NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Salão de Beleza

Gestão de salão de beleza: o guia básico da administração

4 Mins de leitura

Existem bons motivos para os profissionais que lidam com a beleza se preocuparem com o que diz respeito à gestão de salão de beleza.

Se você tem o talento para trabalhar no segmento, então saiba que este é um mercado extremamente promissor. De acordo com a Forbes, o Brasil é o quarto país no mercado de beleza e cuidados pessoais. Outra realidade é que nem toda profissional tem o sucesso que deseja, sendo poucas as que conseguem faturar alto com a atividade.

Acontece que boa parte dos profissionais de beleza no país não contam com a devida informação sobre como montar e organizar o seu negócio de maneira realmente promissora. É por isso que vale a pena saber mais sobre administração de salão de beleza e como trilhar o caminho que os especialistas mais bem-sucedidos traçaram.

O que é gestão e qual é a sua importância

Em resumo, gestão nada mais é do que a sistematização das práticas usadas para administrar um negócio. Se você tem um salão de beleza, logo, tem uma empresa e existem formas conhecidas e recomendadas para você tomar conta desse negócio para conseguir faturar mais e fazer crescer o projeto em menos tempo.

Assim, quando falamos em gestão de salão de beleza, estamos nos referindo às formas que costumam dar certo na administração de um negócio dessa natureza.

Fazer uma boa gestão é essencial, pois é isso o que pode diferenciar você dos demais profissionais existentes no mercado. Vale lembrar que a principal característica dos empreendimentos que não prosperam é justamente a falta de conhecimento técnico a respeito do que funciona e do que não funciona em um projeto organizacional. É por isso que faz sentido se dedicar a temas como o controle das finanças, o estudo de mercado e atribuição de tarefas aos funcionários.

O capital de giro na gestão de salão de beleza

Pense no que é necessário para manter a sua empresa em funcionamento. Considere tudo, desde o dinheiro que se encontra atualmente no caixa, até aqueles valores que você mantém investidos. Tudo isso, mesmo o dinheiro dos clientes que ainda não foi depositado, é o que chamamos de capital de giro, ou seja, são os valores que permitem à sua empresa continuar operando.

E qual é a importância do capital de giro na gestão de salão de beleza? Simples. É ele que garantirá a saúde financeira da empresa quando for necessário. Para ser construído, é fundamental que você adote práticas como:

  • Criar um planejamento e manter o controle financeiro;
  • Estar sempre em busca de melhores condições nas relações com fornecedores e clientes;
  • Repensar formas de pagamento de acordo com as possibilidades da empresa;
  • Recorrer a soluções como linhas de crédito e financiamento apenas se o investimento fizer sentido com as projeções de crescimento da empresa.

O posicionamento da marca

Também em relação à imagem do seu salão, existem práticas de gestão de salão de beleza consideradas mais adequadas. A verdade é que, tanto quanto fazer um bom serviço é necessário promovê-lo, não só para que seus clientes atuais tenham maior confiança no que você oferece, mas também para que novos clientes sejam atraídos pelas suas soluções.

E como fazer isso? É preciso, primeiro, estudar três elementos:

  • Seus produtos/serviços;

  • O perfil do seu consumidor;

  • O que sua concorrência faz.

O ideal é que você seja capaz de entender o que as pessoas procuram no mercado para oferecer-lhes algo único, exclusivo. Acredite: isso não é difícil de ser feito se você partir de um estudo destes três elementos acima citados.

No fim, a regra é estar sempre em busca de informações sobre o que as pessoas precisam ou querem e ocupar esse espaço. Somente então você poderá investir em divulgação. Meios de comunicação online como o Facebook Ads e o Google Ads permitem que você promova a imagem da sua empresa a preços controlados, acessíveis mesmo para pequenas empresas.

gestão de salão de beleza

Aumentando o ticket médio das vendas

Outra dica importante de gestão de salão de beleza é não pensar em preço como a única forma de fazer o seu negócio crescer. A realidade é que você precisa primeiro pensar em como se diferenciar no mercado, algo que geralmente tem a ver com:

  • Diminuir o preço;

  • Melhorar o atendimento;

  • Investir em qualidade.

Perceba que fazendo uma boa gestão de salão de beleza, você tem mais do que uma forma de se diferenciar e atrair clientes, sendo diminuir o preço apenas uma delas. Com um atendimento considerado excelente pelo público que você atende, passa a ser natural até pedir um valor mais elevado do que a concorrência para continuar com esse serviço diferenciado. O mesmo vale para situações em que a qualidade da sua oferta é significativamente maior.

Assim, na hora de aumentar o ticket médio das suas vendas, pense em estratégias como a oferta de serviços complementares, a busca pela fidelização dos clientes, a criação de incentivos para novas indicações e descontos progressivos por recorrência para que esse acréscimo seja feito de maneira racional e gere resultados

Gerenciando os freelancers no seu salão

Uma excelente forma de qualificar a sua gestão de salão de beleza é recorrer a freelancers, ou seja, profissionais que atuam de maneira autônoma. Essa é uma prática especialmente interessante para ações específicas. Assim você não precisa investir na contratação de um especialista para determinadas atividades, recorrendo a alguém que atue pontualmente.

A ideia é você construir redes de relacionamento, para ter acesso aos nomes dos profissionais mais indicados para cada prática e recorrer-lhes apenas quando forem realmente necessários.

Pense nas vantagens que esse tipo de relacionamento pode trazer para o seu negócio, portanto, pode ser realmente pertinente gastar a mais para ter à sua disposição profissionais de alto nível para lidar com determinada necessidade sempre que preciso.

Nesse sentido, a organização é determinante, já que é ela que permitirá a você oferecer esses serviços quando os clientes precisarem e resolver seus problemas de maneira rápida e eficaz.

Por fim, não deixe de trabalhar com técnicas de persuasão. Elas serão úteis para você conseguir entregar sempre algo mais para seus clientes e gerar fidelização. Lembre-se que um bom gestor não pensa apenas na administração de rotina, mas também em meios para sistematizar o crescimento da empresa, tendo como prosperar em médio e longo prazo.

Quer saber mais sobre dicas de gestão de salão de beleza? Então acompanhe as redes sociais da Alterdata e confira novidades sobre o tema. Nós estamos no Twitter, LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram!

218 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Salão de Beleza

7 móveis para salão de beleza que seu negócio deve ter

4 Mins de leitura
Você sabe quais são os principais móveis para salão de beleza? Ainda não? Então, venha conosco e confira o que não pode faltar na hora de planejar o ambiente.
Salão de Beleza

6 dicas de administração de salão de beleza para fazer hoje

4 Mins de leitura
Descubra quais são as melhores dicas de administração de salão de beleza e comece a aplicá-las agora mesmo!
Salão de Beleza

Como administrar um salão de beleza? 6 dicas para não errar

5 Mins de leitura
Reunimos 6 dicas fundamentais para você não errar em como administrar um salão de beleza. Aprenda a controlar as finanças e crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.