conseguindo passar nas etapas, a empresa pode criar campanhas especiais de divulgação. Baseando-se no engajamento, como se faz uma torcida organizada, o público alvo da empresa vai se interessando e interagindo com as campanhas de marketing da sua empresa.

Aproveite as oportunidades presentes na torcida

Durante o campeonato, vai ser preciso ficar atento aos placares dos jogos. Isso é um fato. Mas é importante também saber sobre as oportunidades presentes na torcida. Isso porque as próprias pessoas certamente vão criar memes e comentários a respeito de detalhes de todo o campeonato.

Tanto as torcidas dos estádios quanto as que ficam em casa ou nos bares vão poder oferecer material inspirador para as campanhas de marketing. Por exemplo, situações cômicas ou que emocionam as pessoas durante o campeonato podem ser inspiradoras de posts nas redes sociais.

Mas para isso é importante que a equipe de marketing seja ágil. Não se pode deixar perder o fervor do assunto. Afinal, os temas podem mudar diariamente. É preciso aproveitar cada oportunidade.

Faça decorações temáticas

É bem verdade que não vai ser possível utilizar marcas oficiais da copa do mundo nas campanhas. Mas isso não impede que as decorações temáticas tenham a identidade visual relacionada à ocasião.

Por isso é importante montar uma equipe de marketing com estratégias visuais que estão relacionadas com as cores da seleção brasileira. Além de outros elementos que fazem referência à celebração esportiva.

Vale a pena, por exemplo, utilizar fotos das torcidas dos estádios e das bandeiras dos diversos países. E motivar o seu público inclusive para as partidas onde o Brasil não está jogando. Afinal, o importante é aproveitar a paixão pelo futebol.

Acompanhe o que os concorrentes estão fazendo

Na copa existe o espírito de concorrência, assim como no seu negócio. Dessa maneira, é preciso ficar de olho no adversário: o desempenho de seu concorrente. Este deve estar preparando estratégias especiais para o público, até mesmo tentando alcançar os clientes da sua empresa.

Para não correr esse risco, o setor de marketing da sua empresa deve agir tentando cobrir as lacunas presentes nas estratégias do concorrente. Assim a sua empresa apresenta um diferencial que acaba conquistando o cliente do concorrente.

Divulgue nos canais certos

Antes de qualquer campanha de marketing é fundamental verificar quais são os canais mais adotados pelo público-alvo da empresa. Por isso, na estratégia de marketing da copa, é fundamental fazer uma nova pesquisa a fim de verificar quais as redes sociais, por exemplo, são mais utilizadas durante o campeonato. A partir dessa análise, desenvolva campanhas nessas redes. Sempre pense em buscar a maior interação possível e conversão de vendas.

Realize o treinamento da equipe

A copa vai ter duração de 29 dias. Para muita gente pode parecer pouco tempo. No entanto, para as equipes de marketing a copa vai ser um trabalho intenso. Por isso é preciso ajustar com a equipe todas as etapas. E realizar treinamento para atender às demandas que surgirem.

Nesse sentido é fundamental criar um bom planejamento de conteúdo para as campanhas. É fundamental que todo esse processo seja feito de maneira ágil e ao mesmo tempo sem ser estressante. A experiência que o cliente tiver com a empresa vai ser fundamental para fortalecer a imagem da organização após o evento.

Essas foram algumas informações sobre o marketing na copa. É fundamental sempre fazer uma pesquisa detalhada de seus clientes. Busque saber, por exemplo, quantos deles de fato acompanham todos os jogos da copa. Esse tipo de informação vai ser fundamental para o planejamento de toda estratégia, inclusive criando segmentos. Portanto, nunca é demais saber sobre as facetas do público da empresa.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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