NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
GestãoNegócios

6 dicas fundamentais para o planejamento financeiro empresarial

3 Mins de leitura

A meta é continuar impulsionando o desenvolvimento do negócio por meio de estratégias viáveis e eficazes, certo? Para obter sucesso nesse objetivo, entretanto, é preciso de um planejamento financeiro empresarial, o pontapé inicial para tornar o empreendimento ainda mais rentável.

Ciente da importância desse aspecto no universo corporativo, você busca por informações que ajudem a elaborar um planejamento financeiro bem estruturado, não é mesmo? Então, está no lugar certo, pois criamos um conteúdo especial sobre o assunto. Evite a tão temida zona do vermelho colocando em prática as dicas abaixo. Veja só!

1. Faça um balanço geral

Se você ainda não sabe como está a situação da sua empresa, não perca mais tempo e faça já um levantamento para verificar e entender o atual cenário.

Organize todos os detalhes e transfira para algum documento, afinal, acreditar que está tudo bem é muito diferente de ter certeza. Por isso, é fundamental que você compile todos os dados e informações e, depois disso, faça um balanço patrimonial, atestando de fato qual o real quadro da empresa.

2. Elabore um calendário

Diretores, gestores e empreendedores de sucesso devem ter em mãos um calendário que marque as datas de todos os processos administrativos, incluindo pagamento da equipe e acerto com fornecedores. Além desses itens, é necessário também agendar os dias em que caem os recebimentos. Somente assim você conseguirá manter a empresa equilibrada.

Nesse aspecto, é fundamental que você crie o hábito de acompanhar regularmente as transações financeiras, certificando-se de registrar todos os procedimentos que envolvam a entrada e saída de dinheiro. Pode ser uma tarefa cansativa, mas essa é melhor forma de garantir o controle financeiro.

3. Recuse empréstimos

Os juros originados dos empréstimos são os principais vilões dentro de uma organização, sendo, muitas vezes, os responsáveis por levar a empresa à falência. Então, o melhor a fazer é se programar para que não seja preciso solicitar empréstimos a bancos ou a pessoas próximas.

Tal atitude, com certeza, evitará futuros problemas e manterá o empreendimento com as contas em dias.

4. Elimine gastos desnecessários

Corte as palavras “compras” e “gastos” do seu vocabulário e adote o seguinte mantra: “devo reduzir custos e não aumentá-los”. Mas atenção: o ideal aqui é eliminar gastos supérfluos, jamais deve-se cortar itens essenciais para a manutenção da empresa, ok?

Pode parecer pouco, mas no final do mês você perceberá que a economia com pequenos detalhes resultou em um valor expressivo. Portanto, veja o que é desnecessário na sua empresa e tente o mais rápido possível excluir tal despesa.

5. Calcule o preço real do produto

Claro que no cenário atual o preço final do produto ou serviço é um dos principais diferenciais para o cliente. Contudo, você não deve ser guiado por esse pensamento, visto que uma empresa de destaque tem muito mais a oferecer do que apenas bons preços.

Lembre-se de que é necessário levar em consideração todas as variáveis que influenciam o valor final do produto/serviço e, caso você diminua demais o preço, certamente terá prejuízos. Portanto, pratique sempre os valores ideais, combinado?

6. Separe a conta pessoal da profissional

Misturar a conta-corrente da pessoa jurídica com a da física é uma ação até recorrente no universo corporativo, entretanto é um tiro no pé, afinal — como se pode imaginar —, essa ação gera um caos nas financias da empresa.

Tal prática dificulta e muito a identificação do fluxo que é relacionado à sua vida pessoal e da empresa. Então, separe agora mesmo as suas contas e garanta um domínio maior sobre os gastos e lucros da organização.

Viu só como existem várias estratégias para colocar em prática o planejamento financeiro empresarial? Basta seguir à risca os planos traçados para conquistar o sucesso.

Agora que você está por dentro do assunto, fique por dentro de como fazer sua empresa crescer em menos tempo!

Ebook Contabilidade RuralPowered by Rock Convert
Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
193 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ERPGestãoGestão 4.0

Qual o melhor sistema de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Venha saber mais sobre o ERP for ME, o sistema de gestão para pequenas empresas da Alterdata, e descubra como ele auxilia pequenos negócios!
ERPGestãoGestão 4.0

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!
Gestão

Controle de inadimplência: veja como fazer uma boa gestão deste indicador

5 Mins de leitura
00A maior parte das empresas tende a focar os seus esforços e recursos nos processos relacionados a vendas — o que não…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.