Negócios

Omni Experience: Saiba o que é e como oferecer para os seus clientes

4 Mins de leitura

Veja agora tudo o que você precisa saber sobre o Omni Experience , conceito extremamente importante dentro do marketing digital.

O que é Omni Experience 

Antes de mais nada, é fundamental termos em mente a definição do termo, afinal, o que é Omni Experience?

Para respondermos essa pergunta precisamos retornar brevemente a outro conceito, o chamado Omnichannel. 

Em resumo, o Omnichannel é a disponibilização de diversos canais de comunicação entre as empresas e seus clientes. Disponibilizar sites, telefones, redes sociais, aplicativos, dentre outras formas de contato é, basicamente, a aplicação do Omnichannel.

Atualmente, com o mundo cada vez mais conectado e o marketing digital mais aguçado, é fundamental para as empresas se comunicarem com os seus consumidores da melhor forma possível, utilizando diversos recursos.

Entretanto, não basta criar várias formas de contato, é necessário que tudo funcione bem, de forma veloz, eficiente e sincronizada.

Então, temos o conceito de Omni Experience. Como o nome sugere, o termo está focado na experiência que o consumidor terá como um todo. 

Para isso, é preciso que todos os canais de comunicação funcionem com excelência, proporcionando um atendimento humanizado e extremamente eficaz. 

Qual o papel do conceito dentro de um negócio

Uma vez definido o termo, precisamos entender o papel do Omni Experience  em um negócio.

Como dito há pouco, não basta fazer os investimentos, disponibilizar os canais e dizer que a empresa está em diversas plataformas. O Omni Experience  precisa entender as necessidades dos clientes e o que eles esperam da empresa.

Uma vez que as necessidades são compreendidas, elas podem ser atendidas, assim como as expectativas. Dessa forma, é proporcionada uma experiência plenamente satisfatória.

Sendo assim, o papel do Omni Experience é o de promover uma aproximação entre as empresas e todos os seus consumidores, utilizando de diversos recursos para que tudo ocorra de forma completa e eficiente. 

Confira no Instagram da Alterdata, quais são as principais razões para automatizar processos dentro da sua empresa.

Omni Experience

Quais os resultados gerados com o Omni Experience 

Para entender plenamente o quanto o Omni Experience é importante, podemos olhar para os resultados por ele gerados.

Resultados gerados para os clientes

Dentre os principais benefícios do Omni Experience para as empresas que o utilizam corretamente, temos:

  • Os canais de comunicação da empresa são valorizados;
  • Redução nos custos, devido a eficiência comunicativa gerada;
  • Conquista a confiança dos clientes, que utilizarão a marca frequentemente;
  • Gera recomendações da empresa para outros consumidores;
  • A marca, de forma geral, é valorizada.

Resultados gerados para os clientes

 Agora, para os clientes, dentre os principais resultados, todos positivos, temos:

  • Uma experiência de atendimento personalizada, extremamente mais agradável;
  • Qualquer adversidade é resolvida em um prazo muito menor;
  • É possível escolher dentre os vários canais de atendimento;
  • É possível alternar, facilmente, entre os canais, durante o processo;
  • Os produtos são entregues com maior agilidade;
  • Toda a eficiência nos processos gera economia, além de confiança.

Como você pode ver, o Omni Experience  gera apenas resultados positivos para todos os envolvidos, por isso, é essencial.

Como aplicar na sua empresa

Por fim, após entender o que é Omni Experience, qual o seu papel dentro de um negócio e quais os resultados por ele gerados, vejamos como aplicar o conceito dentro de uma empresa.

Antes de mais nada, saiba que para a aplicação correta, você deve levar em conta tudo o que foi dito até aqui. Deve-se ter em mente todo o projeto, quais as metas, suas e da sua empresa e como tudo será feito.

Enfim, após essas considerações, você poderá pensar na aplicação.

Pense nos canais que você irá utilizar

É preciso definir quais canais de atendimento serão criados e como eles irão operar. É fundamental que todos sejam eficientes e funcionem em conjunto.

Além disso, a transição entre os canais deve ser facilitada. Com uma identificação rápida e segura do cliente, todos os seus dados devem ser disponibilizados para dar continuidade ao atendimento em diferentes plataformas.

Será necessário investir

Tenha em mente que você precisará fazer altos investimentos para que o seu sistema Omnichannel opere com excelência. Será necessário estruturar uma central de dados, que integre todos os canais sem nenhum problema.

Ademais, é fundamental que tudo funcione corretamente, com velocidade e eficiência, para solucionar quaisquer problemas de seus clientes e não causar novos. 

Dito isso, utilize todas as ferramentas disponíveis, desde softwares e plataformas, até recursos variados, desde que façam sentido com o projeto pensado como um todo.

Ademais, ainda pensando em investimentos, é imprescindível que a segurança seja a maior possível, tanto para preservar a empresa quanto às informações dos consumidores.

Atendimento personalizado e marketing digital

Lembre-se que disponibilizar um atendimento personalizado é essencial para aumentar o conforto dos consumidores, além de gerar confiança na marca. O atendimento personalizado é parte fundamental no aprimoramento da experiência dos clientes. 

Por fim, investir em marketing digital para a sua empresa é de suma importância, afinal, após aplicar com eficiência o Omni Experience , é essencial divulgar o bom trabalho e os excelentes recursos que estão disponíveis aos seus clientes. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
21 Artigos

Sobre o autor
Head of Marketing na Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Negócios

Confira as mudanças no Pix e vantagens para a sua loja

4 Mins de leitura
Desde a sua implantação no país, o pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas. Dentre as vantagens no uso,…
InformativosNegócios

Os impactos da guerra entre Israel e Hamas para o agro brasileiro

3 Mins de leitura
Alta no preço do petróleo pode afetar custo de produção de fertilizantes, diesel e fretes, além de envolver países árabes que negociam…
NegóciosSoftware

Sistema para franquias: acompanhe o desempenho da sua loja

5 Mins de leitura
Paulo é proprietário de uma rede de lojas especializadas em calçados que, apesar de ter números globais interessantes, sofre muito com o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *